62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A TERRA E SEUS MOVIMENTOS
Tereza Raquel Ribeiro Dantas 1
Anna Carolina Dantas da Silva Araújo 1
André Ferrer Pinto Martins 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ UFRN
INTRODUÇÃO:
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Ciências Naturais do Ensino Fundamental, o estudante deve adquirir conhecimentos que o permitam, num nível introdutório, compreender o Universo, o espaço, o tempo, a matéria, o ser humano e a vida. O eixo temático "Terra e Universo", em função disso, tem grande relevância no currículo de Ciências desse nível de ensino. Diante disso, percebemos que a temática "os movimentos da Terra" tem sido veiculada no âmbito escolar de maneira a levar o aluno a elaborar concepções equivocadas. Em alguns casos, constata-se que livros didáticos são utilizados em sala com erros conceituais, e que essa temática não é compreendida nem mesmo pelo próprio professor de Ciências. É comum, por exemplo, que alguns professores, baseando-se na sua trajetória escolar, transmitam que só existem dois movimentos da Terra (rotação e translação). Nosso trabalho analisou 12 livros didáticos, encontrando 10 que apontam que a Terra realiza apenas dois tipos de movimento, desconsiderando outros movimentos que nosso planeta apresenta. Objetivamos colaborar na formação dos educadores apresentando uma nova interpretação acerca "dos movimentos da Terra" e auxiliando na reconstrução de conceitos destes e dos alunos.
METODOLOGIA:
A pesquisa realizada caracteriza-se por ser empírica. Analisamos 12 livros didáticos voltados às séries iniciais do ensino fundamental, evidenciando como a temática "movimentos da Terra" aparece. Feita a seleção dos livros, utilizamos como procedimento a análise do conteúdo conceitual e a apreciação das imagens, de forma a identificar se estas correspondiam com os objetos de estudo, ou dificultam a compreensão do conteúdo e induzem a aprendizagens equivocadas. Além disso, fizemos também uma revisão bibliográfica na literatura da área de ensino de ciências para a sistematização e discussão dos resultados.
RESULTADOS:
Constatamos que em dez dos doze livros didáticos analisados a temática em questão foi abordada de maneira a induzir equívocos conceituais. Alguns livros já iniciam com títulos, como por exemplo: "A rotação e a translação da Terra", que levam os alunos a entender que os "movimentos da Terra" que serão ali apresentados são os únicos realizados por nosso planeta. Avaliando as ilustrações que procuram retratar o conteúdo apresentado, identificamos que os alunos não teriam dificuldades em associar e interpretar o texto explicativo com as imagens. Partindo das análises de livros didáticos de Ciências Naturais, nossa pesquisa mostrou a existência de falhas conceituais sobre a temática pesquisada.
CONCLUSÃO:
Como consequência de nossa análise, finalizamos dizendo que a seleção dos livros didáticos constitui uma tarefa de suma importância para a aprendizagem significativa dos alunos. Nossa análise foi uma oportunidade para se discutir como o livro de Ciências que, por muitas vezes, é o maior ou até mesmo o único elemento diretor da prática docente em sala de aula, ainda pode conter imprecisões e/ou erros conceituais trazendo uma visão linear e compartimentada que dificulta a construção significativa de novos conhecimentos. Especificamente em relação aos movimentos da Terra, é importante que os livros não apresentem somente os dois movimentos, rotação e translação. Devido à relevância desses movimentos na vida cotidiana dos educandos, estaremos desconsiderando a promoção de uma reflexão crítica dos alunos. Entendemos que habilitar o aluno para que ele consiga definir que o movimento de rotação caracteriza-se pelo giro que a Terra faz em torno de si mesma e por ser o responsável pelos dias e noites, e o de translação por girar em torno do Sol além de ser o responsável pelo surgimento das estações do ano, não certifica a compreensão da complexidade do tema em questão.
Palavras-chave: Os movimentos da Terra, Formação de professores, Livro didático.