62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 8. Economias Agrária e dos Recursos Naturais
EUA x RN: comparação do comportamento preços das terras e da produção física de algodão
Mônica Soares Cruz, 1
Daniella Medeiros Cavalcanti 1
Elivânia Bezerra de Melo 1
Felipe Luiz Seixas e Silva 1
Maikon Anderson Costa Barbosa 1
André Luiz Cabral de Lourenço 1
1. Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
INTRODUÇÃO:
Esse trabalho objetiva coletar e comparar dados históricos fundamentais para a avaliação do desempenho da economia do Rio Grande do Norte, focando na questão do valor das terras e da produção do algodão, em relação aos Estados Unidos da América, no período de 1980-1999 para terra e 1973-2007 para o algodão. Amplia, assim, o conhecimento histórico e estatístico dos fatores determinantes do desempenho econômico do Rio Grande do Norte. Partindo do pressuposto que o caráter de colonização no Brasil propiciou a exploração da terra a partir do sistema sesmarial e escravocrata (Monteiro, 2007) e de que o setor agroexportador foi essencial para o desempenho econômico do País e do Estado, (Santos, 1994) enquanto nos EUA o Homestead Act (1862) consolidou um sistema de colonização amplamente favorável à escassez da mão-de-obra e de abundância de terras, o presente trabalho busca traçar paralelos e contrastes na evolução econômica comparada dessas duas regiões.
METODOLOGIA:
A confecção do presente trabalho envolveu seqüências de reuniões de estudos, leituras, discussões, coleta de dados e tabulação, realizados entre março e abril do presente ano. Como estratégia, partiu-se da elaboração de projeto de pesquisa sobre o tema "Macroanálise da Economia Potiguar", realizado com o apoio do projeto REUNI no âmbito do Departamento de Economia da UFRN, por alunos de graduação e bolsista de iniciação sob coordenação do professor.
RESULTADOS:
Foram aplicadas ferramentas de estatística descritiva básica e testes de hipótese para avaliar o desempenho e aspectos das séries estatísticas empregadas, em especial as referentes à produção de algodão e preço das terras. No que concerne à comparação do preço das terras, observamos que: a) o coeficiente de variação do Brasil foi o dobro do dos EUA; b) houve covariância positiva entre as duas séries; c) o coeficiente de correlação foi de aproximadamente de 0,14; d) o teste de hipótese rejeitou a 10% de probabilidade que as variâncias das duas séries sejam iguais. Com relação à produção do algodão, percebeu-se que: a) o coeficiente de variação da serie do RN foi quase cinco vezes superior à dos EUA; b) houve covariância negativa entre as duas séries; c) o coeficiente de correlação foi de aproximadamente de -0,51; d) o teste de hipótese não rejeitou a 10% de probabilidade que as variâncias das duas séries sejam iguais.
CONCLUSÃO:
Concluímos que os preços da terra no Brasil possuem volatilidade significativamente superior às dos EUA, e que o movimento dos preços ocorreu ligeiramente com mais freqüência no mesmo sentido do que no oposto. Concluímos que os indicadores de volatilidade da produção de algodão geram resultados ambíguos com relação ao teste F e o coeficiente de variação. Contudo os indicadores de covariância e correlação geram um resultado de que a produção de algodão no RN caminha frequentemente em sentido oposto à dos EUA, tal como havia sido sugerido pela análise histórica de Monteiro (2007).
Instituição de Fomento: Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI
Palavras-chave: Preço de Terra, Produção de algodão, Estatística descritiva.