62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 7. Oceanografia - 1. Oceanografia Biológica
LEVANTAMENTO DO ICTIOPLÂNCTON NA ÁREA DE ARREBENTAÇÃO DA PRAIA DO ARAÇAGY, MARANHÃO-BRASIL.
Gabriel Silva dos Santos 2
Simone Karla Lima e Silva 2
Paula Cilene Alves da Silveira 1
1. Professora Titular Dra. Departamento de Oceanografia e Limnologia, UFMA
2. Graduandos de Oceanografia, UFMA
INTRODUÇÃO:
Tendo como finalidade fazer o levantamento qualitativo e quantitativo do ictioplâncton presente na área de arrebentação da praia do Araçagy e posteriormente fazer o levantamento pesqueiro da área onde foram realizadas coletas no período de 5 meses de 30.11.2009 a 25.03.2010, em marés de sizígia no período diurno. Os arrastos foram realizados na superfície numa faixa de 50 m da zona de arrebentação paralelos á costa durante a preamar. Nos arrastos foram utilizada rede de bongo malha de 300 mµ. Parâmetros ambientais como temperatura e salinidade da água também foram medidos. Foram registrados 173 ovos e identificadas 18 larvas de peixes.
METODOLOGIA:
As coletas foram realizadas na zona de arrebentação da praia do Araçagy, localizada na ilha de São Luís, Maranhão - Brasil, no período de 11.2009 à 03.2010, em marés de sizígia no período diurno. Este estudo teve duração de 5 meses. Os arrastos de ictioplâncton foram realizados na zona de arrebentação paralelos à costa durante a preamar, através de arrastos horizontais na superfície utilizando rede de bongo com malha de 300 mµ. Outros parâmetros ambientais como temperatura e salinidade da água foram observados. Fixou-se o material em formol tamponado 4% e triado no laboratório de Zooplâncton do DEOLI/UFMA.
RESULTADOS:
Foram triadas 5 amostras coletadas na área de arrebentação da Praia do Araçagy correspondente aos meses de Novembro de 2009 à Março de 2010. Registrou-se 173 ovos, 18 larvas e 1 juvenil de peixe distribuídos da seguinte forma: 8 larvas de Engraulidae, 6 larvas de Clupeidae, 2 larva e 1 juvenil de Gobiidae e 2 larvas de Elopidae. Calculou-se à abundância relativa e a família Clupeidae foi dominante nas amostras com 42,8% do total das larvas, seguida das famílias Engraulidae com 28,6%, Elopidae e Gobiidae ambas com 14,3%. Esses resultados evidenciam que estas duas famílias utilizam a área de arrebentação como berçário natural, onde as larvas buscam alimento, abrigo e refúgio de predadores.
CONCLUSÃO:
Baseado nos resultados obtidos, observou-se que os representantes das quatro famílias de peixes encontradas utilizam a zona de arrebentação como área berçário; A elevada presença de ovos sugere que a área de arrebentação da praia do Araçagy é local de desova; Devido a área de arrebentação ser muito energética e rica em nutrientes, várias larvas de peixe utilizam-na como abrigo e refúgio de predadores até o seu recrutamento.
Palavras-chave: Larvas, Ovos, Peixes.