62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 1. Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
EFICIÊNCIA DO MÉTODO DE CASTELLANI NA PRESERVAÇÃO DE ESPÉCIES DO GÊNERO Aspergillus DEPOSITADOS NA COLEÇÃO DE CULTURA DPUA/UFAM
Thayana Cruz de Souza 1
Maria Francisca Simas Teixeira 2
Taciana de Amorim Silva 3
1. Estudante de Biologia/Coleção de Cultura DPUA, ICB, UFAM
2. Profa. Dra. Curadora da Coleção de Cultura DPUA, ICB, UFAM
3. MSc./Orientadora - Coleção de Cultura DPUA, ICB, UFAM
INTRODUÇÃO:

As coleções de microrganismos são suportes aos mais diversos campos de trabalho em microbiologia. Tem como função  estocar microrganismos relevantes para estudos científicos e outras aplicações, mantendo as culturas viáveis, sem mudanças morfológicas, fisiológicas e genéticas. A coleção de cultura de fungos da Universidade Federal do Amazonas - UFAM tem como finalidade preservar fungos e outros microrganismos, principalmente aqueles com aplicação industrial e os de interesse médico, além de contribuir com a formação de recursos humanos em nível técnico-científico. A Micoteca da UFAM foi reestruturada e inaugurada em 05 de dezembro de 1988 com a denominação de "Coleção de Culturas DPUA", atualmente possui um acervo constituído de 1563 culturas e está filiada ao World Data Centre for Microrganisms (WDCM) sob o número 715, credenciada desde 21/10/2005 como fiel depositário de amostras do patrimônio genético (Deliberação 130 - MMA). Este trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade de 40 espécies de Aspergillus preservadas pelo método de Castellani.

METODOLOGIA:

Para reativação das 40 espécies do gênero Aspergillus preservadas em água destilada esterilizada na coleção de cultura DPUA/UFAM, foram transferidos fragmentos das culturas para tubo de ensaio contendo Ágar Extrato de Levedura Czapek-CYA (K2HPO4 1g/L, czapek concentrado 10 ml/L, agar 15g/L, extrato de levedura 5g/L, sacarose 30g/L). Os cultivos foram mantidos a 25 ºC por sete dias. Para autenticação do gênero foram observadas as características macroscópicas das colônias (tamanho, coloração, textura e formato). As culturas que não apresentaram crescimento direto no meio sólido foram inoculadas em caldo glicosado (peptona de carne 10g/L, extrato de levedura 3g/L, glicose 20g/L) e, após crescimento, foram transferidas para o meio sólido (CYA) novamente. As culturas que apresentaram contaminação passaram por técnicas de purificação, consistindo em repiques sucessivos onde retirou-se apenas a cultura de interesse. Todas as culturas que apresentaram crescimento em meio sólido ou em caldo glicosado foram consideradas viáveis, assim como as culturas contaminadas que foram purificadas.

RESULTADOS:

Do total de culturas reativadas (40), 60% (24) demonstraram crescimento quando cultivadas diretamente em CYA, 30% (12) das culturas apresentaram contaminação, porém passaram por métodos de purificação, sendo dessa forma recuperadas e renovadas na coleção DPUA; 5% (2) das amostras não apresentaram crescimento quando cultivadas diretamente em meio sólido, sendo reativadas em caldo glicosado e posteriormente repicadas em CYA. Um total de 95% das amostras foram consideradas viáveis e apenas 5% (2) das culturas, oriundas da preservação em água destilada, não foram recuperadas (inviáveis). As culturas preservadas pelo método de Castellani quando reativadas CYA expressaram as características morfofisiológicas peculiares do gênero estudado (Aspergillus). Estes dados corroboram com os obtidos por outros autores (SILVA et al., 2008; DIOGO; SARPIERI; PIRES, 2005; DESHMUKH, 2003; BRILHANTE, 2002; BORBA; RODRIGUES, 2000) nos estudos realizados com fungos anamorfos preservados sob água destilada, onde verificaram que este foi um dos métodos eficientes na manutenção da viabilidade e preservação das características morfofisiológicas dos Aspergillus.

CONCLUSÃO:

Apesar do elevado índice de contaminação (30%) as colônias preservadas pelo método de Castellani foram purificadas com sucesso. A análise das culturas viáveis em CYA demonstrou que o método de Castallani não prejudica a expressão das características morfofisiológicas do gênero Aspergillus. Portanto conclui-se que o método de preservação de culturas em água destilada esterilizada é eficiente para garantir a viabilidade e autenticidade das culturas de fungos filamentosos do gênero Aspergillus.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM & Universidade Federal do Amazonas - UFAM
Palavras-chave: Micoteca, Fungo Filamentoso, Água destilada.