62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE PSICÓLOGAS E ASSISTENTES SOCIAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM NATAL-RN
Antonielli Jatobá Bezerra Tinoco 1
Ana Karenina de Melo Arraes Amorim 1
Ellen Galvão de Lima 1
Nívia Lúcia de Andrade Oliveira 1
1. Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo discutir a atuação interdisciplinar entre os profissionais do Serviço Social e da Psicologia na Assistência Social, especialmente na proteção social básica, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Felipe Camarão, Natal/RN. Para atingir tal objetivo, pressupomos que a temática geral necessita abarcar a compreensão, mínima, do que se trata a política social na sociedade contemporânea e sua expressão, nesse caso, enquanto política pública de Assistência Social. Diante disso e de como a equipe caracteriza suas ações (interdisciplinar/multidisciplinar), delineamos enquanto problemática de pesquisa: como vem se dando a construção da atuação interdisciplinar entre os psicólogos e assistentes sociais no CRAS de Felipe Camarão, Natal/RN, nosso campo de estágio. Nesse espaço as duas equipes técnicas, cada qual composta por uma psicóloga e por uma assistente social, resguardavam um modo próprio de operacionalizar suas atividades, despertando o nosso interesse de investigação. A relevância deste trabalho reside na sua contribuição para o esclarecimento do que se trata uma atuação interdisciplinar, entre a Psicologia e o Serviço Social, na proteção social básica, tendo em vista ainda a escassa produção científica a respeito de tal temática.
METODOLOGIA:
Assumindo uma perspectiva qualitativa de investigação, dois instrumentos foram utilizados para a construção do corpus desta pesquisa: entrevista semi-estruturada e observação do cotidiano do CRAS e algumas das atividades realizadas pelos profissionais em dois dias em turnos distintos. Para a realização das entrevistas, tomamos como base questões relacionadas à instituição de forma geral e a caracterização do funcionamento da equipe. Vale ressaltar que o contato de investigação estabelecido com ambas às equipes, a matutina e a vespertina, se deu de formas diversas. Com a primeira, conseguimos apenas realizar a entrevista com as profissionais (psicóloga e assistente social), já com a segunda equipe tivemos a oportunidade de, além da execução da entrevista, acompanhar brevemente alguns atendimentos. Foram sujeitos da nossa pesquisa duas Psicólogas e duas Assistentes Sociais do CRAS de Felipe Camarão em Natal-RN. Essa escolha buscou contemplar os profissionais do Serviço Social e da Psicologia por serem esses os técnicos de referência indicados pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome para encabeçarem a operacionalização da proteção social básica nos CRAS, suscitando maiores questionamentos, no âmbito daquela organização, em torno da atuação interdisciplinar.
RESULTADOS:
A equipe de referência do CRAS de Felipe Camarão tem como responsabilidade a prestação de informação e orientação da população assistida, procurando articular-se para melhor garantir os direitos de cidadania. No discurso dessa equipe, sustenta-se que a atuação interdisciplinar se efetiva principalmente nas visitas domiciliares e nos grupos operativos. A atuação articulada entre psicólogo e assistente social no CRAS requer uma prática em que se possa dialogar sobre olhares diferentes acerca de um mesmo objeto e aceitar confrontos de diferentes abordagens. A troca de experiências e a interlocução entre eles possibilitam promover o entendimento, buscar alternativas e soluções, acompanhar o trabalho desenvolvido pelos outros profissionais e discutir barreiras enfrentada. É na discussão e reflexão sobre o papel profissional adquirido no cotidiano que passa a ser observado um espaço de aprendizado para compreender os motivos, fundamentar as intervenções, investigar as informações (CREPOP, 2007). Como reforça Ferreira Neto (2009), no que se refere à intervenção psicossocial em equipe, ela se constrói no compartilhamento de saberes, inclusive os populares, com a finalidade de dialogá-los e produzir novas formas de atuação, rompendo com práticas instituídas.
CONCLUSÃO:
A interdisciplinaridade, nesse contexto, foi pensada com base no conceito de Ferreira Neto (2008) que afirma ser um compartilhamento de saberes, ações e responsabilidades, na inovação das maneiras de agir, quebrando com as práticas instituídas. Esse conceito é corroborado pela afirmação da prática interdisciplinar trazida pelo CREPOP (2007) a qual é entendida como prática política, uma conversa entre diferentes perspectivas com intuito de construírem leituras, compreensões e atuações consideradas apropriadas, visando à abordagem de questões relativas ao dia a dia, pautadas sobre a realidade dos indivíduos em sua localidade. A partir das observações e discussões acerca dos aspectos interdisciplinares da atuação das profissionais da Psicologia e do Serviço Social, defendemos a real importância de construção de saberes e fazeres pautados na interdisciplinaridade nos CRAS, porque partimos da idéia que ambas as categorias podem contribuir na criação de ações coletivas de enfrentamento às várias situações, desafios e dificuldades inerentes à própria vida, situações essas agravadas para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social, público alvo do CRAS
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, Psicologia e Serviço Social.