62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
O QUEIJO PRODUZIDO DE FORMA ARTESANAL NA REGIÃO DO SERIDÓ/RN: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS FATORES QUE AFETAM SUA COMPETITIVIDADE
Dinara Leslye Macedo e Silva Calazans 1
Gilderlanio Holanda Alves 2
Sérgio Marques Júnior 3
1. Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi/ UFRN
2. Dep. de Economia/ UFRN
3. Professor Dr./Orientador - Dep. de Engenharia de Produção/ UFRN
INTRODUÇÃO:
As agroindústrias de alimentos precisaram adequar-se a um processo sistemático de agregação de valor para conquistar e manter clientes, fundamentadas em um novo referencial de competição. Os agricultores familiares brasileiros, em particular, têm muita dificuldade em assimilar que estão sujeitos a esse mercado. Por outro lado, a agroindustrialização da produção familiar vem se caracterizando como importante alternativa para sua inserção nos mercados. Os estudos apontam uma baixa competitividade das agroindústrias de todo o Brasil, destacando a visão equivocada da concepção de que bons relacionamentos, localização privilegiada e fazer "bem feito" sejam suficientes para garantir bons resultados no negócio é equivocada. No Rio Grande do Norte, a região do Seridó a atividade de produção de queijo se destaca por uma condição histórica, sendo uma das mais valorizadas culturalmente, elevando a região ao reconhecimento em outros estados brasileiros, pelos consumidores desse produto. Considerando as especificidades da produção artesanal, este trabalho apresenta ume estudo sobre a investigação dos fatores que na percepção dos produtores rurais afetam a competitividade do queijo produzido de forma artesanal.
METODOLOGIA:
A abordagem metodológica utilizada foi de pesquisa exploratória descritiva com a condução de um levantamento tipo survey. O instrumento utilizado foi o questionário estruturado. Essa pesquisa foi desenvolvida em importante região de produção e comercialização de queijo artesanais do Estado do RN. O campo de aplicação do instrumento de pesquisa foram propriedades rurais distribuídas nos 26 municípios localizados na região do Seridó/RN, que mantinham produção de queijo artesanal. O levantamento dessas propriedades foi realizado pelos órgãos possuidores de Unidades descentralizadas com sede nessa Região, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte juntamente com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. A pesquisa de campo obteve 213 questionários validos, cujos entrevistados foram os produtores de queijo dessas propriedades. Os dados foram tratados estatisticamente através do software Statistic versão 6.1, utilizando-se a análise descritiva e análise de cluster.
RESULTADOS:
Os resultados mostraram que com dificuldades de investimento, o mercado informal continua sendo a opção de venda do produto artesanal. Os produtores que optam pela legalização se esbarram em impostos, cuja margem de lucro da atividade não suporta. Por outro lado, a falta de padronização, a produção descontínua e a pouca preocupação com a qualidade e embalagem têm deposto contra a credibilidade nos mercados, prejudicando a imagem do produto. A ausência de integração entre os produtores, e mesmo destes com os órgãos públicos, repercute na não-existência de marketing regional do produto e na falta de integração na transferência de tecnologia e escassez de serviços de assistência técnica aos produtores, levando à baixa qualidade do produto.
CONCLUSÃO:

Conclui-se que o setor agroindustrial de produção artesanal do queijo no Seridó/RN tem pontos de gargalo a considerar, sendo os principais a grande comercialização na informalidade, mão-de-obra tem baixa qualificação, e o setor tem pouca assistência técnica, baixa aceitação por inovações tecnológicas e ausência de integração entre os produtores, o que gera baixa produtividade e qualificação da cadeia produtiva.

Palavras-chave: queijo artesanal, competitividade, produtor rural.