62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 6. Fundamentos e Crítica das Artes
LEÓN FERRARI: FORMA, CRÍTICA E CULTURA
Mariana Gomes Paulse 1
Vera Beatriz Siqueira 2
1. Instituto de Artes/UERJ
2. Profa. Dra. Orientadora, Instituto de Artes/UERJ
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho pretende discutir a série Releitura da Bíblia, de León Ferrari, a partir de aspectos pontuais da análise de suas colagens, de 1984 a 1990. Trata-se de como Ferrari utiliza reproduções de outras obras de arte, consagradas pela História da Arte e já culturalizadas, como ícones para questionar a sociedade ocidental e cristã, numa releitura crítica das narrativas bíblicas e da própria História da Arte.
METODOLOGIA:
Primeiramente, foi realizado o levantamento do conjunto das obras da série Releitura da Bíblia e a seleção de um corpus com obras que utilizassem obras de arte de temáticas similares - as diversas imagens do Criador de Michelângelo na Capela Sistina, a Anunciação de Fillipo Lippi e de Fra Angelico, entre outras - para se discutir como tais questões da arte religiosa são retrabalhadas na arte dita política de Ferrari. Como o artista utiliza recortes de imagens do Renascimento, realizou-se pesquisa bibliográfica sobre essas obras e temáticas. Outra parte da pesquisa bibliográfica diz respeito ao procedimento plástico utilizado pelo artista, a colagem, buscando também artistas para estabelecer comparações, como Picasso, Wolf Vostell e Martha Rosler. Além disso, escritos do próprio artista foram utilizados na tentativa de contextualizar sua produção artística e seu discurso desenvolvido em torno dela.
RESULTADOS:
Desta forma, foi possível estabelecer relações formais entre as imagens do Renascimento e outras reproduções como fotografias de aviões de guerra, da bomba atômica, do Vaticano etc. utilizadas por León Ferrari em suas colagens da série estudada. A partir dos aspectos visuais, analisou-se o discurso crítico do artista em relação à intolerância promovida pela sociedade ocidental e cristã. Associou-se, transversalmente, noções históricas sobre a colagem, questionamentos sobre o fazer artístico e sobre a idéia de criação artística. Observa-se que o estudo de caso desse artista aponta para a discussão da arte, de forma mais ampla, na contemporaneidade, exibindo uma relação entre arte e política que não se pauta somente no deslocamento de questões políticas para a arte, mas da junção dessa discussão com a problematização do próprio fazer artístico e da História da Arte.
CONCLUSÃO:
A partir do estudo das colagens desse artista contemporâneo que tem grande repercussão no sistema de arte internacional, foi possível o aprofundamento de questões presentes não só nessa série, mas em sua obra de uma forma geral. As colagens de Ferrari, de forte impacto inicial, se desdobram em significações internas e analogias para a arte. A análise de seu trabalho aponta para a discussão e a redefinição das relações entre arte, religião e política.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: História da Arte, León Ferrari, Colagem.