62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 3. Clínica Médica
AVALIAÇÃO DOS SINTOMAS MAIS PREVALENTES EM PACIENTES COM CRISE HIPERTENSIVA ATENDIDOS NO PRONTO ATENDIMENTO DO HOSPITAL JOÃO XXIII
Francisco de Morais Lima Júnior 1
Lívia Mirella Martins Gomes 1
Ana Caroline Coutinho Iglessias 1
Janniê de Miranda Araújo 1
Jessé de Moura Lima Neto 1
Basílio Serrano Sousa Filho 2
1. Discentes de Medicina da Universidade Federal de Campina grande -UFCG
2. Prof./Orientador - Departamento de Cardiologia - UAMED -UFCG
INTRODUÇÃO:
Atualmente o Brasil vive um momento de transição epidemiológica, saindo das doenças agudas em direção às doenças crônicas não-transmissíveis. Dados do Ministério da Saúde do Brasil mostram que as doenças cardiovasculares são a primeira causa da mortalidade no país, representando 30,8% dos óbitos, sendo a hipertensão arterial sistêmica (HAS) um dos principais fatores de risco. No Brasil, a doença atinge cerca de 17 milhões de indivíduos; além de acometer 20% da população adulta mundial Ante a relevância epidemiológica da doença e sua associação com a crise hipertensiva, faz-se necessário estudo mais aprofundado da temática. A crise hipertensiva caracteriza-se por uma elevação rápida, inapropriada, intensa e sintomática da pressão arterial, com ou sem risco de deterioração rápida dos órgãos-alvo (coração, cérebro, rins e artérias), que pode conduzir a um risco imediato ou potencial de vida. Diante do exposto, e observando a necessidade de levantamentos epidemiológicos sobre esta realidade, objetivou-se, avaliar a prevalência dos sintomas mais presentes em pacientes diagnosticados com crise hipertensiva na população que procurou o Pronto Atendimento do Hospital João XXIII, vinculado ao Sistema Único de Saúde, da cidade de Campina Grande/PB.
METODOLOGIA:
A pesquisa em questão trata-se de um estudo observacional em que uma amostra constituída de 92 indivíduos, que procuraram espontaneamente por alguma queixa de saúde o Pronto Atendimento do Hospital João XXIII (HJXIII), vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde do Brasil; no período entre os meses de Setembro a Dezembro de 2009. Os pacientes eram informados sobre a pesquisa e seus objetivos e após obtenção de consentimento informado respondiam a um questionário padronizado o qual, posteriormente, foi analisado pelos participantes da pesquisa. Contudo, devido o foco da pesquisa, apenas foram incluídos nesta, os sintomas dos pacientes que tiveram o diagnóstico de crise hipertensiva; sendo os pacientes com demais diagnósticos excluídos da análise.
RESULTADOS:
De uma amostra de 92 pacientes foram analisados os dados de trinta e dois (32) pacientes os quais tiveram como diagnóstico Crise Hipertensiva; e diante deste espaço amostral 31,25 % (10) eram do sexo masculino com média de idade de 63,8 anos; e 68,75% (22) eram do sexo feminino com média de idade de 63,3 anos. Dentre os sintomas apresentados pelos pacientes os mais prevalentes foram: cefaléia 31,25% (10); náusea 25,00% (8); sudorese 18,75% (6); dor precordial 15,63% (5); e dispnéia 12,50% (4). Além destes sintomas, ainda foram citados: dor torácica 12,5%; síncope 9,4%; parestesia 9,4% e palpitações 6,3%. A partir destes resultados e de pesquisas posteriores poderá ser identificado o perfil sintomático dos pacientes com crise hipertensiva, levando o profissional de saúde mais rapidamente ao diagnóstico de pacientes com esta enfermidade o que é de suma importância no tratamento e prognóstico dos mesmos.
CONCLUSÃO:
A partir da análise dos dados e discussão dos resultados chega-se a conclusão que os sintomas mais prevalentes na crise hipertensiva são a cefaléia, a náusea, a sudorese e a dor precordial, estando estes resultados em concordância com os trabalhos da literatura. É de extrema importância o conhecimento, por parte dos profissionais de saúde, dos sintomas mais prevalentes da crise hipertensiva, no intuito de proteger o paciente das complicações que esta doença pode acarretar caso não seja diagnosticada e tratada corretamente.
Instituição de Fomento: Complexo Hospitalar João XXIII
Palavras-chave: crise hipertensiva, sintomas, prevalência.