62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 4. Políticas Públicas
RECURSOS HUMANOS NA BAIXADA MARANHENSE: O PERFIL DOS AGENTES SOCIAIS DE ESPORTES E LAZER
Silvana Martins de Araujo 1
Ana Paula Vieira 1
1. Universidade Federal do Maranhão
INTRODUÇÃO:
Existem poucas informações sobre os principais sujeitos que atuam no esporte e lazer no Estado do Maranhão. O conhecimento sobre os recursos humanos é importante na elaboração e consolidação de uma política pública para área. Elegeu-se a Baixada Maranhense como lócus da pesquisa, por considerar o quadro de vulnerabilidade social a que está sujeita e por concentrar os menores índices de desenvolvimento humano do Estado. Esta pesquisa foi desenvolvida pelo Núcleo da REDE CEDES/UFMA, com o objetivo de investigar qual o perfil dos sujeitos responsáveis pelo gerenciamento e execução direta das políticas públicas de esporte e lazer em 10 municípios da Baixada Maranhense, identificando a escolaridade, formação profissional, competências/domínios, regime de contratação, critérios de seleção para o cargo, dentre outros. Em maio de 2006, o Ministério do Esporte promoveu a II Conferência Nacional que apontou na sua temática "Construindo o Sistema Nacional de Esporte e Lazer". No movimento de universalização e democratização do acesso ao esporte e ao lazer é necessário o envolvimento de muitos agentes, com diversas atribuições: dirigentes, animadores sócio-culturais, profissionais e voluntários, além do pessoal de apoio técnico, para auxiliar a população nas práticas esportivas e de lazer.
METODOLOGIA:
O estudo "GESTORES E AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER NA BAIXADA MARANHENSE: um estudo dos recursos humanos para o Sistema Nacional de Esporte e Lazer" caracterizou-se como uma pesquisa quanti-qualitativa, cuja proposta metodológica se deu através da combinação de pesquisa bibliográfica e de campo, com delineamento do tipo levantamento. Foi desenvolvida em dez municípios da Baixada Maranhense: Arari, Cajari, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Palmerândia, Penalva, São Bento, Viana, São João Batista e São Vicente de Férrer e teve como meta principal realizar um diagnóstico acerca dos recursos humanos envolvidos na gestão e execução das atividades de esporte e lazer. A pesquisa de campo foi realizada entre os meses de fevereiro e outubro de 2007 na qual foram aplicados questionários a 190 agentes sociais, e entrevistas com 16 gestores de educação, cultura, esporte e lazer. Neste texto serão destacadas algumas categorias estudadas no que diz respeito aos 190 agentes que participaram da pesquisa.
RESULTADOS:
Constatou-se que 46,42% dos agentes têm formação escolar em nível médio completo e 26,15% médio incompleto. Inferiu-se que o índice apurado é expressivo, supondo-se que o domínio da escrita e da leitura, enquanto instrumentos essenciais para o desenvolvimento intelectual e para a produção de saberes seriam habilidades básicas à qualificação e planejamento das ações. Sobre segmento social, em 80% dos municípios, os agentes sociais afirmaram participar de Movimentos Populares e Sociais, na proporção média de 32,32%, nesses municípios, mantendo relação direta com organizações sociais diversas. E, 31,59% dos agentes sociais de esporte e lazer se vinculam a Organizações Não Governamentais-ONGs. Implica considerar a forte presença popular na organização das ações no esporte e lazer. Em 80% dos municípios pesquisados, os agentes de esporte e lazer consideraram sua formação profissional insuficiente e avaliam a falta de formação específica e cursos como as principais dificuldades para o exercício da função. A realidade constatada é preocupante, pois, como menciona Isayama (2005), a formação do profissional no âmbito do esporte recreativo e de lazer deve ser centrada no conhecimento, na cultura e na crítica, a fim de concretizar os ideais de transformação da realidade social vigente.
CONCLUSÃO:
Os agentes apresentam como média de escolaridade, o ensino médio completo. Este dado aponta para a necessidade de formação superior, que ainda não se configura como uma realidade nos municípios pesquisados. A maioria dos agentes participa de movimentos populares e sociais, sendo a efetivação das políticas públicas através da prática voluntária, voltadas para o suprimento das necessidades dos segmentos sociais vinculados às próprias instituições as quais os agentes representam. Reconheceram a fragilidade da sua formação profissional, apontando a necessidade da existência de uma política de formação e qualificação profissional. Considerando as recomendações da II Conferência Nacional de Esporte, no eixo Recursos Humanos e Formação, a realidade encontrada na região indica ser necessário que mudanças ocorram o quanto antes. Para tanto, sugere-se a elaboração de diretrizes setoriais de esporte e lazer, que contemplem uma política de recursos humanos com caráter multiprofissional e multidisciplinar, na qual os profissionais envolvidos possuam formação inicial e continuada, necessária para a universalização da prática do esporte e do lazer como direito de todos, contribuindo com a reversão do quadro de injustiça, exclusão e vulnerabilidade social tão marcante no Estado do Maranhão.
Instituição de Fomento: Ministério de Ciências e Tecnologia/Financiadora de Estudos e Projetos/Ministério do Esporte
Palavras-chave: Recursos Humanos, Esporte, Lazer.