62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 6. Matemática
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE DISCENTES DA MATEMÁTICA: O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO IFCE EM DEBATE
A. N. de OLIVEIRA FILHO 1
D. C. de M. CAVALCANTE 1
E. S. do N. MELO 1
D. O. VEIGA 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE
INTRODUÇÃO:
O ensino de matemática tem sido, ao longo dos anos, ministrado de forma tradicional e distante da realidade dos alunos, no entanto as novas exigências postas por uma sociedade da informação e da tecnologia reclamam uma mudança de postura com vistas à articulação entre a escola e o mundo social. Nessa perspectiva, esse estudo busca compreender como os licenciandos do curso de matemática do Instituto Federal do Ceará - IFCE representam sua formação, no intuito de diagnosticar as principais potencialidades, lacunas e perfil dos discentes desse curso e, ainda, o redimensionamento de práticas metodológicas ultrapassadas e a adoção de novas formas de se pensar o ensino de matemática numa perspectiva voltada para os novos paradigmas de ensino. Para tanto, lançamos mão, no plano teórico, da teoria das representações sociais e de autores como Santos (2005) e Freire (1996); e, no plano empírico da Técnica de Associação Livre de Palavras - TALP, aliada à análise de conteúdo. É objetivo desse estudo contribuir para a desmistificação da matemática enquanto conhecimento acessível a alguns poucos privilegiados, para o redimensionamento das metodologias de ensino, assim como da própria compreensão acerca de como e para que ensinar matemática
METODOLOGIA:
Este trabalho utilizou, para apreensão da representação social dos alunos da licenciatura em matemática do IFCE, um conjunto de metodologias que propiciaram a articulação entre teoria e empiria, utilizou-se a Técnica de Associação de Palavras - TALP. Essa técnica de associação livre de palavras foi adaptada ao campo da Psicologia Social, por Di Giácomo em 1981 e desde então vem sendo amplamente utilizado nas pesquisas sobre as representações sociais (NÓBREGA; COUTINHO, 2003). Consiste na evocação de três a cinco palavras que venham à mente do participante a partir de um termo indutor, palavra ou expressão. Envolve ainda, a enumeração das palavras evocadas, pelo participante, em ordem crescente de importância; a seleção daquela considerada a mais importante; e, a justificativa acerca da importância atribuída àquela palavra. Nesse estudo, não foi abordado a análise das justificativas. A TALP foi aplicada a 135 alunos do curso de matemática do IFCE, dos mais diversos períodos com o termo indutor: o curso de matemática é. As categorias construídas a partir das evocações dos sujeitos demonstram a presença de três dimensões da representação social.
RESULTADOS:
A primeira dimensão foi voltada para os aspectos positivos do curso, os quais revelam que o curso exerce certo fascínio sobre os estudantes. Revela ainda, aquela representação de que a matemática é algo a ser desvendado, que instiga a curiosidade. A segunda dimensão demonstra as dificuldades encontradas pelos alunos no decorrer do curso. A partir dessas evocações é possível inferir que a representação de que a matemática é para alguns privilegiados está subjacente. Pois, para os sujeitos cursar matemática exige dedicação, uma vez que o curso apresenta exigências, dificuldades e complexidades que somente aqueles, que tem realmente uma meta bem definida, podem alcançar. A terceira dimensão revela aspectos voltados para as lacunas do curso. Especialmente por estarem cursando uma licenciatura, os alunos se sentem desvalorizados e demonstram certa insatisfação com o curso. Esta desvalorização é histórica e advém da falta de reconhecimento atribuída à profissão de professor. De modo geral, o status é conferido aos bacharéis, muito embora, os alunos admitam que para arranjar um emprego o curso de licenciatura apresenta caráter mais imediato. Uma das queixas dos alunos refere-se à falta de material adequado para o ensino de matemática, das metodologias ultrapassadas.
CONCLUSÃO:
A partir da teoria das representações sociais e da técnica de associação de palavras - TALP buscou-se compreender o pensamento dos licenciandos em matemática do IFCE. Tornou-se possível conhecer como representam as potencialidades, qualidades e dificuldades do curso, assim como delinear o perfil desses sujeitos. Tais informações podem contribuir não somente para se diagnosticar, mas também para melhorar e adequar os cursos de matemática com vistas a formação de grandes matemáticos educadores. Nesse sentido, os cursos de formação de professores de ciências em geral, e de matemática, em específico devem avançar, evoluir e considerar a adoção de novos paradigmas, os quais exigem que o processo de ensino-aprendizagem se torne significativo, minimizando o contraste existente entre o ensino da matemática no ensino médio e no ensino superior. Portanto, o ensino da matemática deve ser adequado à realidade dos alunos, por meio de transposição didática. Os professores devem lançar mão de tecnologias que subsidiem a prática e facilitem a assimilação dos conteúdos pelos alunos, se dispondo a inovar.
Palavras-chave: Representação social, formação docente, matemática.