62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
ATIVIDADE ACADÊMICA COMPLEMENTAR DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ALUNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Yana Luck Nunes 1
Francisco Willian de Souza Lucas 1
Andréa Teixeira Pontes 1
Larissa Maria Souza Róseo 1
Sandro Thomaz Gouveia 1
1. DEPARTAMENTO DE QUIMICA ANALITICA E FISICO-QUIMICA,UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA
INTRODUÇÃO:

Nos cursos de pós-graduação em química, os pós-graduandos são preparados, especialmente, para desenvolver pesquisas acadêmicas, enquanto atividades de práticas docentes são raras. Vale ressaltar que grande parte desses alunos pretende ser professor do ensino superior. Dessa maneira, este trabalho teve como proposta o desenvolvimento de uma semana de atividades acadêmicas de inserção da pós-graduação em química na graduação desse mesmo curso durante o período de férias. A semana de atividades acadêmicas teve como objetivo desenvolver uma melhor preparação didática dos pós-graduandos e também apresentar conhecimentos de pesquisas científicas para os alunos da graduação.

 

METODOLOGIA:

Os pós-graduandos, após terem realizado uma extensa pesquisa sobre alguma técnica de análise química ou estudos que pudessem complementar o conhecimento químico dos graduandos, produziram um material didático e ministraram um curso de 10 horas que incluíam duas etapas: teoria e prática. Técnicas eletroquímicas, caracterização de eletrodo, química dos polímeros, foram alguns dos assuntos abordados no curso. A atividade desenvolvida teve a participação de cinquenta graduandos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química e de Química Industrial da UFC, com a participação ainda, de graduandos de outras duas instituições de ensino superior de Fortaleza, Universidade Estadual do Ceará e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Além da interação acadêmica entre a pós-graduação e a graduação em química a semana de atividades acadêmicas promoveu visitas técnicas a indústrias químicas dos setores herbicidas, pesticidas e petroquímico, onde foram mostrados aos alunos os processos químicos envolvidos em cada setor, os reatores e as políticas de segurança química e do trabalho de cada empresa. E, finalmente, participaram também de uma palestra acadêmica, apresentada por uma professora da área de química analítica, sobre a técnica de extração em ponto nuvem.

RESULTADOS:

Para avaliar o grau de crescimento acadêmico dos envolvidos, foram feitas enquetes sobre o trabalho desenvolvido e os resultados dessas mostraram que: os pós-graduandos destacaram que a experiência de produzir um material acadêmico, escrito e digital, e ministrar um curso para muitos alunos foi uma experiência profissional-acadêmica proveitosa que precisa ser mais praticada nos cursos de pós-gradução; os assuntos abordados nos cursos pelos pós-graduandos eram pouco vistos na graduação, o que proporciona aos graduandos participantes um conhecimento diferencial; e, a maioria dos graduandos não conhecia uma indústria química e, por isso, a experiência propiciada pelas visitas técnicas trouxe um aprendizado ímpar sobre o ambiente industrial, a segurança química e a gestão dos processos químicos desempenhados por essas indústrias visitadas

CONCLUSÃO:

Por meio das discussões anteriormente citadas conclui-se que a semana de atividades acadêmicas de férias da UFC é um evento útil para o desenvolvimento da formação profissional dos pós-graduandos, futuros professores do ensino superior, além de ser uma atividade complementar de agregação de conhecimento dos alunos da graduação. Deve ser enfatizado ainda que tal atividade pode ser aplicada a outros cursos da Universidade.

 

Palavras-chave: atividades acadêmicas, Inserção pós-graduação, Crescimento acadêmico-profissional.