62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
RESULTADOS DO GESTAR II COMO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE MATO GROSSO
Mainara Biazati Gouveia 1
1. CEFAPRO - Centro de Atualização dos Profissionais de Educação Básica de Cuiabá
INTRODUÇÃO:

O Gestar II é um programa de formação continuada semipresencial voltada para professores de Matemática e Língua Portuguesa que lecionam nos anos finais do ensino fundamental, o foco é a atualização do saber profissional por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do educador no próprio local de trabalho, proporcionando espaços sistemáticos de reflexão conjunta e de investigação, no contexto escola, acerca das questões enfrentadas pelo coletivo da instituição. Aprimorando suas práticas pedagógicas, elevando a competência, compreensão e intervenção sobre a realidade sócio-cultural dos educadores e dos alunos. O Programa tem se orientado para a criação de uma escola mais democrática e amorosa, que contemple a complexidade do mundo contemporâneo articulando-se com a aprendizagem significativa do aluno e sua auto-realização. Infelizmente muitas das formações continuadas em Matemática têm como o único objetivo para o educador, o certificado, não utilizando a aprendizagem. Pensando nesta problemática e no olhar negativo sobre a aprendizagem matemática, como sendo a disciplina difícil e complicada, ocasionando evasão de alunos em Mato Grosso, originou-se a necessidade de verificar resultados e a sua aplicação posterior a formação.

METODOLOGIA:

Com base na proposta do programa, constituído de uma carga horária de 300 horas, sendo 120 presenciais e 180 à distância, e através dos encontros presenciais desenvolvidas por meio de Oficinas ministradas em cada Pólo (escolas escolhidas para sediar o curso), após discussões de transposições didáticas e de acompanhamentos pedagógicos agendados pelos cursistas, realizei um instrumento de pesquisa de campo de caráter quali/quantitativo para averiguar se houve mudança nos conceitos fundamentais da teoria e da prática da Educação Matemática do professor em sala de aula, e a relação do aluno com o interesse em aprender Matemática.

RESULTADOS:

Realizada a pesquisa, confeccionou tabelas e plotado gráficos, verificou-se, que 80% dos professores após o termino da formação tornaram-se capazes de conduzir um processo de ensino contextualizado, desenvolvendo suas capacidades para o uso do conhecimento matemático articulado com temas relevantes na vivência individual e social que envolve a Matemática, formular e resolver situações - problemas, bem como planejamento e a avaliações de situações didáticas que articulem atividades apoiadas em pressupostos da Educação Matemática. Analisou-se também que 83% dos alunos passaram a vivenciar um novo modo de aprender e gostar de Matemática por estar relacionado com situações do mundo real, esclarecendo o porquê de se aprender Matemática.

CONCLUSÃO:

A partir dos resultados conclui-se que como o trabalho do Gestar se baseia na concepção sócio-construtivista do processo ensino-aprendizagem e da construção de conceitos matemáticos, a partir das situações-problema, para se chegar a elaboração de procedimento e conceitos matemáticos; o professor e alunos se ligam por vínculos, construídos ao longo do trabalho de aprender-ensinar construídos juntos, por meio de uma relação interdependente,apoiada no interesse e na participação ativa dos alunos e da atuação do professor como mediador entre alunos e conhecimento social e historicamente construído, diminuindo por conseqüência a evasão dos alunos e o ódio pela disciplina de Matemática.

Palavras-chave: Professor, aluno, Educação Matemática .