62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
INCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
Márcio Ferreira 1
Gilberto Lacerda dos Santos 2
1. Faculdade de Educação, Universidade de Brasília
2. Prof. Dr./Orientador - Grupo de Pesquisas Ábaco - Faculdade de Educação/UnB
INTRODUÇÃO:
Este trabalho buscou verificar a situação da inclusão digital de professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal por meio do estudo do cumprimento ou não dos objetivos dos projetos de inclusão digital de professores da Rede Pública de Ensino. Neste sentido, apresentamos um quadro teórico que buscou delinear as questões referentes à inclusão digital partindo de aspectos macrossociais, passando pela inclusão digital nos processos educativos, pela formação de professores e depois mostrando qual a definição de inclusão digital que nossa investigação teve como parâmetro teórico. Assim, definimos que a inclusão digital de professores consiste, pois, na formação docente para a incorporação do uso da informática nos processos educativos tendo como base o domínio da tecnologia, a atuação docente usando tais tecnologias e a articulação disso com teorias educacionais relacionadas a essa prática. Relevância do trabalho: contribuir para o avanço dos processos de inclusão digital de professores, com a construção de um quadro teórico e de resultados de pesquisa que pudessem proporcionar conteúdo e experiência para subsidiar ações referentes ao enriquecimento das políticas de inclusão digital docente.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi predominantemente qualitativa consistindo em um estudo de caso cuja delimitação institucional era a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professores da Rede Pública de Ensino indagando sobre seus conhecimentos e práticas relacionadas ao uso do computador em sua atuação docente e sobre sua formação para tal uso. Foram escolhidas 20 escolas em várias regiões administrativas que ofertavam da educação infantil ao ensino médio para terem seus professores entrevistados. Somente professores que participaram de algum projeto de inclusão digital da própria Secretaria de Educação foram entrevistados. As análises foram realizadas verificando se o conjunto das respostas dos docentes atendiam às cinco habilidades essenciais para a inclusão digital de professores.
RESULTADOS:
Analisando os resultados da pesquisa dentro das cinco habilidades principais constituintes dos eixos essenciais para a inclusão digital de professores pudemos entender que: 1- domínio do computador e do software é uma realidade sólida em meio ao grupo pesquisado; 2- O uso do computador/Internet com alunos não está satisfatoriamente concretizado; 3 - A busca e seleção de informações usando a Internet ainda é feita de modo precário; 4 - O desenvolvimento de projetos praticamente inexiste; 5 - A reflexão sobre a prática com base nas teorias educacionais não foi bem contemplada na formação e na prática docente. Os professores entrevistados utilizam o computador em vários momentos da vida cotidiana e também na prática profissional. Contudo, este uso está desvinculado de um conjunto de instrumentalização pedagógica e didática.
CONCLUSÃO:
Os projetos de inclusão digital analisados têm, em grande medida, possibilitado o contato dos professores com a cibercultura, todavia, tais projetos não fizeram acontecer a inserção das relações educativas no ciberespaço, isto é, o professor acessa o ciberespaço, articula-se nele, mas não o faz com os alunos na aula. Temos, então, um professor incluído e o processo pedagógico mediado por ele, excluído. Os projetos de inclusão digital de professores, nos termos que tratamos aqui, não têm conseguido avançar na direção de transformar a escola nesse espaço de integração social, por meio do domínio dos computadores e de suas possibilidades educativas. Mais uma vez, a inclusão digital se quebra no momento de articular os saberes docentes com a construção dos saberes dos alunos. Os projetos de inclusão oferecem uma formação muito voltada às compreensões técnicas do uso da informática em si, sem se articular suficientemente com o trabalho pedagógico. Também entendemos, como resultado de pesquisa, que a perspectiva dos projetos de inclusão digital oficiais traz um viés onde a formação técnica e prática é mais presente que a formação reflexiva. Pensamos, de acordo com isso, que o equilíbrio entre uma e outra seria o ideal.
Palavras-chave: Inclusão digital, Formação de professores, Uso da informática.