62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 2. Biologia Evolutiva
COMPREENSÃO DA TEORIA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MARANHÃO.
Iranír Siqueira da Silva de Paula 1, 2
Luis Fernando Carvalho Costa 1, 2
1. Universidade Federal do Mranhão- UFMA
2. Centro de Ciências Agrárias e Ambientais-CCAA
INTRODUÇÃO:

A Evolução é o estudo da história da vida e dos processos que levam a sua diversidade, ocupando por isso uma posição central dentro das Ciências Biológicas, uma vez que sua compreensão é necessária para o entendimento de uma série de conceitos e processos biológicos. Em todo o campo das Ciências Biológicas a perspectiva evolutiva fornece uma estrutura útil, muitas vezes indispensável, para organizar, interpretar e fazer previsões. Apesar de seu papel central e de seu reconhecimento como eixo integrador dentro das Ciências Biológicas, a Teoria Evolutiva ainda encontra entraves quanto à sua permeabilidade na sociedade. Nesse sentido, a complexidade e a abrangência do tema são apontadas na literatura como fatores que dificultam seu ensino-aprendizagem, em especial, no Ensino Médio. Conhecer a realidade do ensino de um tema ajuda na superação de eventuais equívocos e no reforço, aprimoramento e ampliação de práticas bem-sucedidas. Dessa forma, o presente trabalho faz uma análise da compreensão que os alunos de uma escola pública do Ensino Médio do município de Chapadinha/MA têm a respeito da Teoria Evolutiva, visando descrever parte da realidade do tema em sala de aula.

METODOLOGIA:

Informações acerca do conhecimento dos discentes sobre aspectos fundamentais da teoria de Darwin foram obtidas a partir de entrevistas semi-estruturadas realizadas com 60 alunos do 3ª ano do Centro Educacional Raimundo Araújo. Os questionários foram aplicados depois de o conteúdo ser ministrado pelo respectivo professor (a) e auxiliaram no estabelecimento das concepções dos discentes sobre o assunto. Como complemento à obtenção de informações pertinentes a este trabalho, as aulas de Evolução foram observadas e registradas, com gravador de áudio, com o consentimento por escrito do (a) docente responsável. Ao final, todos os dados obtidos foram tabulados com o auxílio do Microsoft Excel.

RESULTADOS:

A análise dos dados mostrou que 58% dos estudantes entrevistados acreditam que a Evolução é controlada por algum agente sobrenatural (Deus), 25% responderam que ela não depende de forças divinas e 17% não sabem se há a participação de Deus no processo. Quando perguntados sobre o conteúdo da Teoria, 67% apontaram corretamente que a Teoria da Relatividade não tem relação com a Evolução, mas 33% responderam erroneamente que a adaptação e variação, importantes atores do processo evolutivo, não fazem parte do escopo da teoria. Pouco mais da metade dos alunos (58%) acredita no respaldo científico do evolucionismo e 33% responderam que não entendem ou não acreditam na teoria. Quanto aos alvos do processo evolutivo, apenas 8% disseram ser a população a entidade que evolui, ao passo que 25% relacionaram, incorretamente, a Evolução ao individuo. Os dados obtidos revelam alguns equívocos quanto ao entendimento do Evolucionismo por parte da amostra do corpo discente entrevistado, principalmente quanto aos seus mecanismos, sua validade científica e seu nível de atuação. Esta situação pode estar relacionada à forma como esse conteúdo é trabalhado em sala de aula pelo (a) docente, que nem sempre é graduado em Biologia ou áreas afins, o que reflete em uma formação acadêmica deficiente para tratar deste e de outros assuntos das Ciências Biológicas. Outras pesquisas realizadas sobre o ensino-aprendizagem da Evolução no Ensino Médio, como a que foi realizada neste trabalho, apontam para os mesmos problemas identificados. Dessa forma, são necessárias iniciativas que visem à implantação de práticas pedagógicas que contemplem de forma adequada a complexidade da Teoria Evolutiva, contribuindo assim para um melhor entendimento do tema por parte dos alunos, além de uma melhor formação acadêmica ao professor (a) de Biologia.

 

CONCLUSÃO:

Neste trabalho, um pouco da realidade até então desconhecida do ensino-aprendizagem da Teoria Evolutiva em uma cidade do interior do Maranhão foi revelada pela primeira vez. Foram observados sérios equívocos que comprometem a compreensão de um tema integrador e transversal dentro das Ciências Biológicas, que compete para o entendimento holístico de um dos campos do saber do conhecimento humano.

 

Palavras-chave: Evolução Biológica, Ensino-aprendizagem, Escola pública.