62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
IDENTIFICAÇÃO E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO
Georgia Sobreira dos Santos Cêa 1
Camila Ferreira da Silva 1
Edilma José da Silva 1
1. Universidade Federal de Alagoas
INTRODUÇÃO:
O texto trata de estudos que vêm sendo desenvolvidos como parte dos seguintes projetos de iniciação científica: "Relações entre educação do campo e desenvolvimento econômico: problemas, alternativas e argumentos" e "Educação e desenvolvimento econômico: mapeamento de experiências em assentamentos rurais de Alagoas". Ambos vinculam-se ao projeto "Pesquisa e Diagnóstico das potencialidades socioeconômicas dos assentamentos rurais do estado de Alagoas". A iniciativa para a elaboração de um texto conjunto foi motivada por estudos coletivos realizados, visando à aproximação dos pesquisadores com a temática central dos projetos. Nesse sentido, este texto apresenta um estudo bibliográfico que tem como objetivo identificar características de teses e dissertações que relacionam educação do campo e desenvolvimento econômico, especialmente quanto aos principais recortes, tendências teórico-metodológicas, campos de pesquisa e instituições que desenvolvem investigações sobre o tema. O mapeamento resultante do trabalho se constitui no seu aspecto mais relevante, podendo contribuir com outros pesquisadores da área de estudos sobre educação do campo, especialmente no que se refere às características que as investigações têm assumido.
METODOLOGIA:
O trabalho desenvolveu-se a partir de um estudo bibliográfico, que partiu do levantamento de investigações cadastradas no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. A definição por um estudo envolvendo esse tipo de produção deveu-se ao fato de que as teses e dissertações resultam de investigações sistemáticas que exigem profundidade e rigor acadêmico e são desenvolvidas em programas de pós-graduação, que têm a pesquisa como recurso acadêmico. Utilizando-se a expressão "educação do campo" como chave de busca, foram encontradas 67 investigações, produzidas entre 2002 e 2007. Após essa busca, realizou-se uma primeira leitura dos resumos das teses e dissertações para definição das categorias orientadoras da análise do material, que ficaram assim definidas: identificação básica de cada produção (nível, ano, instituição, área, fonte de financiamento) e principais características teórico-metodológicas dos estudos (tema, campo de investigação, referenciais). Após a sistematização quantitativa dos dados, realizou-se a análise qualitativa dos mesmos, indicando as maiores incidências em cada categoria definida e refletindo sobre as implicações das principais ênfases identificadas.
RESULTADOS:
Das 67 investigações sobre educação do campo, 55 são dissertações (82%) e 12 são teses (18%). 85% das investigações (57 delas) foram concluídas entre 2005 e 2007, contra 10 concluídas entre 2002 e 2004 (15%). Considerando-se as instituições, tem-se o seguinte: 61 investigações (91%) foram defendidas em instituições públicas; 22 (33%) estão localizadas na região nordeste, 17 (25%) na região sul, 15 (22%) na região sudeste, 8 (12%) na região norte e 5 (7%) no centro-oeste. A maioria das investigações (51 delas) se deu na área da educação (76%) e 16 foram desenvolvidas em outras áreas (24%). Apenas 20 estudos contaram com financiamento (30%), sendo a CAPES a principal agência nesses casos (12 estudos). Os principais temas tratados foram: educação no MST (11 trabalhos; 16%), formação de professores (10 trabalhos; 15%), PRONERA (5 trabalhos; 7%) e cursos de Pedagogia da Terra (5 trabalhos; 7%), entre outros. Os assentamentos em terras de reforma agrária (8; 20%) e as escolas públicas rurais (8; 20%) foram os principais campos empíricos investigados, seguidos das escolas em assentamentos (6; 19%), das escolas agrícolas (5; 7%) e de turmas do PRONERA (4; 6%). Os principais referenciais teóricos foram o materialismo histórico (13 trabalhos; 19%) e a educação popular (10 trabalhos; 15%).
CONCLUSÃO:
A análise dos dados indica que a descrição de experiências prevalece frente à produção de conhecimento inédito sobre o tema, visto que as dissertações configuram a maioria das produções. Isso se relaciona ao fato de que o tema ganhou expressiva importância nos últimos anos e o conhecimento da realidade da educação do campo é uma necessidade emergente. A maioria das investigações foi desenvolvida em instituições públicas, em programas de pós-graduação em educação, e poucas obtiveram financiamento. Isto pode estar relacionado ao fato de que os principais temas investigados tratam de questões que envolvem movimentos sociais e políticas públicas para a população do campo, especialmente em instituições aí localizadas. Por se constituir numa realidade marcada por conflitos e precariedades sociais, os principais referenciais teóricos são aqueles orientados por uma perspectiva crítica, que aponta para a transformação social, e isto se liga ao fato das regiões nordeste e sul do país abrigarem a maioria dos estudos, por serem aquelas onde grandes conflitos de terra ocorrem. Os estudos aqui tratados, independente de suas especificidades, ampliam o conhecimento sobre a escolarização dos povos do campo, que historicamente ocupam um lugar marginal na política educacional brasileira.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Educação do campo, Produção acadêmica, Características teórico-metodológicas.