62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 5. Sociologia Rural
PERFIL SOCIAL DOS JOVENS DE COMUNIDADES RURAIS, ATORES DO PROJETO INTERVIVÊNCIA NO OESTE POTIGUAR, EM APODI-RN
Márcia Egina Câmara Dantas 1
Ana Cláudia Medeiros Souza 1
Edna Guilherme dos Santos 1
Geovânia da Silva Toscano 4
Jorge Luis de Oliveira Pinto Filho 3
Alan Martins de Oliveira 2
1. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN
2. Prof. Dr./Orientador - Depto. de Gestão Ambiental - UERN
3. Prof. /Orientador - Depto. de Gestão Ambiental - UERN
4. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Ciências Sociais
INTRODUÇÃO:

No ano de 2009 iniciou-se o Projeto de Intervivência no Oeste Potiguar destinado ao público jovem, mediante uma parceria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, com Organizações Não Governamentais - ONGs que atuam em comunidades rurais de Apodi-RN e com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi - STTR e ainda, com o fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. O acompanhamento e diagnóstico do perfil da juventude em comunidades rurais foi o foco principal desta iniciativa em sua primeira etapa que encerrou em dezembro do referido ano. Assim, este trabalho tem como principal objetivo descrever o perfil social dos jovens, filhos e filhas de agricultores e agricultoras, sujeitos do Projeto Intervivência no Oeste Potiguar, em Apodi-RN.

METODOLOGIA:

Como procedimentos metodológicos, o grupo interdisciplinar de pesquisadores do Projeto de Intervivência no Oeste Potiguar subsidiou as ações com leituras e discussões de artigos e livros que envolvem as seguintes temáticas: juventude rural, agroecologia, desenvolvimento sustentável rural, extensão/comunicação rural; estabeleceu contatos com os possíveis parceiros para ações e seleção dos jovens; realizou diagnóstico sobre o município e a juventude e estimulou a seleção dos jovens a ser realizada por parceiro local.  Assim, 20 (vinte) jovens de comunidades rurais foram selecionados pelo coletivo de jovens do STTR daquele município. Posteriormente, promoveu-se reuniões de sensibilização e coleta de dados primários por meio de aplicação dos questionários aos jovens do projeto, na faixa etária de 16 a 22 anos, coleta de depoimentos e realização de registro fotográfico.

RESULTADOS:

Identificou-se que a Zona Rural do referido município divide-se em quatro microregiões distintas, denominadas região do Vale, região da Areia, região da Chapada e região da Pedra. Todos os 20 (vinte)jovens residem em comunidades localizadas nesta última, sendo as seguintes: Santa Rosa II, Trapiá II, Bambural, Cápua, Santa Cruz, Água Fria e Lagoa Rasa. Os jovens selecionados pelo projeto concluíram ou estão concluindo o nível médio. É patente o interesse dos mesmos em dar continuidade aos estudos, sendo que todos são oriundos de escolas públicas. Ressalta-se que é significativo a ligação da maioria dos jovens com algum tipo de organização social, quer seja movimento pastoral, participação no coletivo de jovens do STTR ou em outros projetos de extensão da Universidade. Constatou-se que a cidade de Apodi caracteriza-se por uma população jovem, muito expressiva e as políticas públicas voltadas à educação não estão atendendo a contento a demanda desta faixa da população.

CONCLUSÃO:
A juventude rural em Apodi, notadamente os jovens que participam do Projeto de Intervivência no Oeste Potiguar (UERN/CNPq), apresentam uma série de carências do ponto de vista educacional, limitação de acessos a lazer e ainda possuem significativas dificuldades em perceber seu papel transformador na sociedade em que estão inseridos. Com efeito, a presença marcante de ONGs, de movimentos sociais e de projetos de universidades, colabora como elementos de complementaridade às políticas públicas para estes jovens compreendidos aqui como sujeitos a ter direitos. A continuidade deste e de outros projetos de caráter social, poderá ter repercussão expressiva junto às famílias e, especificamente, junto a estes jovens, que, se estimulados em diferentes espaços de construção e ampliação de seus conhecimentos, poderão retornar às suas origens e contribuírem na perspectiva da administração de projetos produtivos, gestão de grupos coletivos em vários níveis e até atuar como formadores de opinião com outros jovens e demais membros da sociedade. Estes trabalho refere-se à primeira etapa de um Projeto de pesquisa/extensão que atualmente encontra-se em sua segunda fase, a vivência dos jovens das comunidades em meio universitário.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Juventude rural, Transformação social, Políticas públicas.