62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 5. Astronomia do Sistema Solar
DESCOBRINDO O UNIVERSO A PARTIR DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, SOBRE O SISTEMA SOLAR, DOS PARTICIPANTES DO PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL DO ESPAÇO CIÊNCIA (OLINDA - PE)
Douglas Ramos Velozo 1
Edilena Albuquerque Vieira 1
Rita de Cassia Azevedo dos Santos 1
Jamerson Lopes Praxedes 1
Erika Karine Gualberto de Farias 1
Antonio Carlos S. Miranda 2, 3
1. Espaço Ciência
2. UFRPE / UNICAP
3. Orientador / Profº Dr. - UFRPE / UNICAP
INTRODUÇÃO:
O interesse pela astronomia, vem crescendo de forma acentuada nos últimos anos, por parte da sociedade que está cada vez mais atenta a temas ligados a área cientifica, principalmente nos estudos dos astros e do universo, que sempre despertou na humanidade o interesse e a curiosidade de desvendar os mistérios do mundo e do espaço. É fato que desde a origem das primeiras civilizações, o homem se mostrou ser um grande observador dos fenômenos naturais, e o estudo das ciências contribui para investigação desses mistérios e de se fazer perceber como a astronomia encontra-se presente na vida do ser humano desde tais tempos primitivos e nos ajudam a ter uma idéia melhor de como é o mundo e o universo em que vivemos. Para tanto, o objetivo do presente estudo é fazer um levantamento sobre os conhecimentos prévios dos participantes do projeto CLICidadão, sobre o Sistema Solar e a partir da análise desses conhecimentos, pretende promover um maior entendimento sobre o que é e como funciona tal Sistema Planetário, o acesso ao conhecimento científico e a apropriação de novas tecnologias visando a inclusão de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos do projeto social/digital do Espaço Ciência - Museu de Ciência de Pernambuco.
METODOLOGIA:
Especificamente, para o estudo que se apresenta, a metodologia empregada partiu primeiramente da aplicação de questionários com 10 questões subjetivas, para avaliação do conhecimento prévio dos participantes em relação ao Sistema Solar. Após a aplicação dos questionários, os educandos do projeto realizaram visitas ao planetário do Espaço Ciência; participaram de discussões sobre Astronomia, sendo mediadas por um monitor da área, bem como do projeto Clicidadão; assistiram à vídeos relacionados ao tema; participaram de oficinas com experimentos disponiblizados no parque; realizaram ainda, pesquisas sobre assuntos relacionados à Astronomia na internet. Após essas etapas, os alunos do projeto sistematizaram os conteúdos trabalhados durante o processo, utilizando as ferramentas de informática com uso de software livre. Após a sistematização, pequenos grupos se formaram e, numa troca de conhecimento enriquecedora, apresentaram seus conhecimentos sobre a Astronomia para as outras equipes.
RESULTADOS:
A partir da análise feita com base nos questionários aplicados, constatamos que há uma grande dificuldade dos educandos do projeto em vários aspectos em relação à Astronomia. A maioria dos participantes desconhecia a formação do nosso Sistema Solar ou a confundiam com outros sistemas. Possíveis justificativas para os resultados podem estar relacionadas a defasagem no ensino-aprendizagem, às limitações apresentadas em livros didáticos e ao pouco estímulo à busca de informações e leitura. Diante dos resultados obtidos a partir da aplicação dos questionários, houve um cuidado na elaboração de atividades nas quais as dúvidas e falhas conceituais apresentadas no questionário prévio fossem esclarecidas. Dentro das ações deste trabalho, relacionadas com a área de Astronomia, foram efetivadas pelos participantes do projeto algumas atividades práticas - oficinas, observação com telescópios e lunetas, visualização de representação do Sistema Solar, etc. - dentro do Espaço Ciência. Concluímos que a ciência atrelada com as Tecnologias de Informação e comunicação (TICs) podem juntas facilitar o entendimento sobre o Universo e/ou qualquer outra área do conhecimento. Compreendendo a sua formação de maneira lúdica, fazendo o aluno observar a importância do nosso Sistema Solar e seus elementos existentes, como diversos astros e estrelas que compõe a Via Láctea.
CONCLUSÃO:
O ensino da Astronomia, como uma das ciências mais antigas, se faz necessário para o desenvolvimento científico do ser humano e deve permear todos os níveis de ensino, já que tanto adultos como crianças possuem conhecimentos prévios sobre o assunto. Em muitos casos conceitos limitados e que podem ser re-trabalhados e complementados tanto no ensino informal (centros de ciências e planetários) ou formal, onde o educador a partir dos conhecimentos prévios dos alunos pode promover uma mudança conceitual, aproximando as concepções prévias do saber sistemático. A partir do trabalho realizado, tendo ainda como intenção a continuidade do estudo, em momentos posteriores, podemos avaliar como se dá essa apropriação do conhecimento cientifico e de que maneira cada um internaliza esses conhecimentos a partir da produção do material informativo, realizada pelos próprios alunos, onde há um estímulo a uma maior interação entre a ciência trabalhada no museu e os conhecimentos previamente absorvidos pelos adolescentes, jovens, adultos e idosos através do projeto de inclusão social/digital CLICidadão.
Palavras-chave: projeto social /digital, sistema solar, ensino.