62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ELIAKIN RUFINO, DA CIDADE DE MANAUS
Maira Pereira Noronha 1
Raimunda Helena Agualuza Castro 1
Rosilane Salgado Lemos 1
Delcimara de Castro Agualuza 1
Luciane Franco do Nascimento 1
Katiania Barbosa de Oliveira 1
1. CENTRO UNIVERSITARIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS-CIESA
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar o processo de Inclusão de crianças que possuem necessidades especiais na escola Municipal de Educação Infantil Eliakin Rufino. A escola foco de nossa pesquisa é situada na zona centro-sul da cidade de Manaus, as crianças que estão matriculadas estão numa faixa etária de 3 a 6 anos, sendo turmas de 1º período e 2º período, cada classe tem a quantidade de 15 alunos. A referida escola trabalha com a Política de Inclusão onde as crianças com deficiência estão inseridas nas atividades normais da escola juntamente com outras crianças, as ditas "normais". O desafio da Inclusão em escolas públicas é enorme, mais ainda na região amazônica, requer uma disposição maior dos profissionais envolvidos, tendo em vista que essas escolas não possuem recursos para atender todas as necessidades de forma efetiva. A escola promove com os instrumentos que possui a aprendizagem, a relação social e o desenvolvimento motor, mas é evidente a grande dificuldade enfrentada por eles nesse processo. O que se propõe em primeiro lugar é diagnosticar as maiores dificuldades enfrentadas pela escola e sugerir ações para que de fato a Inclusão se efetive, a fim de que as crianças com e sem deficiência se desenvolvam juntamente com os profissionais e a sociedade como um todo. Acreditamos que desta maneira as crianças se sentirão e se tornarão partes integrantes em nossa sociedade, como sujeito ativo e responsável pela transformação social.
METODOLOGIA:
O Presente estudo foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Eliakin Rufino na Cidade de Manaus, buscou-se analisar o processo de Inclusão da educação de crianças com Necessidades Especiais. Os métodos utilizados para coleta de dados foram pesquisas bibliográficas, elaboração de questionários com questões abertas e fechadas através de abordagem com os docentes da escola envolvida.
RESULTADOS:
A partir dos dados e registros desta pesquisa, o que pudemos verificar foi a grande vontade e prazer dos profissionais da escola em questão, levando-se em consideração o grande desafio de encarar a realidade do nosso país e principalmente de nossa região (Norte), - no que se refere a educação e mais ainda a Inclusão, - prazer de querer vencer todas as barreiras impostas por uma sociedade baseadas em velhos paradigmas e que atingem principalmente as classes menos favorecidas que sofrem por não poderem proporcionar a seus filhos benefícios mínimos, e principalmente às crianças que precisam de atenção e cuidados especiais. O que ficou evidente no decorrer dessa pesquisa foi a valorização do ser humano independente de sua limitação, o que todos nós temos, priorizando o bem estar das famílias que antes não aceitavam encarar a realidade de forma digna, passando a se sentirem parte integrante na busca pela Inclusão. No entanto é claro a idéia de que educação de qualidade e principalmente Inclusão, não se faz apenas com boa vontade e satisfação, é necessário o envolvimento de Todos neste processo, o professor é apenas uma parte desse todo!
CONCLUSÃO:
No presente trabalho foi verificado que professores e gestores sentem uma grande dificuldade em trabalhar com as crianças que estão em processo de inclusão. Com base nas pesquisa feita, os professores não estão preparados para trabalhar com crianças especiais, pois é um grande desafio tendo em vista que é necessário um acompanhamento não só da, criança, mas de toda família. Sabe-se que ainda há resistência por parte dos pais dos outros alunos e até mesmo das crianças, mas é função da escola promover de maneira natural a inclusão de todos. A escola analisada realiza palestras com os pais de todas as crianças, permitindo um ambiente acolhedor, desta maneira os pais das crianças abraçaram a causa e foram participativos nesse processo. Sendo assim o processo de Inclusão começa pela família, pela escola e por fim o resultado na sociedade é grandioso, e isso permite cada vez mais que processo de desenvolvimento das crianças com deficiência seja "normal" e ocorra com sucesso, mas como constatado em nossa pesquisa, é necessário um envolvimento de todas as partes da sociedade, é preciso que cada um compreenda que temos a nossa parcela de contribuição e assim compreendermos que a Inclusão ocorrerá de maneira satisfatória.
Palavras-chave: Inclusão, Politicas públicas, Ensino-aprendizagem.