62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
ESCOLA UNIÃO COMUNITÁRIA: UMA AÇÃO PRÁTICA DE AGRICULTURA ORGÂNICA
Godelivi Agnes Vieira Ferreira 1
Gleidce Tamires Alves de Oliveira 1
Márcia Maria da Silva 3, 1
Solange Gomes da Silva 1
Maria Vanessa Nunes do Carmo 1, 4, 3
Aldemir Dantas Barboza 2
1. Depto.de Ciências Geográficas, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
2. Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Ciências Geográficas/ UFPE
3. Programa de Educação Tutorial-PET
4. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-PIBIC/FACEPE
INTRODUÇÃO:

O conceito de agricultura orgânica foi criado em 1925 a 1930, pelo inglês Sir Albert Howard, na observação de práticas agrícolas de tribos hindus, os quais não utilizavam fertilizantes químicos, entretanto conseguiam resultados satisfatórios em suas colheitas e os animais utilizados na lavoura não apresentavam doenças, diferente dos animais da base experimental, onde eram empregados vários métodos de controle sanitários. Porém, na década de 1970 ocorre a difusão da Revolução Verde, uma nova tecnologia baseada no aumento de insumos químicos para o aumento da produtividade agrícola. Com o passar do tempo, esse uso foi se intensificando e acarretando consequências para a saúde do homem, que intensifica o uso desses insumos principalmente para o combate de pragas nas plantações. Foi pensando em difundir bons hábitos alimentares, e práticas agrícolas livres de insumos químicos que se procurou implantar uma horta orgânica na Escola União Comunitária, situada nas margens da mata atlântica de Dois Irmãos, mais especificamente no Sitio dos Macacos - Guabiraba, Recife-Pe, mantida por doações de instituições educacionais da Alemanha e da Suíça, atendendo um total de 180 crianças de idades que variam entre 3 e 14 anos, oferecendo Ensino Fundamental I.

 

METODOLOGIA:

Em uma primeira fase foi realizado um levantamento e leitura bibliográfica a cerca dos assuntos relacionados à agricultura alternativa (orgânica, permacultura etc), bem como visita técnica ao SERTA (Serviço de Tecnologia Alternativa) em Glória do Goitá - PE, pelos componentes do grupo para aprender novas técnicas e aperfeiçoar o conhecimento já existente. Posteriormente foi iniciada a pesquisa-ação a partir da visita à escola para conhecimento da área, medição do terreno e avaliação do solo onde seria instalada a futura horta. Antes de começar a parte prática da construção da horta orgânica, foi passado aos alunos o conhecimento teórico, através de aulas, apresentações de cartazes, palestras, filmes e músicas, o mesmo foi aplicado aos pais e professores. Ressalta-se que das técnicas aprendidas, algumas foram adaptadas para serem aplicadas junto aos alunos na construção da horta orgânica, utilizando matérias recicláveis, como garrafas pet, pneus velhos, madeiras etc.

RESULTADOS:

A busca pelo consumo de alimentos livres de aditivos químicos vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, esse foi um dos pontos abordados durante explanação teórica com a comunidade escolar da União Comunitária. Observou-se que tanto os alunos, pais e professores assimilaram muito bem a importância do consumo de uma alimentação livre de insumos químicos munidos de técnicas eficazes que prezam pela reutilização de matérias recicláveis ou não, que teriam como destino o lixo, podendo ser aplicadas nas próprias residências fazendo com que suas famílias possam produzir parte do alimento consumido. Para elucidar as práticas de agricultura orgânica implementada na escola e absorvida pelos alunos, foi realizada uma exposição de pratos culinários produzidos a partir dos produtos obtidos direto da horta orgânica, para que desta forma a comunidade onde a escola está inserida pudesse ter acesso a parte dos conhecimentos difundidos durante a realização da pesquisa-ação.

CONCLUSÃO:

Com a implantação da horta orgânica experimental, notou-se que essa deveria ser uma prática de todas as escolas sempre que nelas existam condições de infra-estrutura, visto que é de suma importância que os alunos tenham uma alimentação saudável e que eles possam participar do processo de produção de parte de sua alimentação. Pois, uma das etapas no desenvolvimento de uma criança, está o contato com a terra como parte fundamental no processo educacional e de formação. Aprender a respeitar a natureza, preservando, reciclando e reaproveitando parte dos resíduos sólidos produzidos pela população e incentivar essa prática desde os primeiros anos, para formar cidadãos conscientes e integrados com o meio onde vivem é a base para um futuro promissor com responsabilidade.

Instituição de Fomento: MEC/SESu
Palavras-chave: Horta Orgânica, Educação, Conscientização.