62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 3. Projeto de Arquitetura e Urbanismo
A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA ARQUITETUROLÓGICA NA ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO DE ARQUITETURA E URBANISMO.
Jefferson Arruda Damasceno 1
Rani de Morais Soares 1
1. Departamento de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
INTRODUÇÃO:
A cidade de Natal mostra-se com uma considerável diversidade cultural, abarcando, inclusive, manifestações musicais. Entretanto, essa diversidade, parece ainda não ser devidamente valorizada, refletindo-se na falta de espaços adequados para o fazer artístico e numa população que conhece muito pouco da música produzida na capital potiguar, exceto por nomes abarcados pela mídia local. O presente trabalho (atividade acadêmica relativa ao cumprimento do curso Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte) teve como objetivo a elaboração de um anteprojeto de um espaço que contemple produção, editoração e a divulgação da música no estado do Rio Grande do Norte de modo a atender uma classe de artistas que vem crescendo no estado (os profissionais da música), visando também contribuir para a convivência entre a população e a música feita no estado. A elaboração deste trabalho foi calcada no teste da Teoria Arquiteturológica de Phillipe Boudon et al (2000) como modelo metodológico agregador de valor ao processo de concepção projetual. Também se teve como parâmetro técnico estudos centrados na Acústica Arquitetônica.
METODOLOGIA:
Estudaram-se os princípios da acústica arquitetônica para estabelecer as variáveis que interfeririam na concepção dos espaços arquiteturais. Analisou-se a presença e distribuição dos equipamentos para música existentes na cidade de Natal, a fim de escolher o lugar pertinente para a implantação da proposta. Realizaram-se estudos de referência para subsidiar o desenvolvimento da proposta arquitetônica, analisando os projetos sob quatro aspectos principais: 1) Tipologia edilícia e terreno (relações com o entorno); 2) programa de necessidades e sua distribuição espacial; 3) plástica e tectônica; e 4) Aspectos técnicos e acústicos. Utilizou-se, tanto para estas análises, quanto para a concepção projetual, um modelo teórico projetual capaz de agregar valor a propostas arquitetônicas pela sua carga epistemológica construída a partir de conceitos específicos da área da Arquitetura, oferecendo ao projetista a capacidade de melhor dominar seu processo projetual, estimulando processos criativos não-convencionais: A teoria Arquiteturológica de Philippe Boudon (2000). Este é precisamente o diferencial deste trabalho que buscou uma proposta que através das próprias formas arquitetônicas e paisagísticas estabelecesse um tipo de comunicação simbólica com o público transeunte e usuário do espaço.
RESULTADOS:
Através da aplicação da teoria Arquiteturológica pôde-se categorizar melhor a análise dos estudos de referência para o projeto, enxergando exatamente como cada projeto foi idealizado, em seus diversos aspectos, e em que medida cada um deles - no todo ou em partes - serviu de modelo para a concepção da Casa da Música Potiguar. Durante a concepção do projeto propriamente dito, a Arquiteturologia tornou possível compreender que a Arquitetura, enquanto obra (construída) e projeto (arquitetura em potencial) não se reduz ao dueto forma-função, pois existem, através da utilização das escalas arquiteturológicas, pelo menos mais 18 olhares sobre o objeto arquitetural, constituindo um total de 20 diferentes maneiras de efetuar operações projetuais num processo de concepção.
CONCLUSÃO:
Concluímos que, pela metodologia aplicada focar no estudo das escolhas projetuais, ela concede ao arquiteto grande liberdade de concepção e, diferentemente de outras metodologias, não determina um processo temporal sistematizado - linear e fechado - de etapas de projeto. Para alcançar esta sistematização, aplicamos a metodologia de Elvan Silva, mais utilizada durante nossa formação acadêmica. Porém, acreditamos que a liberdade de escolha concebida pelo método arquiteturológico, aliada ao envolvimento pessoal com o tema estudado, fez com que atravessássemos um processo no qual nossos objetivos foram alcançados. Sabemos que a proposta de uma "Casa da Música Potiguar", mais que um reflexo da demanda musical do estado, poderia se tornar um estímulo a novas demandas, atraindo o público para o reconhecimento desta arte e da profissão do músico. Entretanto, temos consciência de que apenas um projeto arquitetônico não seria suficiente para tal. Cabe às organizações ligadas à cultura, a realização de estratégias que valorizem a música potiguar e sua divulgação para a população local.
Palavras-chave: Arquiteturologia, Música potiguar, Projeto de arquitetura.