62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
ANÁLISE DE ADEQUAÇÃO DE OBRAS HIDRÁULICAS COM O APOIO DE SENSORIAMENTO REMOTO E  DE MODELO NUMÉRICO DE TERRENO NA BACIA EXPERIMENTAL DO RIO PIABANHA-RJ
Walmir Lima Costa Junior 1
Dayane de Almeida Conceição 1
José Francisco de Oliveira Junior 2
Elias Simão Assayag 3
Augusto César Vieira Getirana 4
Otto Corrêa Rotunno Filho 5
1. (1) Aluno de Graduação do Curso de Engenharia Civil / Escola Politécnica / UFRJ
2. (2) Aluno de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo / FAU / UFRJ - PET CI
3. Doutorando pela COPPE / UFRJ
4. Pós-doutorando na METEO-FRANCE; Doutor pela COPPE/UFRJ
5. Professor da Escola Politécnica / UFRJ e da COPPE / UFRJ
INTRODUÇÃO:
O gerenciamento das águas urbanas constitui-se num desafio aos administradores públicos. Entre as suas atribuições, estão inseridas as atividades de abastecimento de água, tratamento de esgoto e drenagem urbana. As águas de drenagem pluvial têm suas características determinadas pela ocupação da bacia, tanto no que se refere à área ocupada quanto ao tipo de ocupação. Esses escoamentos são particulares a cada região e apresentam variações ao longo de um determinado evento de chuva. Dada a variabilidade desses fenômenos e sua sensibilidade às mudanças climáticas, manter tais obras de drenagem em permanente monitoramento de sua capacidade de escoamento é fator fundamental para evitar inundações e desastres decorrentes.
METODOLOGIA:
Para determinação das vazões, utilizou-se o método racional, adequado a pequenas bacias, que relaciona axiomaticamente a precipitação com o deflúvio, considerando as principais características da bacia. Nesse referencial, a tecnologia de sensoriamento remoto pode ser empregada para determinação do coeficiente de escoamento superficial. Adicionalmente, pode ser utilizado o modelo de elevação digital do terreno para determinação da área de drenagem desta bacia tendo como exutório a obra hidráulica em questão. Assim, a análise das precipitações é feita pela determinação da equação de chuvas intensas para a região, definida a partir de medições diárias feitas in situ e também por informações satelitais de chuva (TRMM). É possível, então, estabelecer a relação entre diferentes precipitações e a capacidade das tubulações dados seus correspondentes diâmetros, definidos mediante fórmulas de dimensionamento, permitindo estabelecer a adequação da obra hidráulica em diferentes épocas, seja para dados in situ seja para dados de sensoriamento remoto.
RESULTADOS:
A metodologia empregada, que se destaca pelo uso de dados de satélite, permitiu a determinação de diâmetros de tubulação relacionados a diferentes durações de chuva, que foram, então, contrastados com os valores obtidos a partir do método tradicional de dimensionamento, onde pôde-se perceber a pequena variação dessas grandezas. Os resultados demonstram a boa aplicabilidade desse método, mesmo com as potenciais limitações das medições advindas dos métodos indiretos ou remotos utilizados.
CONCLUSÃO:

Pode-se afirmar, sob o ponto de vista de dimensionamento de obras hidráulicas de drenagem, que o método proposto, com base em sensoriamento remoto, constitui uma alternativa viável quando se está diante da escassez de informações, dando suporte à determinação das características hidrometeorológicas e físicas de cada local e simultaneamente possibilitando determinar a equação local de chuvas intensas. Nota-se, também, a importância dessas informações satelitais para complementação da rede pluviométrica nacional, que opera com diversas limitações tanto no espaço quanto no tempo. Outra potencial aplicação seria a avaliação de locais passíveis de alagamento, quando se associa a análise aqui conduzida com os modernos métodos de previsão de chuva em meios urbanos.

Instituição de Fomento: Programa de Educação Tutorial - PET CIVIL UFRJ - DEPEM/SESu/MEC
Palavras-chave: Obras hidráulicas, Equação de chuvas intensas, Sensoriamento remoto.