62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 3. Turismo e Hotelaria
ANÁLISE DO PARQUE ESTADUAL DUNAS DO NATAL COMO ATRATIVO TURÍSTICO: UM ENFOQUE PROMOCIONAL
Janaina Silva de Morais 1
Elizabeth Jatobá Bezerra 2, 3
1. Departamento de Administração, Curso de Turismo, UFRN
2. Departamento de Educação Física, UFRN
3. Profa. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:
O turismo é considerado atualmente uma das principais atividades de lazer. A procura pelas atividades de lazer na natureza tornou as Unidades de Conservação matéria-prima para o ecoturismo. Dentre as Unidades de Conservação do Estado do RN, encontra-se o Parque Estadual Dunas do Natal, localizado no perímetro urbano do município de Natal, com uma área de 1.172 hectares de Mata Atlântida, desenvolvendo em sua área de uso público - Bosque dos Namorados - atividades que proporcionam ao visitante um harmonioso contato com o meio ambiente. O presente trabalho tem como objetivo analisar o Parque das Dunas enquanto atrativo turístico, focalizando a sua divulgação, observando como a administração do mesmo está desenvolvendo a sua promoção, as estratégias de marketing e o seu posicionamento no contexto turístico da cidade. É notável o potencial do Parque das Dunas como atrativo turístico para a região e para que o mercado tenha conhecimento do mesmo, é necessário investimento em um projeto para sua promoção. E este estudo torna-se relevante, no que diz respeito ao conhecimento das ferramentas de divulgação que estão sendo usadas atualmente para a promoção do Parque, como também para sugerir estratégias para seu posicionamento no contexto turístico da localidade.
METODOLOGIA:
Esse trabalho caracteriza-se como um estudo qualitativo de caráter descritivo, no qual, através da revisão literária são traçados as principais estratégias para o sucesso da divulgação de um atrativo turístico. Para Gil (1991, p. 46) "a pesquisa descritiva têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento da relação entre variáveis." Para identificar como se dá a promoção do Parque das Dunas, foi realizada entrevista com a administração do Parque, aplicados questionários a 27 membros da equipe, sendo, 09 funcionários e 18 estagiários de todos os setores do Parque, de um total de 60 membros, e com 50 atuais visitantes do atrativo, com o intuito de conhecer as perspectivas desses em relação à sua divulgação. A amostra do estudo foi feita de forma não-probabilística por critério de representatividade do grupo investigado. Para identificar seu posicionamento no contexto turístico da cidade, também foram realizadas pesquisas com 20 hotéis e 7 agências de turismo receptivo e ecoturismo da capital. Foi coletado material promocional do Parque das Dunas como folders, folhetos, panfletos, cartões-postais, mapas, fotos, etc. para conhecimento dos materiais de divulgação existentes sobre o Parque das Dunas.
RESULTADOS:

Como forma de analisar a divulgação do Parque das Dunas como atrativo turístico é necessário relatar as ações e as estratégias que a administração do mesmo está realizando. Constatou-se que o mesmo não possui um plano de comunicação, tendo apenas em seu plano de manejo e plano de programa de uso público orientações em relação à divulgação do Parque. A falta de divulgação em equipamentos turísticos faz com que os turistas não tenham conhecimento do Parque das Dunas, colocando esse atrativo com potencial indiscutível fora do contexto turístico da Cidade de Natal. Os equipamentos turísticos pesquisados têm interesse em divulgar o Parque das Dunas, mas para isso necessitam de material para distribuir com seus clientes. A análise da visão da equipe do Parque das Dunas revelou que a divulgação do Parque deve ser melhorada. A equipe possui uma perspectiva que vai além de uma simples divulgação interna e de apenas folhetos informativos, sendo consciente da necessidade de aumentar a divulgação do Parque e promovê-lo como atrativo turístico. E assim como a equipe, os visitantes sentem a necessidade de uma divulgação mais eficiente. Os visitantes gostariam de ser mais informados sobre o que ocorre no Parque, como também a sua importância e conservação.

CONCLUSÃO:
Apesar da divulgação existente, essa não está alcançando os objetivos esperados por uma divulgação. No âmbito do contexto turístico da Cidade de Natal, o Parque das Dunas não possui nenhum destaque nos roteiros turísticos da localidade. Nos hotéis e agências de receptivo e ecoturismo não existe material de divulgação disponível para serem distribuídos aos turistas, como também não existe interesse da administração do Parque em distribuir material para esses estabelecimentos. A partir dessas conclusões, com base nos dados levantados, recomenda-se ao Parque das Dunas a formulação de um plano de comunicação para tornar o atrativo mais conhecido pela população autóctone e pelos turistas que visitam a cidade. Pois a potencialidade do Parque das Dunas para a atividade turística é incontestável, porém, é necessário que haja uma promoção do atrativo para que o setor turístico tome conhecimento e coloque-o em destaque no contexto turístico da Cidade de Natal, pois o Parque das Dunas enquanto um bem público precisa ser visto por mais turistas e moradores que podem desfrutá-lo nas suas diferentes possibilidades de lazer: como o ecolazer, a educação ambiental e as práticas esportivas.
Palavras-chave: Enfoque promocional, Atrativo turístico, Parque das Dunas.