62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
DIVERSIDADE DE FUNGOS ENDOFÍTICOS DA ESPÉCIE AMAZÔNICA Licaria puchury-major (MART.) KOSTERM QUE OCORRE NO MUNICÍPIO DE BORBA-AM.
Rosilane Ramos Graça 1
Antonia Queiroz Lima de Souza 1
Rosana Silva de Carvalho 2
Sandra Patrícia Zanotto 1
Ademir Castro e Silva 1
1. Universidade do Estado do Amazonas
2. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
INTRODUÇÃO:

Os fungos endofiticos são organismos associados à espécies vegetais e são importantes na manutenção do equilíbrio ambiental. Contribuem aumentando a resistência das plantas hospedeiras aos estresses ambientais e ao combate à herbivoria pela produção de metabólitos bioativos. Colonizam pelo menos uma fase do seu ciclo de vida o interior de tecidos vegetais sem causar danos aparentes à planta hospedeira (HALLMANN et al, 1997), ou colonizam o interior dos tecidos aéreos (CARROLL, 1986; PETRINI,1991). Segundo Misaghi e Donndelinger (1990), estes  fungos co-evoluíram com suas espécies vegetais hospedeiras, cuja interação mutualística recebe nutrientes e proteção destas, e  maior resistência em ambientes com estresse causados por fatores bióticos ou abióticos. Em alguns casos esta interação possibilita a resistência contra patógenos (LEMANCEAU et al, 1993). É importante a escolha da planta hospedeira, conforme características biológicas como: idade, endemismo, história etnobotânica e condições ambientais. No município de Borba, localizado na Região do Madeira-AM, há ocorrência da espécie  Licaria puchury-major no rio Mapiá, pertence a família Lauraceae, e habita margens e igapó de água preta, com ampla utilização na medicina natural. (GRAÇA, 2003).

METODOLOGIA:

A planta L. puchury-major foi coletada no município de Borba, no rio Mapiá, no estado do Amazonas, da qual foi utilizado raízes, caules, folhas, flores e frutos trazidos para Manaus e desinfetadas superficialmente no laboratório de Biorgânica da UEA.  Fragmentos dos tecidos  foram inoculados em BDA contendo 100ug/mL de terramicina, a 18oC por 30 dias, para o isolamento dos fungos. No terceiro dia iniciou-se a retirada de agar contendo hifas. As placas de petri contendo os meios de culturas e os fragmentos da planta foram incubados em incubadora BOD por um mês. A cada oito dias a temperatura foi alterada para: 18oC, 26oC e 40oC. Após o terceiro dia de incubação fragmentos do meio de cultura contendo hifas foram transferidos para tubos de ensaio com meio inclinado especifico do isolamento. As culturas mitospóricas foram purificadas pela metodologia de culturas monospóricas e preservadas conforme Castellani (1939), óleo mineral e água com glicerol 15%.

RESULTADOS:

Dos tecidos de L. puchury-major foram isolados no total 328 fungos endofíticos, sendo: 143 da flor, 95 do galho, 23 da folha e 67 da raiz. Os fungos foram agrupados pela sua macro e micro-morfologia nos gêneros Colletotrichum, Phomopsis, Xylaria, Pestalotiopsis, Trichoderma e outros oito não foram identificados. O gênero Trichoderma foi especifico da raiz. De forma geral houve uma maior frequência de fungos endofíticos nas flores dos hospedeiros e uma menor freqüência foi observada nas amostras das folhas, e de acordo com a literatura são nas folhas que há maior ocorrência, visto que é a entrada dos microrganismos. Estes fungos estão sendo identificados e preservados na coleção do laboratório de Biorganica, onde fornecerá subsídios para futuras pesquisas sobre o uso destes na biotecnologia.

CONCLUSÃO:

O presente trabalho evidência a grande biodiversidade de fungos endofíticos de L. puchury-major na Amazônia e fornecerá subsídios para futuras pesquisas sobre o uso destes na biotecnologia.

Instituição de Fomento: FAPEAM
Palavras-chave: L. puchury-major, Fungos endofíticos, Borba-AM.