62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTINOCICEPTIVA E ANTI-INFLAMATÓRIA DO CITRONELAL, MONOTERPENO NÃO ALCOÓLICO, EM ROEDORES
Laís Cristina Santana Sena 1
Mônica Santos de Melo 1
Felipe José Nascimento Barreto 1
Damião Pergentino de Sousa 1
Sara Maria Thomazzi 1
Lucindo José Quintans Júnior 2
1. Departamento de Fisiologia, Universidade Federal de Sergipe-UFS
2. Prof. Dr./Orientador-Departamento de Fisiologia-UFS
INTRODUÇÃO:
O citronelal (CTL), 3,7-dimetil-6-octeno-1-al, é um monoterpeno biologicamente ativo, descrito como um dos componentes majoritários de óleos essenciais de várias espécies de plantas aromáticas. Estas são utilizadas na medicina popular por suas indicações para distúrbios do sistema nervoso central (SNC), tais como dor, epilepsia e ansiedade. Sabe-se que, os produtos naturais constituem uma importante fonte de pesquisa para a descoberta de novas substâncias com atividades farmacológicas, e especialmente no que diz respeito à atividade de plantas no SNC, tem sido prioritário o estudo dos efeitos comportamentais em animais de laboratório que podem ser relacionados com certos distúrbios psiquiátricos em humanos. Tais áreas de investigação comportamental incluem "Desordens Psiquiátricas" (exemplo, esquizofrenia, depressão e ansiedade); Doenças com manifestações neurológicas (por exemplo, Mal de Parkinson e epilepsia) e "Controle da Dor" (por exemplo, dor pós-operatória e dor crônica). Neste contexto, o presente trabalho avaliou o possível efeito antinociceptivo e anti-inflamatório do CTL em roedores.
METODOLOGIA:
Foi realizado o teste das contorções abdominais induzidas pelo ácido acético a 0,85%, teste da formalina, teste da placa quente e teste de indução de peritonite por carragenina. No 1º teste, camundongos foram tratados com citronelal (CTL) (50, 100 e 200mg/kg), veículo ou AAS (200 mg/Kg). Em seguida, receberam a solução de ácido acético e o número de contorções abdominais foi registrado. No teste da formalina, os animais receberam uma injeção de formalina a 1,5% na pata e, em seguida, foi registrado o tempo da resposta nociceptiva durante os primeiros 5min e nos 15 min finais. Os animais receberam CTL, indometacina (10 mg/kg) ou veículo por como pré-tratamento. No teste da placa quente, os animais foram colocados sobre uma superfície aquecida e o tempo decorrido até que reagissem foi registrado. A reatividade dos animais foi medida após serem tratados com veículo, CTL ou morfina (5mg/kg). Em um grupo adicional foi administrada naloxona (0,5 mg/kg). No último teste, a migração de leucócitos foi induzida por uma injeção de carragenina a 1% na cavidade peritoneal dos camundongos, 30min após a administração do CTL, dexametasona (2mg/Kg) ou veículo. Os animais foram eutanasiados e em seguida, foi feita a coleta do fluido da cavidade peritoneal e a contagem de neutrófilos.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos nos diversos experimentos foram tratados estatisticamente utilizando-se o programa GraphPad PrismÒ, versão 3.0, através de Análise de Variância (ANOVA) de 1 via, seguido do Teste de Dunnett. Foram consideradas significativas as diferenças com p < 0,05. O CTL (50, 100 e 200 mg/kg, i.p.) diminuiu de maneira dose-dependente o número de contorções abdominais induzidas pelo ácido acético, em 61,4%, 66,4% e 81,9% (p< 0,001), respectivamente. Em ambas as fases do teste da formalina, o CTL reduziu de maneira dose-dependente a resposta álgica, com redução de 42,9%, 47,0%, 66,8% (p< 0,001) na 1ª fase, e na 2ª fase a redução foi de 69,5%, 71,1%, 79,2% (p<0,01), nas respectivas doses. No teste da placa quente, as doses de 100 e 200mg/kg aumentaram o tempo de latência ao estímulo térmico (19.3±4.3 e 21.2±5.1, respectivamente) nos parâmetros avaliados, de forma significativa (p<0,05). E por fim, no teste de indução de peritonite, as doses de 100 e 200mg/kg reduziram a migração de neutrófilos para a cavidade peritoneal (5,12x106 ± 1,59x106 neutrófilos/mL).
CONCLUSÃO:
Os resultados sugerem que o citronelal apresentou efeito antinociceptivo e anti-inflamatório em vários testes experimentais, sendo sua ação provavelmente mediada pela inibição da síntese de prostaglandinas como também por mecanismos inibitórios centrais (sistema opióide). Mais estudos poderão caracterizar melhor o mecanismo de ação envolvido nesses efeitos.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq
Palavras-chave: monoterpenos, citronelal, atividade antinociceptiva e anti-inflamatória.