62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 2. Comportamento Animal
AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL DE Cebus xantosthernos EM RELAÇÃO À INTERAÇÃO COM DIVERSAS ESPÉCIES DE PLANTAS, E VERIFICAÇÃO DE OCORRÊNCIA DO COMPORTAMENTO DE FUR-RUBBING NA ESPÉCIE.
Liana Rizel Wieloch 1
Cynthia Fernandes Cipreste 2
1. Bolsista PET Biologia. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
2. Orientadora /Área de Enriquecimento Ambiental e Condicionamento Animal. FZB BH
INTRODUÇÃO:

O uso de plantas, frutos e insetos para esfregação no pêlo, conhecido como Fur rubbing, é observado em várias espécies de primatas. Esta prática pode ser considerada como de automedicação e ter vários objetivos, como remover ectoparasitas ou marcar o grupo por cheiro. Em espécies do gênero Cebus observa-se este tipo de comportamento de maneira social e individual. Os motivos dessas diferenças podem variar desde organização socia ao tipo de ectoparasitismo que ocorre entre as espécies. Este trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento de Cebus xantosthernos com relação a diversas espécies de plantas inseridas em seu recinto, verificar se ocorre o comportamento de Fur-rubbing na espécie e identificar o tipo de comportamento com relação à inserção das plantas, se predominantemente social ou individual. A partir deste estudo será possível diversificar e incrementar as atividades de enriquecimento ambiental desenvolvidas para a espécie. A utilização de determinadas plantas pode resultar na exibição de padrões normais de comportamento, além de proporcionar oportunidades de escolha e controle do ambiente, contribuindo para a melhoria do bem-estar dos animais.

METODOLOGIA:

O presente estudo foi desenvolvido na Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte com Cebus xanthosternos em um recinto aberto para visitação com um grupo de quatro indivíduos: um macho e três fêmeas, sendo uma das fêmeas filhote. Para os testes foram selecionadas vinte plantas aromáticas e/ou medicinais que foram divididas em dois grupos de dez. Cada grupo de plantas foi apresentado durante uma semana para que os animais se habituassem e fossem selecionadas quatro plantas de acordo com o nível de interação. Foram selecionadas: alho (Allium sativum L.), cebola (Allium cepa L.), citronela (Cymbopogon winterianus) e capim cidreira (Cymbopogon citratus). Estas plantas foram apresentadas separadamente em dias diferentes, sempre pela manhã. Foram feitas dez repetições com cada planta, totalizando 30 horas de observação com cada uma.O método de amostragem utilizado foi o Scan com registro instantâneo em intervalos amostrais de um minuto. As anotações foram feitas com a utilização de um etograma elaborado através de pesquisa bibliográfica. Foi feito ainda o registro fotográfico com a utilização de uma câmera semi profissional Olympus 570-uz.

RESULTADOS:

Para análise estatística foram aplicados o teste não paramétrico de Friedman e o teste de Tukey como post hoc. Não houve diferença significativa para nenhum dos comportamentos observados com relação à utilização das plantas, indicando que as quatro espécies de plantas exercem o mesmo efeito no comportamento quanto à maneira como são utilizadas.  O comportamento de manipulação foi exibido por todos os indivíduos do grupo e com todas as plantas inseridas no recinto. O comportamento de grooming (catação) foi realizado por todos os indivíduos do grupo sendo um comportamento individual. O comportamento de Fur-rubbing foi observado predominantemente no macho e de maneira individual, apenas com a cebola (Allium cepa L.). O comportamento de Fur-rubbing observado em C. xanthostenos foi condizente com o observado em outro estudo com C. capucinus que, além de esfregar as plantas no corpo, passam as mãos e a cauda com cheiro por todo o corpo. Outros estudos mostram que C. apella também utiliza a cebola para o comportamento de Fur-rubbing, sendo este comportamento predominantemente individual, assim como em C. xanthosternos. Os resultados obtidos sugerem semelhanças neste tipo de comportamento entre as espécies do gênero Cebus.

CONCLUSÃO:

Os comportamentos de Manipulação, Grooming e Fur-rubbing exibidos sugerem a exibição de comportamentos naturais, uma vez que os indivíduos de vida livre deste gênero podem apresentar estes comportamentos. Os resultados não significativos mostram que as espécies de plantas utilizadas neste teste exerceram o mesmo efeito no comportamento dos animais. Este resultado indica um efeito positivo das quatro espécies testadas em promover a exibição de comportamentos mais próximos dos naturais, além de contribuir para a realização de atividades de enriquecimento mais diversificadas e mais efetivas, oferecendo opções de escolha e aumentando a diversidade comportamental nestes animais. Outros testes poderão ser aplicados para verificar se ocorre diferença significativa nos comportamentos exibidos neste estudo sem a introdução destas espécies de plantas. Após este estudo, as atividades de enriquecimento ambiental para esta espécie poderão ser realizadas com a utilização de estímulos mais apropriados ao comportamento destes animais e com maior variedade, pois como os resultados indicam, os animais demonstraram interesse em interagir com as quatro espécies de plantas apresentadas

Palavras-chave: Cebus xanthosternos, Fur-rubbing, Enriquecimento ambiental.