62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTI-INFLAMATÓRIA E ANTINOCICEPTIVA DOS DERIVADOS TIAZOLIDINÔNICOS LPSF/GQ-120, LPSF/GQ-122 E LPSF/GQ-125
Diana Jussara do Nascimento Malta 1
Larissa Cardoso Corrêa de Araújo 1
Maria do Carmo Alves de Lima 1
Suely Lins Galdino 1
Teresinha Gonçalves Alves de Lima 1
Ivan da Rocha Pitta 2, 1
1. Dpto. de Antibióticos, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
2. Prof. Dr. / Orientador
INTRODUÇÃO:

O controle da inflamação e dos seus sintomas vem aos poucos sendo elucidados nos últimos anos, porém ainda não se encontrou uma alternativa terapêutica eficaz para reduzir tais sintomas, estes presentes em vários processos infecciosos que acometem os seres humanos, incluindo as doenças inflamatórias crônicas. As tiazolidinonas têm sido extensivamente estudadas por apresentarem uma variedade de atividades biológicas, entre as quais, antiinflamatória e analgésica. O principal mecanismo de ação dessa classe de moléculas se dá por meio da ativação de receptores nucleares denominados PPAR (Receptores ativados da proliferação de peroxissomos). Os ativadores dos PPARg diminuem os fatores produzidos e secretados pelo tecido adiposo, como o TNFα, que promovem resistência à inflamação vascular. Atualmente, várias pesquisas demonstraram que a ativação do receptor PPARg diminui a expressão de genes pró-inflamatórios, o que levou grupos de pesquisa a investigarem os efeitos anti-inflamatórios dos agonistas PPAR. Este trabalho teve como objetivo avaliar a ação anti-inflamatória e antinocicepitiva de três derivados tiazolidinônicos frente aos modelos de peritonite induzida por carragenina e contorções abdominais induzidas por ácido acético, respectivamente.

METODOLOGIA:

A fim de avaliar a atividade anti-inflamatória de três derivados tiazolidinônicos (LPSF/GQ-120, LPSF/GQ- 122 e LPSF/GQ- 125), utilizou-se o modelo da peritonite induzida por carragenina em camundongos. Os grupos tratados receberam os compostos testes na dose de 3mg/Kg (v.o.). O controle positivo foi tratado com indometacina 10mg/Kg (v.o.) e para o controle negativo foi administrada solução fisiológica 0,9%. Após 1 hora, administrou-se 0,1 mL/kg (i.p.) de carragenina 1%. Decorridas 4 horas após a indução da inflamação, os animais foram eutanasiados em câmara de CO2, sendo injetado na cavidade peritoneal 2mL de PBS contendo EDTA. A contagem de leucócitos totais foi realizada em analisador hematológico micros 60. A atividade antinociceptiva foi verificada através do teste de contorção abdominal induzida pelo ácido acético 1% (0,1 mL/Kg). Uma hora antes da administração do ácido acético, os animais receberam os derivados tiazolidinônicos LPSF/GQ- 120, LPSF/GQ- 122 e LPSF/GQ- 125 na dose de 3mg/kg e dipirona 150 mg/kg (v.o.). O grupo controle recebeu solução fisiológica. Dez minutos após a aplicação do ácido, registrou-se o número de contorções abdominais durante 20 minutos. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Experimentação Animal da UFPE sob o número 230760062412009-21.

RESULTADOS:

Os compostos avaliados apresentaram atividade anti-inflamatória e antinociceptiva indicada por uma diminuição estatisticamente significativa na migração celular e número de contorções abdominais, respectivamente, quando comparados ao controle. Os resultados da contagem de PMNL/mL x106 células/mL e do número de contorções abdominais para os derivados tiazolidinônicos foram expressos como média ± desvio padrão de n=6 animais: LPSF/GQ-120 (3,91±0,4), LPSF/GQ- 122 (3,78±0,6), LPSF/GQ- 125 (3,5±0,5), controle negativo (10,93±1,6), Indometacina (4,54±0,43). Para a avaliação da antinocicepção obteve-se os seguintes resultados: LPSF/GQ-120 (35±6,5), LPSF/GQ- 122 (51±5), LPSF/GQ- 125 (34±5), controle negativo (83±4,8), Dipirona 150 mg/kg (26,6±6,8). A análise dos resultados indica uma provável ação relacionada à inibição da síntese de prostaglandinas. As análises estatísticas entre os grupos experimentais foram realizadas através de análise de variância (ANOVA) de uma via seguidas pelo teste de Bonferroni com intervalo de confiança de 95%, utilizando-se o software Graph Pad prism. 5.0. Valores de p menores que 0,05 (p<0,05) foram considerados como indicativos de significância.

CONCLUSÃO:

De acordo com os resultados obtidos nos modelos de peritonite induzida por carragenina e contorções abdominais induzidas por ácido acético, os derivados tiazolidinônicos LPSF/GQ-120, LPSF/GQ-122 e LPSF/GQ-125 apresentaram atividade anti-inflamatória e antinociceptiva e estão sendo avaliados em outros modelos experimentais a fim de obter resultados que corroborem com os dados encontrados até o momento.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq
Palavras-chave: Migração celular, Contorções abdominais, Derivados tiazolidinônicos.