62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 6. Enfermagem Psiquiátrica
FÁRMACOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DOS DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS NO HOSPITAL SÃO CAMILO DE LELLIS
Rebeca Pereira deCarvalho 1
Claudielly Ferreira da Silva 1
Amanda Ricelly Miguel do Nascimento 1
Révia Ribeiro Castro 1
Geordânia Freires Barros 1
Francisco Rafael Ribeiro Soares 2
1. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
2. Professor/Orientador, Departamento de Enfermagem/UERN
INTRODUÇÃO:
As doenças psiquiátricas vêm se apresentando com mais freqüência na sociedade moderna, devido às predisposições genéticas, que vem a ser posteriormente desencadeadas pelos fatores ambientais, além das alterações de estilo de vida desencadeadas pela dinâmica de vida moderna, com agravantes como, o uso de drogas, tanto lícitas como ilícitas. O tratamento dessas patologias utiliza-se principalmente fármacos de caráter ansiolíticos, hipnóticos, antidepressivos e antipsicóticos, os quais atuam de forma a minimizar os sintomas positivos da doença. Nessa interface, o objetivo da pesquisa realizada no hospital Psiquiátrico São Camilo de Lellis no município de Mossoró/RN consiste em determinar e conhecer os efeitos dos fármacos mais utilizados no tratamento de transtornos psiquiátricos, além de observar e identificar quais os transtornos psiquiátricos mais prevalentes, além de verificar quais grupos de fármacos estão sendo interagidos nestes distúrbios, a fim de conhecer e analisar se essas interações podem apresentar riscos potenciais ao paciente e se representa prejuízo à evolução de seu quadro clínico.
METODOLOGIA:
A pesquisa exploratória de cunho quantitativo, foi proposto pela disciplina processos terapêuticos após visita ao hospital psiquiátrico São Camilo de Lellis. A trajetória metodológica consiste na visita com elaboração de diário de campo e coleta de dados, tais como distúrbios e fármacos utilizados no tratamento, no prontuário dos pacientes internados no hospital, A amostra foi escolhida aleatoriamente, no total de 20 prontuários, sendo realizado no dia 16 de dezembro de 2009. Posteriormente, os dados foram organizados e analisados de acordo com os distúrbios presentes. O embasamento teórico foi obtido a partir de artigos científicos encontrados nas bases Lilacs e Scielo, além de pesquisa em livros de farmacologia, e em sites da Internet. Por último, realizou-se a sistematização dos dados aliado as informações obtidas na pesquisa de revisão de literatura, juntamente com os conhecimentos previamente presentes.
RESULTADOS:
Pode-se perceber que da totalidade de prontuários observados, 20% eram de pacientes esquizofrênicos, 20% de pacientes com episódios depressivos graves, os que apresentavam transtorno depressivo 30% e o que possuíam o transtorno bipolar afetivo representavam 30%. As prescrições farmacológicas para pacientes com esquizofrenia apresentavam, basicamente, os mesmos fármacos, com exceção do decanoato, uma medicação que estava presente na prescrição na metade dos casos de esquizofrenia. Nos pacientes que apresentava transtornos depressivos graves, observou-se que os fármacos prescritos eram bastante diversificados. Em 33,4% dos casos havia associação de fluoxetina, dienpax, captopril, hidriclorotiazida. Em outros casos o tratamento era realizado com haldol, akinetrizim, pivotril, tegretol, representando 33,4%. O restante dos casos de pacientes com transtorno depressivo representava 33,2% e apresentavam associação de diazepam e neozina. No transtorno bipolar afetivo o tratamento era realizado com a associação de haldol e fernegam. Nos casos observados de episódios depressivos graves o tratamento era baseado na administração de triptanol e diazepam. Ao final, não foi detectado nenhuma interação medicamentosa que representasse risco à evolução do paciente.
CONCLUSÃO:
Observou-se com a análise, o debate e a realização do artigo a presença não apenas de fármacos que possuem ação no sistema nervoso central e que agem nas doenças de caráter psiquiátrico, mas também fármacos que são usados em outros sistemas do organismo, como por exemplo, o captopril que agem nos receptores β-adrenérgicos do sistema cardíaco. Esses fármacos são usados para atender a outros distúrbios que o paciente internado pode apresentar e também para minimizar ou prevenir efeitos adversos que determinados fármacos podem ocasionar. A partir da análise dos fármacos presentes no prontuário foi possível verificar que o hospital faz uso com predominância de antipsicóticos típicos, pois possuem um preço mais acessível, embora apresente mais efeitos adversos em relação aos atípicos ou de segunda geração. Dessa forma, pode-se perceber que deveria haver mais investimento para o tratamento ofertado aos pacientes internados no Hospital Psiquiátrico São Camilo de Lellis, afim de que estes recebessem uma farmacoterapia que minimizassem os efeitos adversos dos fármacos em uso.
Palavras-chave: Hospital Psiquiátrico, Patologias, Fármacos.