62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia
CONTRIBUIÇÕES DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E DO DIABETES MELLITUS
Mayara Couto Pimentel 1
Menilla Maria Alves de Melo 1
Francisca Luana Lopes Morais 1
Dayse Emanuelle de Freitas 1
Geovana Barbosa Albino 1
Maria do Socorro Ramos de Queiroz 2
1. Depto. de Farmácia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
2. Profa. MsC./ Orientadora - Depto. de Farmácia - UEPB
INTRODUÇÃO:
A Atenção Farmacêutica (AF), uma das atividades da Assistência Farmacêutica, engloba ações específicas do farmacêutico no contexto da assistência ao paciente, proporcionando o uso racional de medicamentos e visando uma melhoria em sua qualidade de vida. A concepção desse modelo profissional se deu em resposta à necessidade social relacionada à alta prevalência da morbimortalidade pelo uso de medicamentos, constituindo um sério problema de saúde coletiva. Em virtude da Hipertensão Arterial Sistêmica (HA) e do Diabetes Mellitus (DM) serem Doenças Crônicas Não Degenerativas (DCNT) de alta incidência na população, se faz necessário a adesão do paciente ao tratamento e o controle destas condições de saúde através da AF. Durante o estudo objetivou-se avaliar a eficácia/segurança do tratamento farmacológico e não farmacológico de hipertensos e/ou diabéticos integrados num Programa de Atenção Farmacêutica (PROATENFAR).
METODOLOGIA:
A pesquisa foi do tipo longitudinal, exploratória realizada no período de agosto a dezembro de 2009, no Serviço Municipal de Saúde em Campina Grande-PB. Fizeram parte 51 pacientes do Programa HIPERDIA, que estavam inseridos no PROATENFAR. O estudo constou de reuniões com temas relacionados às DCNT. Mensalmente eram realizadas avaliações antropométricas através do Índice de Massa Corpórea e da Obesidade Central e determinações da Pressão Arterial (PA) e da Glicemia de Jejum (GJ). Os pacientes também eram avaliados quanto às dislipidemias e a Síndrome Metabólica (SM). Foram utilizados os valores de IMC 25 kg/m2 para a definição de sobrepeso e 30 kg/m2 para obesidade conforme critério da OMS (WHO, 2000). A PA foi determinada com o paciente após repouso de 15 minutos, a glicemia capilar seguiu os critérios do manual de procedimentos Accu-Chek, que considera os níveis normais após ingestão de alimentos até 200mg/dl. A SM foi analisada de acordo com os critérios do NCEP-ATP III e as dislipidemias segundo orientações da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Os resultados foram digitados no Excel (2002), tratados no Epi-info 3.4.1 e descritos em números absolutos e percentuais. As frequências foram apresentadas com Intervalo de Confiança (IC) de 95%.
RESULTADOS:
Dos 51 pacientes acompanhados 40 (78%) pertenciam ao gênero feminino e 11 (22%) ao masculino. A faixa etária mais frequente foi de 60-69 anos. Com relação às Doenças Crônicas Não Transmissíveis 61% eram portadores de HAS, 2% DM e 37% tinham HAS e DM associadas. Todos os assistidos realizavam tratamento farmacológico sendo que grande parte eram polimedicados. O grupo farmacológico mais utilizado foi os Inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina (IECA) tendo como representante principal o Captopril, seguido dos diuréticos, sendo o mais utilizado a hidroclorotiazida e os hipoglicemiantes especialmente a Metformina. A SM foi detectada em todos os homens e em 85% das mulheres. Ao final do estudo observou-se controle dos níveis pressóricos em 90% das pessoas e os níveis glicêmicos em 87%.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos demonstraram a efetividade da prática da AF no tratamento de pacientes portadores de HAS e/ou DM uma vez que observou-se a prática de hábitos saudáveis que junto a farmacoterapia contribuíram para o controle da PA e da GJ. Um programa de AF deve ser implantado nas unidades de saúde, pois contribuirá para a utilização correta dos medicamentos, identificará possíveis Resultados Negativos a Medicamentos e interações medicamentosas. Embora as dislipidemias e a SM estarem presentes na amostra estudada, a AF é capaz de contribuir para uma melhor qualidade de vida, pois orientará a redução dos fatores de risco que são capazes de aumentar as chances de eventos cardiovasculares responsáveis por invalidez precoce e/ou óbito.
Palavras-chave: Atenção Farmacêutica, Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus.