62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 4. Antropologia Rural |
VALORIZAÇÃO DA CULTURA MAZAGANENSE: ORIGEM E SIMBOLOGIA DA DANÇA DO SAIRÉ NO DISTRITO DO CARVÃO |
Rodrigo Márcio Gomes Monteiro 1 Rizomar Barreto da Câmara 1 |
1. Escola Família Agroextrativista do Carvão / EFAC |
INTRODUÇÃO: |
O município de Mazagão, localizado à direita do rio Vila Nova, ao sul do estado do Amapá, distante |
METODOLOGIA: |
A opção metodológica escolhida foi um estudo misto: bibliográfico, investigativo e analítico, no qual utilizou levantamento bibliográfico, coleta de dados através de conversas informais na comunidade, registro fotográfico, participação nas festas religiosas, gravação das narrativas orais durante as entrevistas e análise/interpretação das informações. As atividades foram realizadas nos distritos de Mazagão Velho e do Carvão. |
RESULTADOS: |
A palavra Çairé origina-se dos dois termos Çai Erê, que significa "Salve! Tu o dizes", que era usada pelos índios como forma de saudação. A palavra original era Sairé, mas a comunidade de Alter-do-Chão em Santarém (PA) achou por bem, ou talvez por associarem sua derivação à linguagem indígena, passaram denominar a festa com uma nova escrita: Çairé. Entretanto, como se pode constatar não há na língua portuguesa nenhuma palavra que se inicie com "ç" e houve uma nova discussão sobre o assunto e por consenso, voltou-se a chamar a festa por seu nome original. O Sairé é a mais antiga manifestação da cultura popular da Amazônia. A tradicional festa acontece a mais de 300 anos, mantendo intacto o seu simbolismo e essência. Sua origem remonta às missões evangelizadoras dos padres Jesuítas com os índios da Amazônia. Conta à história que em suas evangelizações os jesuítas envolviam música e dança. Até meados do século passado, o folclore tinha significado puramente religioso. Hoje, a comemoração une o sagrado e o profano. É festejado no mês de setembro com um ritual religioso, durante o dia, culminando com a cerimônia da noite, quando são feitas ladainhas e rezas. Depois, vem a parte profana da festa, com shows artísticos e apresentações de danças típicas e pelo confronto dos botos Tucuxi e Cor de Rosa, ponto alto da comemoração. O Sairé no Distrito do Carvão veio de Santarém (PA), trazido por colonizadores aventureiros, atrás de melhores condições de vida, sendo praticado inicialmente no distrito de Mazagão Velho. Tem como idealizadores a família Belo, moradores da comunidade Santo Antonio do Mutuacá, onde cultuam até hoje a festa em homenagem a São Tomé no final do mês de dezembro. Observou-se durante a pesquisa o cuidado da comunidade em reconstituir e manter viva essa tradição, quase esquecida, fundamentados em princípios éticos familiares, conservando o ritual que trata de identificar as hibridações da manifestação religiosa com outros fatos sociais da comunidade. |
CONCLUSÃO: |
O sairé no Distrito do Carvão foi uma construção única, singular, carregada de simbolismo e que agrega história e sentimento produzidos por aqueles que o praticam. É a fusão de experiências vividas que ligam o homem ao meio e às pessoas, e que despertam os sentimentos de identidade e de pertencimento no indivíduo. É, portanto, fruto da construção de um elo afetivo entre o sujeito e o ambiente em que vive; transformando numa identidade cultural mazaganense. |
Instituição de Fomento: CNPq, SETEC-AP |
Palavras-chave: Distrito do Carvão, Dança do Sairé, Cultura. |