62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 3. Análise Nutricional de População
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E PERFIL SOCIOCULTURAL DOS IDOSOS ATENDIDOS NAS CLÍNICAS INTEGRADAS DA FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE- FARN.
Vânia de Vasconcelos Gico 1, 2, 3
Natali Jacomeli de Sousa 2, 4
Bruna Leal Lima Maciel 2, 3
1. UFRN - CCHLA- Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCS
2. Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN
3. Profa. Dra./Orientadora
4. Pibict - CNPq
INTRODUÇÃO:

A esperança de vida dos brasileiros tem aumentado ao longo das últimas décadas e, com o aumento da expectativa de vida, a população idosa vem demandando maior atenção, já que no processo do envelhecimento humano ocorrem alterações fisiológicas e biológicas que afetam a composição corporal do idoso. O objetivo do trabalho foi conhecer o perfil sociocultural do idoso, avaliar seu conhecimento sobre os direitos prescritos no Estatuto do Idoso, seu estado nutricional e verificar o consumo alimentar da população estudada.

METODOLOGIA:

O estudo foi realizado nas Clínicas Integradas da FARN, entre julho e agosto de 2009, com uma população de 40 usuários e amostra de 23 pacientes. Aplicou-se, como estratégia da pesquisa para coleta de dados primários, a anamnese e o questionário semiestruturado com perguntas sobre o perfil sociocultural da população, conhecimentos dos direitos prescritos no Estatuto do Idoso, priorizando o e direito à alimentação. Para a avaliação do estado nutricional, utilizou-se o Índice de Massa Corporal (IMC), sendo este classificado segundo Lipschitz (1994), e a circunferência da panturrilha. Para a avaliação do risco de desenvolvimento de complicações metabólicas associadas à obesidade, foi realizada a medida da circunferência da cintura (CC). O hábito alimentar foi avaliado através de questionário de frequência alimentar. A análise estatística foi realizada através do programa SPSS (versão 11.0).

RESULTADOS:

Os participantes apresentavam idade média de 65 anos, sendo 11 (49,0%) casados, 12 (52,0%) do sexo feminino e 11 (48,0%) do sexo masculino. A renda mensal média foi de R$ 922,00 reais. A maioria, 21 pacientes (96,0%), possuía casa própria e residia no Bairro da Candelária, considerado zona da cidade do Natal para residentes de classe média e alta. Quanto à vinculação à FARN, 16 (57,0%) eram pacientes do ambulatório de fisioterapia. Quanto ao conhecimento dos direitos fundamentais dos idosos, prescritos no Estatuto do Idoso, 12 (52,0%) informaram conhecer o direito ao transporte, e 5 (25,0%) o direito à liberdade, ao respeito e à dignidade; apenas 1(um) paciente (4,0%) conhecia o direito relativo à alimentação. Observou-se que, quanto ao IMC, 2 (9,1%) dos idosos avaliados apresentaram baixo peso, 10 (45,5%) encontravam-se eutróficos e 10 (45,5%) com sobrepeso. A circunferência da panturrilha demonstrou que 12 (52,0%) dos idosos apresentavam perda de massa muscular. No entanto, verificou-se que 10 (43,0%) dos indivíduos do sexo feminino e 11 (47,0%) do sexo masculino estavam com risco aumentado para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares segundo a circunferência da cintura. Em relação ao hábito alimentar, 47,8% dos idosos consumiam a quantidade recomendada de 2-3 porções de leite por dia. No entanto, 56,5% consumiam apenas 3 porções de pães e cereais por dia, sendo o recomendado de 6-10 porções. 34,8% consumiam o recomendado de ovos e carnes, de 2-3 porções por dia. Já 65,2% consumiam a quantidade de porções recomendada para frutas: 2-4 porções diárias. Para os vegetais, apenas 17,4% consumiam 2 porções por dia, quando o necessário é de 3-5 porções.

CONCLUSÃO:

Os dados demonstram que, embora sejam idosos residentes em casa própria, e em bairro com boa infraestrutura habitacional, a renda familiar é insuficiente para o sustento digno, principalmente pelo número de pessoas residentes no domicilio e sob a responsabilidade financeira do idoso. Além disso, os entrevistados não possuem um conhecimento amplo dos direitos dos idosos, especialmente no tocante aos direitos à alimentação. Foi alto o percentual de idosos com risco elevado de complicações metabólicas decorrentes do excesso de peso. Verificou-se que há pouco consumo de vegetais, cereais, ovos e carnes apesar do consumo adequado de frutas. Os dados demonstram que há necessidade de esclarecimento sobre os direitos dos idosos, de mudança no estilo de vida e de acompanhamento nutricional da população estudada, visando à melhoria da qualidade de vida e saúde.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Avaliação nutricional do idoso, Perfil sociocultural do idoso em Natal/R, Estatuto do Idoso..