62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
DISPONIBILIZANDO OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM PARA TRABALHAR A TEMÁTICA MEIO AMBIENTE NA ESCOLA
Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais 1
Lysandra Guedes Fontenele 1
Maressa Soares de Sousa 1
Marylia Albuquerque Braga 1
Antonia Lis de Maria Martins Torres 1
Glória Maria Marinho Silva 2
1. Faculdade de educação, Universidade Federal do Ceará/ FACED/UFC
2. Profa. Dra./Orientadora - Departamento de Química e Meio Ambiente - IFCE
INTRODUÇÃO:
Compreendemos que a discussão sobre a temática Educação Ambiental tem se tornado um assunto bastante polêmico de grande relevância e abrangência universal, envolvendo todos os setores da sociedade, pessoas de todas as idades e níveis de escolarização. É um tema relevante, pois sabemos que a humanidade enfrenta um grande perigo ao inobservar a capacidade suporte do meio ambiente. Devido ao crescimento do progresso tecnológico sem precedentes, os quais, no momento em que trouxeram benefícios para a sociedade, produziram também sérias conseqüências ambientais e sociais. Entendendo que esse é um tema que deva ser discutido no âmbito educacional na intenção de formar cidadãos que possam se posicionar e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida individual e coletiva. Desse modo, o presente estudo tem por objetivo apresentar a experiência que desenvolvemos junto ao projeto intitulado: Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), catalogando objetos digitais de aprendizagem que possam fomentar a discussão sobre a educação ambiental no ambiente escolar, inclusive inserir metodologias de ensino atrativas, para formar cidadãos críticos quanto à atual realidade do meio ambiente.
METODOLOGIA:
A realização desta catalogação se deu dentro do Laboratório de Pesquisas Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, onde ambos fazem parte do projeto intitulado: Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE). No primeiro momento, realizamos o processo de busca dos objetos digitais disponíveis na internet para o desenvolvimento de atividades pedagógicas complementares afim de atingir todos os níveis de ensino e diversas áreas, inclusive a área de educação ambiental. Diante dessa demanda, o projeto conta com três grupos de pesquisa, em um desses encontra-se o grupo de química e meio ambiente, o qual é responsavel pela busca de objetos na temática de meio ambiente. Em seguida, o grupo responsável realizou uma pesquisa exploratória das mídias com cunho ambiental, verificando alguns quesitos, tais como: os aspectos pedagógico que envolve os conteúdos, o idioma em que a mídia se encontra, a que faixa etária se destinava os objetos, o tema abordado, a classificação em softwares, vídeos, jogos, animações. A partir disso, houve a seleção de algumas mídias. Toda a pesquisa foi realizada com a utilização de computadores conectados à internet.
RESULTADOS:
Atualmente, temos disponibilizado no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) quatorze (14) objetos de aprendizagem referentes à temática de meio ambiente, onde dentre esses, doze (12) são softwares educacionais, um (01) vídeo educativo e um (01) animação/simulação. Onde nove (09) são para ensino fundamental e cinco (05) são para ensino superior. Com a publicação desses objetos no BIOE e sua devida aprovação qualquer pessoa poderá acessá-los gratuitamente e assim utilizá-los como mais um instrumento complementar aos conteúdos ministrados em sala de aula. No entanto, verificamos que os objetos digitais de aprendizagem publicados dentro da temática de meio ambiente concentram-se nos seguintes temas: ecologia, educação ambiental, resíduos sólidos, sistemas de saneamento básico, reciclagem de materiais, energias renováveis, compostagem, recursos naturais, clima e sustentabilidade ambiental. Com predominância de quatro (04) idiomas o português, inglês, espanhol e catalão.
CONCLUSÃO:
Diante do exposto, podemos concluir que há uma vasta disponibilidade de objetos digitais de aprendizado voltada à temática do meio ambiente, os quais podem ser acessados gratuitamente na internet, através do BIOE. Há objetos direcionados a todos os níveis de ensino, com ênfase na educação fundamental final e ensino superior, e em diversos idiomas, onde há predominância do português, inglês, espanhol e catalão. Sendo a população constantemente cercada de notícias sobre a degradação ambiental e suas conseqüências à vida humana é impreterível uma educação ambiental eficiente. Neste sentido, compreendemos que a escola, enquanto lugar de formação e informação deve oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fatos naturais e humanos, desenvolva suas potencialidades e adote posturas criticas quanto a relação desenvolvimento e meio ambiente. Entretanto, reconhecemos que a educação sozinha não é suficiente para mudar os rumos desse planeta, mas certamente é a condição necessária, pois consideramos como o meio indispensável para conseguir criar e aplicar formas cada vez mais sustentáveis de interação da sociedade com a natureza, viabilizando soluções para os problemas ambientais.
Palavras-chave: Objetos digitais de aprendizagem, Escola, Meio Ambiente.