62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DO FUNGO ENDOFÍTICO Colletotrichum gloeosporioides ISOLADOS DA PLANTA Indigofera suffruticosa Mill.
Irailton Prazeres dos Santos 1
Ana Paula Sant'Anna da Silva 1
Luís Cláudio Nascimento da Silva 1
Janete Magali de Araújo 3
Marilene da Silva Cavalcanti 2
Vera Lúcia de Menezes Lima 1
1. Departamento de Bioquímica, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
2. Departamento de Micologia, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
3. Departamento de Antibióticos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
INTRODUÇÃO:

Nos últimos anos tem-se verificado um grande avanço científico envolvendo os estudos químicos e farmacológicos de plantas medicinais que visam obter novos compostos com propriedades terapêuticas. Nesse contexto se encontra a espécie Indigofera suffruticosa Mill. uma planta originária da Índia e que encontra-se distribuída por toda a América tropical, sendo esta utilizada no tratamento de diversas doenças. Alguns microrganismos, principalmente bactérias e fungos, habita o interior das plantas, durante o seu ciclo de vida sem causar sintomas de doenças, são considerados organismos endófitos. Esses microrganismos representam uma importante fonte para a produção de metabólitos secundários com ação antibacteriana, antifúngica, antitumoral, dentre outras. Em decorrência da escassez de pesquisas sobre fungos endofíticos de I. suffruticosa, assim como a utilização dos seus metabolitos em estudos biotecnológicos, esse trabalho tem como objetivo analisar o potencial antibacteriano de metabólitos sintetizados pelo fungo endofítico C. gloeosporioides isolados de folhas sadias de I. suffruticosa.

METODOLOGIA:

As folhas foram coletadas em Igarassu - PE, foram lavadas com água corrente e detergente neutro, em seguida fragmentadas em discos de 5mm de diâmetro, que foram superficialmente esterilizados em etanol 70%, por 1 minuto, hipoclorito de sódio 3% por 3 a 4 minutos, etanol 70%, por 30 segundos, e em seguida lavados por 3 vezes em água destilada estéril da qual se retirou 1mL para o controle. Os discos foram transferidos para placas contendo o meio BDA, acrescido com clorafenicol (50 mg / L-1). Essas foram incubadas a temperatura de 28 ± 2°C e observadas por um mês. Com o surgimento de colônias nas bordas dos discos, essas foram transferidas para tubos contendo o meio BDA. Os fungos isolados e identificados como C. gloeosporioides, foram submetidos ao ensaio em meio sólido frente às bactérias Staphylococcus aureus 02; Bacillus subtilis 86; Escherichia coli 224; Klebsiella pneumoniae 396   e  Pseudomonas aeruginosa 416, obtidas da Coleção de Cultura UFPEDA, Departamento de Antibióticos, UFPE. Após cultivados em meio Ágar Sabouraud durante sete dias os fungos foram fragmentados em blocos de 5mm de diâmetro e transferidos para placas, em triplicata, contendo o meio Müller-Hinton previamente inoculadas com as bactérias e, após 24 horas, foram realizadas as leituras dos halos de inibição.

RESULTADOS:

Dos 54 fragmentos analisados C. gloeosporioides foi a espécie mais isolada com freqüência de colonização de 27,77%. Estes dados estão de acordo com resultados sobre fungos endofíticos de outros hospedeiros nos quais geralmente um amplo grupo de espécies pode ser isolado de um dado vegetal, mas apenas algumas estão presentes em número significante. O gênero Colletotrichum é relatado como endofíticos com alta freqüência de colonização. Frente a bactéria P. aeruginosa, apenas dois tiveram ação relevante, apresentando uma média de halo de inibição de 11mm e 12mm de diâmetro, respectivamente, já frente as demais bactérias analisadas, todos os fungos apresentaram atividade considerável, variando a média dos halos de inibição de 20mm a 35mm de diâmetro, sendo atividade semelhante constatada em trabalhos anteriores.  Esse resultado pode está atrelado ao fato de que estudos realizados com C. gloeosporioides, endofítico isolado de caule de Artemísia mongólica que constatou a presença de um metabólito antimicrobiano denominado "ácido coletótrico" o qual é capaz de inibir o crescimento de B. subtilis e S. aureus, bem como atuar contra o fungo fitopatógeno Helminthosporium sativum.

CONCLUSÃO:

Concluímos através de nossas observações que os fungos C. gloeosporioides endofíticos de I. suffruticosa possuem potencial farmacêutico. Desde que estes fungos caracterizados quanto a isto mostraram atividade contra bactérias patogênicas a humanos, estes podem ser considerados como alvos de estudos posteriores visando identificar os compostos através de análises químicas.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambco - FACEPE
Palavras-chave: Colletotrichum gloeosporioides, Indigofera suffruticosa, Atividade antibacteriana.