62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ADOLESCENTES ("NORMAL", CARENTE E INFRATOR) E SEUS DIREITOS POR PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS
Ivina Paiva de Paula 1
Angela Maria Oliveira Almeida 1
1. Universidade de Brasília/ UnB
INTRODUÇÃO:
A escola é uma instituição socializadora fundamental em nossa sociedade, pois é onde crianças e adolescentes são preparados para o mercado de trabalho e onde são transmitidos muitos dos valores e normas sociais. Quanto aos direitos das crianças e adolescentes no Brasil iniciou-se em 1917, com o Código de Menores, e culminou no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, aprovado em 1990. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é compreender as RS da adolescência por professores de escolas públicas e suas possíveis relações com a medida em que esses professores concordam/discordam de alguns direitos de crianças e adolescentes, bem como a percepção desses professores sobre o quanto os direitos são cumpridos no Brasil atualmente.
METODOLOGIA:
Participaram da Pesquisa 117 professores de Escolas Públicas de Ensino Médio do Distrito Federal. O instrumento utilizado foi um questionário intitulado "Os Adolescentes e Seus Direitos", dividido em três partes: a) evocação livre; b) Escalas; c) Dados sócio-demográficos. Os professores responderam ao questionário no local e horário de trabalho, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados de evocação foram analisados com o auxílio do software EVOC - Ensemble de Programmes Permettant L`Analyse des Èvocations, que permite que se conheça os elementos centrais e periféricos das RS. As escalas foram analisadas com o auxílio do software estatístico SPSS - Statistical Package in Social Science - versão 16.0.
RESULTADOS:
Os adolescentes carentes e infratores são marcados pela falta. Porém, enquanto aos primeiros falta família e amor, aos adolescentes infratores foi a sociedade quem faltou, deixando-os assim expostos à violência e sem respeito à lei. Com relação à Escala de Concordância com os direitos dos adolescentes, foram encontrados dois fatores principais: direitos de proteção das minorias (maior concordância) e direitos à liberdade individual e à família (menor concordância). A Escala de Respeito aos direitos dos adolescentes no Brasil também foi dividida em dois fatores: direitos de proteção das minorias (menos respeitados)e direitos à liberdade individual e à família (mais respeitados.
CONCLUSÃO:
Foi possível realizar uma aproximação entre as RS de adolescentes por professores de escolas públicas e a concordância desses professores em relação a alguns direitos garantidos a esses adolescentes. Portanto, os objetivos iniciais do trabalho foram alcançados com êxito. Muitas das RS dos adolescentes compartilhadas pelos professores corroboram as diversas pesquisas realizadas sobre a adolescência e disponíveis na literatura especializada. Portanto, pensar que professores que estão em contato diário com os estudantes possuem formas diferenciadas de enxergá-los não corresponde à realidade: professores também reproduzem formas de enxergar o adolescente que remetem às primeiras pesquisas de Stanley Hall, no início do século XX. Pesquisas futuras poderão investigar melhor de que forma as RS sociais que os professores têm dos adolescentes influenciam na prática diária desses, e quais as repercussões (positivas e negativas) dessas práticas na formação e na vida destes adolescentes.
Instituição de Fomento: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Palavras-chave: Representações Sociais, adolescentes, direitos dos adolescentes.