62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR
Alex Corrêa da Silva 1
Lia Montibeler Salvador 2
1. Prof./Orientador, Coordenador do Lab. Multidisciplinar da Escola Palmira Gabriel
2. Estudante do curso de Ciências Naturais da Universidade do Estado do Pará - UEPA
INTRODUÇÃO:
No dia 19 de dezembro de 2009 ocorreu a Primeira Exposição de Trabalhos Científicos do Laboratório Multidisciplinar, da Escola Estadual Palmira Gabriel. O tema principal do evento foi "O Laboratório Multidisciplinar em Ação: aqui também se faz Ciência", sendo aberto à comunidade escolar. Os trabalhos expostos foram desenvolvidos por alunos do ensino médio da Escola, nas disciplinas: Biologia, Química e Física. A busca de outros meios para promover maior desempenho do processo de ensino-aprendizagem nas escolas nestas disciplinas é uma questão em discussão. A utilização da pesquisa como instrumento didático, propicia ao professor desenvolver uma série de questionamentos que levam o aluno a sair da "acomodação cognitiva" e contribui para o desenvolvimento de habilidades necessárias a resolução de situações-problema de seu cotidiano utilizando, para tanto, o conhecimento científico. Os alunos, quando integrados a diversos setores da escola, são capazes de produzir trabalhos, objetos e resolver problemas. As Feiras de Ciências e as Mostras Científicas tem o propósito de divulgar tais atividades à comunidade escolar e, deste modo, expor a relação entre Ciência e o ensino na Educação Básica. O objetivo do evento foi estimular o interesse da comunidade escolar pela pesquisa, visando a criação do Clube de Ciências do Laboratório Multidisciplinar da Escola Palmira Gabriel. Para isso os conteúdos das disciplinas de Biologia, Química e Física foram abordados de maneira prática em campo e/ou no Laboratório e as atividades desenvolvidas pelos alunos nestas disciplinas foram expostos através de painéis.
METODOLOGIA:
O evento iniciou com a composição da mesa, formada por: membros da direção, professores, representantes da SEDUC, representante da EMBRAPA e alunos integrados aos grupos de pesquisa do Laboratório Multidisciplinar, com o fim de explanar à comunidade escolar sobre os projetos desenvolvidos neste espaço. Cada atividade desenvolvida pelos alunos gerou um banner. No total foram expostos 12 banners, com os seguintes temas: Plantas Medicinais: Um caminho para a Educação Ambiental Transformadora; Construção de Prensas e Montagem de Exsicatas Utilizando Estufa de Secagem Artesanal; Macroinvertebrados Bentônicos como Bioindicadores para a Preservação de Ambientes Aquáticos; Estudo da Fauna Associada a Bromélias na Área da Escola Palmira Gabriel; Coleta de Treinamento dos Alunos do Laboratório Multidisciplinar que Trabalham com a Fauna Associada a Bromélias; Levantamento de Informações a Respeito da Adolescência e Sexualidade de 15 Turmas de Ensino Fundamental e Médio da Escola Palmira Gabriel; Fauna dos Invertebrados de Solo da Escola Palmira Gabriel; O Estado da Água do Lago da Escola Palmira Gabriel; Utilização da Mosquitérica no Combate da Dengue; É Possível o Recobrimento (telhados) de Casas com Garrafas PET?; Estudo do Solo na Construção do Conhecimento; A Tecnologia É Produto das Descobertas na Natureza e as Leis da Física Interpretam essas Descobertas. Saiba Como... Houve o desenvolvimento de uma atividade que não foi exposta através de painel, a elaboração de uma coreografia sobre a música "Ácidos Nucléicos". O figurino e a coreografia foram desenvolvidos por uma turma do 1ª ano do ensino médio. Concomitantemente no Laboratório Multidisciplinar foi realizada oficina de confecção de sabonetes com plantas medicinais.
RESULTADOS:
Compareceram ao evento 237 pessoas, destas 25 foram professores e 212 foram alunos.
CONCLUSÃO:
A Primeira Exposição de Trabalhos Científicos do Laboratório Multidisciplinar foi bem aceita pela comunidade escolar e gerou resultados efetivos. Após o evento, foi observado aumento na procura dos alunos pelos projetos de pesquisa desenvolvidos no espaço e na escola como um todo, além de aumentar a atenção dos professores para o espaço. O projeto de criação do Clube de Ciências do Laboratório Multidisciplinar ainda não se concretizou, mas com a implementação do projeto Ensino Médio Inovador esta meta certamente será alcançada.
Palavras-chave: Exposição científica, Educação Básica, Palmira Gabriel.