62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
ESTRATÉGIAS CULTURAIS RUMO À UNIVERSIDADE PÚBLICA
Geovânia da Silva Toscano 1
Patrícia Francilianne Marques da Silva 1
Luzia Ferreira Pereira Eneas 1
1. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
Trata-se de uma investigação desenvolvida no Projeto de Pesquisa "Trajetória de Formação da Juventude em Busca do Acesso à Universidade Pública" institucionalizado na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Neste projeto analisa-se a trajetória de formação de jovens considerando-se como uma questão relevante para identificar os caminhos trilhados por aqueles sujeitos oriundos do ensino médio até chegar a Universidade. Objetiva-se apresentar o perfil social dos jovens, quais são as estratégias adotadas por eles, como organizam seu tempo, o que eles fazem para manterem-se informados das notícias da atualidade e quais os recursos que eles utilizam em vista alcançar uma vaga na Universidade. O público-alvo definindo para a pesquisa são os participantes do Projeto de Extensão "Abrindo caminhos para a Universidade Pública" (UERN), que consiste em um curso Pré-vestibular desenvolvido em Campo Grande/RN para aqueles que em virtude de um ensino médio precário não conseguem ingressar na Universidade pública e escolheram em 2008 e 2009 participar do cenário de preparação rumo ao acesso ao ensino superior.
METODOLOGIA:
Para desenvolver esse estudo utilizou-se a pesquisa qualitativa e a aplicação de questionários com questões abertas e fechadas junto aos jovens foco da pesquisa. Como fundamentação teórica realizou-se algumas das seguintes leituras: 'Um discurso sobre as ciências' de Santos (2004); 'Juventude, exclusão e inclusão social: aspectos e controvérsias de um debate em curso' de Novaes (2008); 'Estado militar e educação no Brasil' de Germano (2005); 'Prolongamento da Escolarização nos meios populares e as novas formas de desigualdades educacionais' de Nadir Zago (2008). Após a aplicação dos questionários e leituras bibliográficas realizou-se a apuração, a organização e a análise dos dados identificados.
RESULTADOS:
Destaca-se aqui o resultado dos questionários aplicados com os jovens oriundos do ensino médio público naquele município. Dos dados coletados identificou-se o seguinte perfil: os jovens possuem entre 17 e 39 anos de idade; moradores da zona rural e da zona urbana; alguns residem somente com a mãe, outros com os pais e ainda há aqueles que vivem com os avós. Quanto às estratégias de estudo dos jovens constatamos que eles mantêm várias dentre essas, elencamos: a freqüente participação nas aulas do curso Pré-vestibular do Projeto de Extensão "Abrindo caminhos para a Universidade Pública", colocada por eles como uma potente estratégia, pois neste curso eles tinham a total cumplicidade da equipe organizadora, dos professores e dos colegas; esta participação no projeto possiblitou o desenvolvimento de outras estratégias como a intensiva atividade de leituras, algumas indicadas pelos professores do curso; a busca por revistas, livros; as pesquisas na internet; as visitas a bibliotecas nas escolas do município; a procura por reportagens em jornais com temas gerais; o estudo em grupo; a elaboração de um cronograma de estudo; a prática de traçar metas, como, por exemplo, estudar uma disciplina por dia; sacrificar o horário de descanso, principalmente, entre aqueles que trabalhavam durante a participação do projeto, desenvolver a capacidade de maior concentração nas aulas; se alimentar regulamente e dormir bem. Para os jovens tais estratégias são consideradas importantes ferramentas, e são as únicas que eles podem apostar com uma chance em suas mãos de alcançar uma vaga na universidade.
CONCLUSÃO:
Diante dos resultados um fato que se torna expresso nas falas dos jovens é a vontade que todos têm de acessar a Universidade pública. São jovens que alimentam suas expectativas, e que não às abandonam diante de qualquer obstáculo. Eles veêm no acesso a Universidade a oportunidade para ampliar os seus conhecimentos, obter melhoria de vida, conquistar um espaço no mercado de trabalho, realizar seus sonhos, prestar serviço a sociedade e garantir o futuro. O estímulo que alguns têm e ressaltam em suas falas é o desejo de um dia orgulhar suas famílias. Em fim, verificamos que a vontade de entrar na universidade leva os jovens a compreender que planejar estratégias faz sentido, quando alguns sabem que só podem contar com essas para continuar na sua trajetória de formação. Portanto, vale à pena um comprometimento maior quando se sabe que a recompensa será a satisfação e realização de um sonho, que sem esforço e sacrifício na maioria das vezes não se alcança.
Instituição de Fomento: Programa Institucional de Iniciação Científica
Palavras-chave: ESTRATÉGIAS CULTURAIS, UNIVERSIDADE, JUVENTUDE.