62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
A INTERLOCUÇÃO ENTRE A TEORIA PSICOLÓGICA E A PRÁTICA DO PSICÓLOGO SOCIAL/COMUNITÁRIO
Dayanna Gomes Santos 1
Dayse Reis dos Santos 1
Francisca Celina Lima 1
Giselle Nunes Abreu 1
Priscila Maria Silva Menezes 1
Rafaela da Rocha Silva 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA
INTRODUÇÃO:
A Psicologia Social atua fundamentada na compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, sob diferentes enfoques teóricos e metodológicos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social.A Psicologia Comunitária surge no contexto de crítica e reformulação da Psicologia Social que ocorre na década de 70, proporcionando uma visão psicossocial da comunidade, inserindo-se em políticas públicas e movimentos sociais. As tarefas do psicólogo comunitário a conscientização das pessoas que vivem na comunidade, não só a fim de que tenham acesso aos direitos políticos, mas também para que se tornem os agentes de sua história; a orientação, no que diz respeito à solução não só de problemas individuais, mas também daqueles próprios da comunidade. Diante desse contexto, temos como objetivo geral da presente pesquisa identificar a interlocução da teoria com a prática do psicólogo social/comunitário, conhecer as principais atividades do psicólogo social em seu ambiente de trabalho e apontar as dificuldades presentes no mesmo. Além disso, propõe-se demonstrar a influência dos conhecimentos teóricos na escolha da área social como área de atuação.
METODOLOGIA:
A pesquisa de campo foi realizada em Dezembro de 2009, envolvendo 5 (cinco) psicólogos sociais, sendo 3 (três) do sexo feminino e 2 (dois) do sexo masculinos, com idades compreendidas entre 25 a 48 anos de idades e tempo de atuação variando de 2 meses a 26 anos na área da psicologia social. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a aplicação de entrevista semi-estruturada e envolviam as principais questões: base epistemológica; leituras necessárias a interlocução da teoria e a psicologia social/comunitária; atividades desenvolvidas por este profissional; influência da graduação na escolha por ser psicólogo social/comunitário; contribuição do psicólogo social/comunitário no contexto da psicologia maranhense e dificuldades enfrentadas. As entrevistas foram analisadas e discutidas com o intuito de fazer a relação entre os dados encontrados e o referencial teórico citado anteriormente. Os resultados obtidos foram organizados de forma qualitativa, tendo em vista que a pesquisa não buscou medir e/ou enumerar os eventos estudados, mas sim, descrevê-los e interpretá-los.
RESULTADOS:
A maioria dos entrevistados não são ecléticos quanto à sua base epistemológica, estando estas compreendidas entre a psicanálise e o behaviorismo. Acreditam que são necessárias outras leituras em seu contexto de atuação, enfatizando ser muito importante o conhecimento sobre as políticas de assistência social e das referências da atuação do psicólogo na assistência social. Relatam a graduação teve pouca contribuição, tendo em vista a escassez de conhecimentos práticos e até mesmo teóricos dentro das instituições de ensino superior.Elencam como atividades desenvolvidas pelo psicólogo social/: anamnese psicossocial, acompanhamento familiar individual e em grupo, visitas domiciliares, terapia comunitária, palestras, aplicação de medidas sócio-educativas e cadastro em bolsa-famíla.Quanto à contribuição à psicologia social/comunitária à realidade maranhense, a maioria respondeu que a contribuição é irrisória diante de toda sua potencialidade. Os obstáculos que comumente enfrentam são problemas estruturais das instituições em que trabalham baixos salários e a dificuldade da população de entender a verdadeira função do psicólogo social, onde a intervenções dos últimos têm resultados lentos.
CONCLUSÃO:
Considera-se que os profissionais entrevistados, usam da interdisciplinaridade, ou seja, buscam outras leituras como as políticas públicas para desenvolver seus trabalhos. Os psicólogos sociais/comunitários entrevistados têm ciência sobre a verdadeira função do psicólogo social/comunitário e estes trabalham segundo os princípios da psicologia social, promovendo mais interesse histórico do que científico e dando mais atenção aos fenômenos sociais como imitação e comportamento das massas que contribuíram para a construção dos fundamentos deste campo do saber. Quanto às dificuldades na profissão, para os psicólogos entrevistados, percebeu-se que além de questões salariais, ainda há uma dúvida, não só por conta da população como também pelos próprios profissionais de psicologia, da verdadeira função do psicólogo social, que é uma questão antiga que se iniciou desde a construção desse campo na psicologia.
Palavras-chave: Psicologia social/comunitária, teoria da psicologia social, prática psicológica.