62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia
ATIVIDADE INIBITÓRIA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DA ESPÉCIE AMAZÔNICA Licaria Puchury-Major  SOBRE AS ENZIMAS ΑLFA-GLUCOSIDASE E ΑLFA-AMILASE
Rosilane Ramos Graça 1
Arleilson de Sousa Lima 2
Emerson Silva Lima 3
Carlos Cleomir de Souza Pinheiro 4
Sandra Patrícia Zanotto 1
Ademir Castro e Silva 1
1. Universidade do Estado do Amazonas
2. Universidade do Norte
3. Universidade Federal do Amazonas
4. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
INTRODUÇÃO:

A Amazônia possui uma grande biodiversidade botânica cuja característica varia dentro e entre regiões. Neste contexto, o município de Borba, localizado na Região do Madeira-AM, contribui com informações da espécie Licaria puchury-major (Mart.) Kosterm. Árvore da família Lauraceae, é endêmica desta região, apresenta odor característico na casca, madeira, folhas e frutos. Ocorrem na margem e no igapó de água preta. A altura e o volume do fuste de acordo com a localização dos indivíduos podendo alcançar 20-30m de altura e 70-80cm de diâmetro. Possui ampla utilização na medicina natural o qual é empregada como relaxante, diurético e contra diarréia entre outras atividades descritas na etnobotânica amazônica. A alfa-glucosidase é uma enzima que retarda a liberação de glicose a partir de oligossacarídeos por ser capaz de hidrolisar ligações 1,6-alfa-glucosídica quando a próxima ligação da seqüência 1,4.  A alfa-amilase, produzida por animais, vegetais e microrganismos, é uma enzima que hidrolisa ligações α-glicosídicas produzindo mono ou oligossacarídeos α-anoméricos (hidrólise) formando ligações glicosídicas α-1,4 ou α-1,6 (transglicosilação). Estas enzimas são importantes em processos biológicos e patológicos.

METODOLOGIA:
As folhas e flores de puxuri foram coletadas em Borba-AM. Os óleos essenciais foram obtidos por hidrodestilação, em extrator do tipo Clevenger acoplado a um balão de vidro de fundo redondo, utilizando-se o material seco e água destilada, a 100ºC, por três horas e meia. Os óleos obtidos foram submetidos aos ensaios colorimétricos-enzimáticos que são baseados nos princípios de inibição: a alfa-glucosidase, na interação entre a enzima e o reagente de cor (4-nitrofenil-a-D-glucopiranosídeo), resultando num cromógeno medido espectofotometricamente e da alfa-amilase, na degradação de um substrato de amido e a posterior reação com o reagente de cor (iodo), revelando a atividade da amilase no extrato. A quercetina foi o padrão nos testes da amilase e da alfa-glucosidase. Calculou-se a inibição da alfa-glucosidase pela fórmula: 100-(Absorbância final da amostra - Absorbância inicial da amostra / Absorbância final do controle - Absorbância final do controle)x100 e da alfa-amilase pela fórmula: Absorbância da amostra ou quercetina / Absorbância do controle sem a enzima - Absorbância do controle com a enzima. Calculou-se a IC50 utilizando o programa Origin®, através da análise de progressão não-linear.
RESULTADOS:

Os extratos das folhas e das flores da Licaria puchury-major, na concentração de 100 µg/mL para alfa-glucosidase e na concentração de 5000 µg/mL para alfa-amilase apresentaram respectivamente, inibição (%) para alfa-glucosidase de 41,25±3,72 e 60,29±6,12. A concentração capaz de inibir 50% da atividade enzimática neste óleo foi de 21,43±4,15.Para a alfa-amilase, as inibições (%) foram respectivamente de 41,64±6,59 e 41,46±0,86. A quercetina na concentração de 100 µg/mL apresentou inibição (%) para alfa-glucosidase de 94,67±3,89 e a CI50 (µg/mL) foi de 12,15±1,19. A quercetina na concentração de 5000 µg/mL apresentou inibição (%) para a-amilase de 163,5± 2,56 CI50 (µg/mL) foi de 740,66±4,20.

CONCLUSÃO:

Os óleos inibiram de maneira significativa as enzimas alfa-glucosidase e alfa-amilase notando-se na relação glucosidase/amilase, mais inibição da enzima α-glucosidase. Notou-se também que o óleo da folha não obteve uma inibição satisfatória  para ambos os ensaios. Os resultados podem ser indicativos do aproveitamento biotecnológico desta espécie de lauráceae nativa da Amazônia.

Instituição de Fomento: CNPq; FAPEAM
Palavras-chave: L. puchury-major, alfa-glucosidase, alfa-amilase.