62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS: JOGANDO, APRENDENDO MATEMÁTICA |
Maria Ferreira Melo de Azevedo 1 |
1. UNP |
INTRODUÇÃO: |
O presente relato destinou-se a Avaliação de um estudo de caso " Purpurina" adolescente de 14 anos cursando o 8º ano numa escola da rede municipal de Parnamirim-RN,movida por uma queixa de desinteresse escolar, nos conteúdos de matemática,falta de concentração e de organização.A intervenção respaldou-se em diagnóstico buscando-se a compreensão de conteúdos trabalhos do ensino Fundamental.Procuramos categorizar fatores pertinentes ás dificuldades sócios cognitivas e ao mesmo tempo possibilitamos que o próprio meio pudesse intervir ou mesmo fazer retroceder os processos permeando de combinações das diversas fases de acomodações mentais desse individuo.O objetivo principal desse estudo é fazer com que o profissional atue de forma científica e respaldados nas maiores fontes de informações buscando as intervenções teóricas ou praticas. Nas estruturações dessas análises e hipóteses questionadas foram argumentadas e estudadas dia a dia para ser entendidos de maneira sucinta possa interagir com o desafio diagnosticado. |
METODOLOGIA: |
Esse trabalho teve como parâmetro de construção 04 sessões anamnese, treze ( 13) sessões de diagnóstico amparado em testes: Manual de teste Pré Operacional, Par Educativa do Manual de Visca, Instrumentos avaliativos Piagetianos, compreensão da leitura, Jogos lúdicos e desafios cognitivos Essas intervenções foi fundamentada ação lúdica buscando desvendar os desafios da aprendizagem e de marcar os novos vínculos de experimentações de conhecimento através do jogo Banco Imobiliário.Subterfúgio também, para dialogar com o novo, o escondido e o que ainda não foi interpretado ou visto. |
RESULTADOS: |
Os resultados foram providos da contextualização das dificuldades apresentadas no diagnóstico de tais conteúdos : as quatro operações(soma, subtração,divisão e multiplicação), fração, sequenciação e a moeda brasileira.Defendendo o que foi escolhido pela cliente identificada na 1ª primeira sessão, a atração pelo jogo. A estratégia de intervir, com o jogo Banco imobiliário que facilitou o processo da intervenção Esse interesse facilitou o desenrolar dos conteúdo e assim administrativamente comandar as 13 sessões de intervenção aplicando as ações dos conteúdos baseados principalmente nas principais dificuldades detectadas.Com esse intuito, interrogamos :O que o profissional precisará para marcar a continuidade do seu projeto de estudo? Assim, defendemos sim um laço ou uma estratégia que unimos um ao outro sem que seja algo que comprometesse o processo , disposto a ajudá- lo e defender suas dificuldades empenhados que contribuirão com novos desafios |
CONCLUSÃO: |
Este estudo ocoreu, principalmente porque um profissional uniu as duas partes: de processo de diagnostico- aprendizagem institucional e clinico.Nele foram coletados as implicações das dificuldades do adolescentes no ambiente próprio no qual fizemos comparações com os que interagem, professor, aluno e todo o contexto educacional. |
Palavras-chave: Ludicidade , intervenção, Aprendizagem . |