62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
ABUNDÂNCIA, DENSIDADE E DISTRIBUIÇÃO DA MALACOFAUNA DE IMPORTÂNCIA COMERCIAL NOS BANCOS ARENO-LODOSOS DO ESTUÁRIO DA BACIA DO PINA, RECIFE-PE
Anna Carla Feitosa Ferreira de Souza 1
Daniele Mariz Vieira 1
Alberto Kioharu Nishida 2
Simone Ferreira Teixeira 3
1. CCEN, UFPB; Lab. de Ecologia de Peixes Tropicais, ICB, UPE
2. Prof. Dr./Orientador - Centro de Ciências Exatas e da Natureza, UFPB
3. Profa. Dra./Co-orientadora - Lab. de Ecologia de Peixes Tropicais, ICB,UPE
INTRODUÇÃO:

Os moluscos, no ambiente estuarino, representam uma das riquezas desse ambiente possuindo tanto valor ecológico como socioeconômico (BARROSO & MATTHEWS-CASCON, 2009). Dentre a macrofauna bentônica, os moluscos destacam-se pela diversidade de espécies, dominância numérica e por alterarem a estrutura das associações faunísticas de águas rasas, através de seus mecanismos de alimentação, respiração e movimentação (GONÇALVES; LANA 1991; ÓLAFSSON et al., 1993; ABRAHÃO; AMARAL 1999).

A importância ecológica, farmacológica e socioeconômica, destes animais, os tornam elementos fundamentais nas estratégias de conservação dos recursos naturais (COSTA-NETO, 2006). Segundo Beasley et al. (2005), práticas de conservação dependem da obtenção de informações confiáveis sobre a distribuição e abundância dos organismos presentes em cada ecossistema ou habitat. Assim, o presente trabalho visou estimar os estoques naturais dos mariscos nas coroas areno‑lodosas do estuário da Bacia do Pina, determinando sua abundância, densidade, relação com os ciclos lunares e sua distribuição entre as estações de coleta.
METODOLOGIA:

Os moluscos foram coletados de agosto de 2009 a janeiro de 2010, durante os períodos de sizígia e quadratura de cada mês, totalizando 12 coletas.  A área de estudo correspondeu a Bacia do Pina, área com características estuarinas, localizada na região metropolitana do Recife (FEITOSA, 1988). Foram determinadas duas estações de coleta, em bancos de sedimento areno-lodosos, conhecidos localmente como Croa dos passarinhos (CP) e Croa da Frente (CF), com 300m² cada.

Para cada estação foram sorteados, aleatoriamente, através do sistema alfanumérico com reposição, oito pontos amostrais. Foi utilizado um amostrador boxcore de 25cmx25cm, no qual foi retirado o substrato até uma profundidade de 15cm. O mesmo foi peneirado com uma malha de 4mm e os moluscos foram devidamente acondicionados, etiquetados e preservados em álcool 70%.

A identificação dos moluscos foi baseada na literatura científica, através de livros e manuais de moluscos e invertebrados marinhos (RIOS, 1994; AMARAL et al., 2005).

O teste de Kruskal-Wallis foi utilizado para avaliar a densidade de moluscos entre os ciclos lunares e entre as estações de coleta, ao nível de significância de 0,05 (ZAR, 1996).
RESULTADOS:

Foram coletadas um total de 9549 exemplares, pertencentes a seis espécies de bivalves de importância comercial: sururu Mytella falcata, marisco Anomalocardia brasiliana, croa Lucina pectinata, marisco-pedra Ctena orbiculata, unha-de-velho Tagelus plebeius e taioba Macoma constricta. M. falcata foi o molusco mais abundante, com 5503 espécimes e densidade relativa de 57,63%, no total amostrado. Dajoz (1972) cita que áreas estuarinas, devido a sua grande variabilidade, principalmente em relação à salinidade, possuem um baixo número de espécies e um alto número de espécimens, comparadas com áreas marinhas.

Quanto à densidade dos moluscos nos diferentes ciclos lunares, as densidades médias na quadratura e sizígia foram, respectivamente, 3,6 e 3,5 ind/mm3, não havendo diferença significativa (KW=0.1589, p=0.6902) entre as mesmas.

Com relação à densidade por estação, CP apresentou densidade média de 5,1 ind/mm3 e um maior número de M. falcata, enquanto que CF teve densidade média de 2,0 ind/mm3 sem haver predominância de nenhuma espécie. O teste de KW indicou não haver diferença significativa entre as estações (KW=1.6127, p=0.2041). El-Deir (2009) também observou, nos bancos de moluscos, em Igarassu (PE), que bancos próximos apresentam abundância similar.
CONCLUSÃO:

Foi observada maior abundância dos moluscos nos bancos de sedimentos areno‑lodosos da Bacia do Pina, em especial do M. falcata para a Croa dos Passarinhos.

As duas estações não apresentaram diferença significativa, mostrando que áreas próximas apresentam distribuição similar.

Apesar das marés serem importantes transformadores de áreas estuarinas, a mesma não foi um fator significativo na influência da densidade dos moluscos na Bacia do Pina.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES
Palavras-chave: Ecologia de estuário, Moluscos, Bacia do Pina.