62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
A CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL ATHENEU NORTE-RIOGRANDENSE. A ATUAÇÃO DO PIBID.
Ed-ek Soares Silva 1
Ana Carolina Mattiuci 1
Leandro Arrilton de Medeiros 1
Manoel Leonel de Oliveira Neto 1
Rezin Juventino Silva 2
1. Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte / IFRN
2. Escola Estadual Atheneu Norte-Riogradense
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa teve como principal objetivo caracterizar o Ensino de Física na Escola Estadual Atheneu Norte-Riograndense, para fins da implatação de acões referentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), realizado pelo MEC. Este por sua vez busca incentivar a formação de professores e proporcionar uma melhoria do processo educacional por meio de ações diretas em escolas públicas, neste caso, na cidade de Natal-RN. Para este fim, em se tratando da disciplina específica de Física, foram analizados os recursos da estrutura escolar que são pertinentes a qualidade do ensino. Dentre os recursos pesquisados podemos destacar o acesso a laboratórios para aulas experimentais, utilização de recursos tecnológicos que facilitem o processo de ensino/aprendizagem (computadores com acesso a internet, animações específicas para ensino de física, videos etc.), como também foi verificada a perspectiva dos alunos sobre suas experiências na referida instituição. Esta preocupação com a educação estadual se deve principalmente ao baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) alcançado nos último dados estatísticos do MEC no ano de 2005, que foi de 2,6 para a rede estadual de Ensino Médio, bem abaixo da média nacional que é de 3,8.
METODOLOGIA:
As ações de cada etapa da coleta de dados sobre a Escola Estadual do Atheneu foram estabelecidas a partir de reuniões periódicas com a equipe executora. Esta equipe é constituída dos graduandos participantes do PIBID, de um professor supervisor da própria escola e dos coordenadores institucionais do projeto. Estes são professores no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), intituição que estabeleceu a implantação do PIBID. As estratégias adotadas pela equipe para coleta de dados na escola levaram em consideração a quantidade de alunos matriculados, a quantidade e a disposição das turmas, o corpo docente e sua formação profissional. Com isto, foram elaborados questionários específicos. Um que foi aplicado aos docentes da área de física e outro para os alunos, aplicado a uma amostragem de cerca de 10% do total. Com isto, os resultados ficaram dispostos em 275 questionários dos alunos e 5 dos professores de física atuantes no Atheneu. Por fim, os dados contidos nos questionários foram tabulados e organizados em gráficos.
RESULTADOS:
Os dados nos questionários apontaram um quadro geral do Ensino de Física na escola. Desde a estrutura disponível para suporte pedagógico até a relação professor/aluno. As questões possuem uma estrutura definida, apontando inicialmente as características dos alunos. A seguir, distinguem a estrutura pedagógica determinando as tecnologias disponíveis e o quanto elas são utilizadas pelos professores em suas aulas. Depois disso, seguiu-se para a questão das dificuldades nas disciplinas, procurando saber em quais os alunos dizem ter maior dificuldade. Está foi uma questão bem interessante, pois classificou as disciplinas segundo critérios dos próprios alunos. Os dados mostraram que as maiores dificuldades estão no estudo das ciências exatas, seguindo em ordem decrescente para as línguas e por fim as ciências humanas. A disciplina classificada com o maior índice de dificuldade foi física, onde os fatores responsáveis apontados pelos alunos foram os cálculos matemáticos e a ausência de aulas experimentais. Por fim, os próprios alunos apontaram que um professor dedicado e aulas experimentais são pontos cruciais para motivá-los a estudar física.
CONCLUSÃO:
As conclusões a que podemos chegar de acordo com os dados obtidos através dos questionários e por meio da convivência no espaço escolar é que as principais dificulades dos alunos na compreensão da disciplina de física partem não só da relação professor aluno, como também de um defeito de base. Pois tem a matemática como um destes fatores. Além do que fica bem claro que os próprios alunos veem a física como uma disciplina experimental, o que ela naturalmente é, pois se trata do estudo de fenômenos físicos. Isto mostra a necessidade de um espaço e materiais adequados para aulas experimentais, que proporcionem ao aluno a oportunidade de aprender como se produz ciência. A pesquisa de um modo geral apontou os principais pontos a que se devem direcionar os esforços para melhorar o ensino de física, possibilitando o início de ações direcionadas para as dificuldades matemáticas e aulas experimentais de física. Estas ações já estão em andamento na Escola Estadual do Atheneu. Portanto, na continuação deste trabalho uma nova pesquisa ao fim do projeto irá verificar a eficácia das medidas adotadas.
Instituição de Fomento: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: PIBID, Caracterização do Ensino de Física, Atheneu Norte-Riograndense.