62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 7. Planejamento Urbano e Regional - 4. Planejamento Urbano e Regional
CARACTERIZAÇÃO DO USO E OCUPAÇÃO DO RIO SERIDÓ, NO MUNICÍPIO DE CAICÓ/RN
Manoel Cirício Pereira Neto 1
Ubirajara Dantas da Silva 1
Valfredo Pereira de Araújo Filho 1
Neusiene Medeiros da Silva 1
Anderson Medeiros Cavalcante 1
Renato de Medeiros Rocha 1
1. Departamento de História e Geografia da UFRN/CERES/CAICÓ/RN
INTRODUÇÃO:
A questão da água no semiárido nordestino tem se evidenciado cada vez mais como um sério assunto a ser discutido. O uso e a ocupação dos ambientes ribeirinhos realizados de maneira desordenada ao longo da colonização do Seridó potiguar fizeram com que estes ecossistemas fossem um dos primeiros ambientes a sofrer degradação pelo estabelecimento do homem. Como a maioria das cidades na região, o município de Caicó, que possui uma população aproximada de 61 mil habitantes (IBGE, 2007), teve todo o seu processo de urbanização construído às margens de seus rios (Seridó e Barra Nova). Apesar das margens ribeirinhas serem consideradas Áreas de Proteção Permanente (CONAMA, 2002), atualmente o processo de urbanização de Caicó tem se evidenciado como um dos maiores fatores impactantes no processo de degradação da bacia hidrográfica do Seridó; quer seja na utilização de suas margens para o plantio de capim, quer seja na urbanização desenfreada nos bairros periféricos, ou na construção de áreas de lazer. A caracterização sobre o atual uso e a ocupação do Rio Seridó será necessária para qualquer planejamento e gestão ambiental do município e da região, retratando e caracterizando as atividades humanas de pressão e/ou impacto sobre os elementos naturais deste frágil ecossistema.
METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento deste trabalho, entre o período de janeiro de 2008 a janeiro de 2010, valorizou-se o levantamento de dados em campo com a realização de visitas mensais in loco e registro fotográfico das atividades desenvolvidas além de elementos significativos de degradação da bacia. Para a delimitação da área de preservação permanente (APP) e a produção de material cartográfico digital, utilizou a metodologia de COSTA&CESTARO (2010) junto ao Sistema de Informações Geográficas (SIG) com o software ArcGIS 9.2. A produção do material cartográfico teve como base as imagens do satélite Landsat 5 e CBERS 2B (coletadas no ano de 2008). Para atingir a precisão desejada, as imagens foram georreferenciadas na grade de coordenadas UTM (Universal Transversa de Mercator), em escala de 1:36.000, a partir do Datum SAD 69. Durante a fase de interpretação das imagens de satélite, procedeu-se a identificação das áreas antropizadas e/ou conservadas, através da análise espectral das imagens com base nas tonalidades e texturas das mesmas, em complementaridade às informações obtidas em campo.
RESULTADOS:
Verificou que o avanço da urbanização ligado a apropriação do solo para áreas de lazer e moradia, caracterizadas pelas áreas de solo exposto, assim como a fixação de fazendas para a criação do gado bovino e cultivo de vazante, caracterizadas pelas áreas de Caatinga rala, correspondem a 55% da área pesquisada; e que o trecho de vegetação de Caatinga densa correspondem a 25% da área total, caracterizando-se como verdadeiras manchas de conservação e refúgio da biodiversidade local, sujeitos a intensa especulação imobiliária. Tais elementos corroboram a idéia de TUNDISI acerca da degradação enfrentada pelos sistemas lóticos, seja referente à irrigação ou abastecimento humano, seja com a alteração das várzeas associadas à urbanização. Torna-se atualmente necessário, portanto a realização de uma gestão hídrica eficiente, aliada a identificação e monitoramento das fontes potenciais de degradação e dos usos atuais, visando à preservação das condições de qualidade e quantidade da água e consequentemente da qualidade de vida humana.
CONCLUSÃO:
A bacia hidrográfica do Rio Seridó, na cidade de Caicó/RN, caracteriza-se como um ecossistema fragilizado e propício à instalação da agropecuária de subsistência e de vazante, bem como à instalação de áreas de lazer e moradia. A derrubada da mata ciliar, o aparecimento de graves assoreamentos e a eutrofização dos recursos hídricos aparecem como freqüentes elementos da degradação do ecossistema em conseqüência, sobretudo, do avanço urbano e do desenvolvimento das atividades agropastoris pelos moradores ribeirinhos. A conservação das manchas de mata ciliar ainda existente torna-se, portanto elemento fundamental de refúgio para a biodiversidade local e ferramenta significativa para a qualidade ambiental deste ecossistema. Portanto é evidente com esta pesquisa a necessidade de reflexão sobre o recurso hídrico em uma região semiárida levando-se em conta a própria lógica do planejamento, configuração e gestão das cidades e de suas bacias hidrográficas.
Palavras-chave: Rio Seridó, uso e ocupação, planejamento urbano.