62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
ANALISANDO AS RESPOSTAS REFERENTE À QUESTÃO SOBRE CONTEÚDO DE CONJUNTOS DO TESTE PILOTO APLICADO EM CAETITÉ E DO TESTE INVESTIGATIVO 1 APLICADO EM JEQUIÉ
ib couto ribeiro 1
Roberta D'Angela Menduni Bortoloti 1
Angelita de Souza Leite 2
1. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Depto. de Química e Exatas
2. Universidade do Estado da Bahia - UNEB Depto. de Ciências Humanas
INTRODUÇÃO:
Este artigo traz alguns resultados da Pesquisa intitulada "Análise de Erros cometidos pelos discentes do curso de licenciatura em Matemática das Universidades Estaduais Baianas". Esta é interinstitucional composta pelas Universidades: UESB, UESC, UNEB e UEFS. Neste trabalho, faremos um comparativo de dados referentes à mesma questão sobre o conteúdo de Conjuntos aplicado pela UNEB, campus Caetité, por meio do teste piloto (múltipla escolha) e pela UESB, campus Jequié pelo Teste Investigativo 1 (questão aberta). Ao observarmos as avaliações em larga escala, aplicadas pelo governo, de modo geral, com questões de múltipla escolha, este divulga a quantificação de erros e acertos. Nesta, pesquisa, além de fazermos esta quantificação, com alunos do ensino superior, pretendemos identificar, analisar, classificar esses erros e ajudá-los a superar os mesmos. Dessa forma, faremos análise quantitativa e qualitativa conhecendo como o aluno chegou à resposta, avaliando se as alternativas dadas induziram ou não a uma resposta para a questão. Baseamo-nos em pesquisas realizadas por Cury (2007) que categoriza alguns tipos de erros, Pinto (2000) e Borasi (1996) que apresentam o erro como estratégias de ensino na perspectiva construtivista.
METODOLOGIA:
Os sujeitos são alunos de duas Universidades Estaduais na Bahia de cursos de licenciatura em matemática. Na UNEB/Caetité investigamos 10 alunos (identificados de J a S) do 2º semestre e 09 (identificados de A a I) do 7º. Já na UESB/Jequié, participaram 34 alunos (JX1 a JX34) do 1º semestre e 15 (JY1 a JY15) do 6º. A amostra está representada por 68 sujeitos, sendo 19 da UNEB/Caetité e 49 da UESB/Jequié. O teste piloto de múltipla escolha foi construído e aplicado pela equipe do campus de Caetité. Já o teste investigativo I com questões abertas, foi construído por todas as equipes executoras com base no teste piloto e aplicado em todos os campi, inclusive em Jequié. A questão escolhida para ser analisada se deve ao fato de fazer parte tanto do teste piloto, como do investigativo I. Discutiremos as respostas dadas pelos estudantes iniciantes e veteranos e faremos à comparação dos resultados dos campi com relação à influência ou não das respostas a partir das alternativas apresentadas na questão. A análise dos dados está baseada em Bardin (1979) e Cury (2007) para a construção da seguinte categorização: grupo 1: respostas corretas; grupo 2: respostas incorretas e grupo 3: desenvolvimento em branco. Sendo nosso foco nos erros, no grupo 2 apresentaremos os tipos que identificamos.
RESULTADOS:
Tomamos como parâmetro, a resposta do ponto de vista institucional para fazer a análise dos registros dos alunos. Elencamos as habilidades necessárias para resolvê-la. Para a análise nos fundamentamos em Bardin (1979) e Cury (2007), configurando três categorias: grupo 1: respostas corretas; grupo 2: respostas incorretas e grupo 3: desenvolvimento em branco. Os campi de Caetité e Jequié, respectivamente, revelaram os seguintes resultados: respostas corretas: 52,63% e 32,65%; respostas incorretas: 42,1% e 57,14% e desenvolvimento em branco: 5,26% e 10,2%. No grupo 2 alguns alunos utilizaram dados retirados erroneamente do enunciado comprometendo o resultado final. Alguns alunos parecem não estabelecer uma ligação com a representação na forma do diagrama de Venn com a propriedade de cardinalidade. Outros associam corretamente os dados do enunciado da questão com a representação do diagrama de Venn, entretanto, não conseguem "ler" o que está ali representado, respondendo de forma errada a questão. Alguns não mencionam ou não representam no diagrama a informação de que 15 pessoas não leram nenhuma das revistas, completando o conjunto universo. A maior parte confunde as expressões "apenas" com "pelo menos".
CONCLUSÃO:
Tivemos, no geral, 26 acertos, 36 erros e 6 em branco. Ao analisar as respostas dos alunos percebemos que a maioria deles recorreram à resolução pictórica: diagrama de Venn. Nenhum dos alunos registrou a propriedade de cardinalidade desta forma: Card (AUB) = Card (A) + Card (B) - Card (A∩B). No teste piloto aplicado em Caetité a questão apresentava alternativas para a solução e percebemos que estas induziram aos alunos darem a resposta a partir das possibilidades apresentadas. Em Jequié, o número de respostas foi variado, ultrapassando a 5 soluções, sendo que em Caetité ficou limitada em 5 apenas, pois eram as alternativas disponíveis. De modo geral, salientamos que a maioria dos alunos retirou os dados do enunciado corretamente; recorreu à resolução por diagrama de Venn, mas não conseguiu responder o que a questão solicitava. Podemos dizer que os alunos dos referidos campi apresentam dificuldades similares na interpretação e na forma de manipular os dados colocados na representação pictórica. Concluímos que, não ter opções na questão faz com que o aluno registre o que sabe sem tentar justificar a resposta a partir de uma das soluções disponíveis. Isso contribuiu para que o teste padrão fosse construído com questões abertas.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB
Palavras-chave: conjuntos, análise de erros, ensino de matemática.