62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
AS DIMENSÕES DA PRÁTICA DOCENTE NOS ESCRITOS INFANTIS: REFLEXÕES ENTRE O SABER, O FAZER E O APRENDER
Giovana Carla Cardoso Amorim 1
1. Depto.de Educação, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN
INTRODUÇÃO:

O trabalho do professor é permeado de intenções formativas que se situam nas dimensões: técnica, estética, ética e política residindo entre as esferas do saber e do fazer docente, como premissa para o aprendizado do educando. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo realizar um estudo dos escritos de crianças do 5º ano, promovido através de um trabalho longitudinal de continuidade de atuação docente em todos os níveis do Ensino Fundamental I, elucidando construções, similaridades e discrepâncias das dimensões da prática docente no processo de apropriação de saberes, a partir das atuações educativas cotidianas focadas no itinerário da vivência social.

METODOLOGIA:

A pesquisa foi realizada com 10 (dez) alunos de uma escola pública da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. As análises de dados dos discentes foram mensuradas através de registros escritos gerados através de situações cotidianas embasadas na prática da pedagogia Freinet, ou seja, através de uma prática cooperativa alicerçada na vivência social. As bases conceptuais da formação e da atuação da docente pesquisada foram obtidas através da aplicação de entrevista semi-estruturada. Ambas as etapas da pesquisa aconteceram na instituição educativa.



RESULTADOS:

Os resultados foram analisados a partir de categorias estabelecidas através da análise de conteúdo - Bardin (1977) necessárias para uma compreensão das dimensões: ética, estética, política e técnica, procurando traçar um eixo de convergência entre as concepções da docente e as dimensões do conhecimento dos discentes de maneira longitudinal. Nas etapas de pesquisa, constatamos as construções de natureza teórico-práticas nas esferas do conhecimento, do ensino e da aprendizagem, que estiveram presente na sala de aula pesquisada. Concepções reveladoras de uma prática pedagógica, marcada pelo dia-a-dia dos sujeitos principais: professora e alunos em suas relações. Essa atuação, construída através do conhecimento partilhado, provocou um ensinar e um aprender permeado da leitura da realidade e de aprendizagens reflexivas.

CONCLUSÃO:

No itinerário da pesquisa foi possível visualizar a importância da formação docente e de uma prática socializadora de saberes na formação do educando. O adentramento na práxis na condição de pesquisadora permitiu-nos construir, primeiramente, categorias referentes ao perfil da professora para investigarmos na objetividade ou mesmo na subjetividade as intenções da sua prática profissional. Como categorias básicas desta pesquisa, elegemos a técnica, a estética, a ética e a política, segundo Rios (2001), por compreendermos que tais esferas favorecem a construção de uma aprendizagem significativa. Vimos através dessa investigação, que a prática pedagógica reflexiva permitiu que os alunos interagissem, através dos seus escritos, no domínio do humano, nas múltiplas relações que envolvem o conhecimento como categoria de base, favorecendo uma interpretação da realidade e o desenvolvimento da própria consciência como sujeito dessa mesma realidade no âmbito das aprendizagens formais.

 

Palavras-chave: Educação Básica, Aprendizagem, Saberes Docentes .