62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
PRÉ-UNIVERSITÁRIO OFICINA DO SABER - CONVERSANDO SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA, GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL
Ione Hasegawa Kassuga 1
Fatima Pereira Picanço Brasi 1
Cintia Soares 1
Paulo Cesar Ribeiro 1
José Nilton de Sousa 1
Ester Rodrigues Pacheco 1
1. Programa Oficina do Saber/UFF
INTRODUÇÃO:

Apresentar discussão e reflexão de questões relativas à sexualidade e gênero em uma perspectiva sócio-histórico-cultural junto a alunos inscritos num programa de acesso ao ensino superior - Pré-Universitário Oficina do Saber/UFF.  

METODOLOGIA:

A partir de uma abordagem pautada no conceito ampliado da educação em saúde comprometida com a solidariedade e a cidadania, organizou-se um espaço de reflexões e questionamentos de dinâmicas e vivências sobre postura, crença, relação interpessoal, afetividade, imagem corporal, auto-estima e valores a respeito de relacionamentos e comportamentos de sexualidade e gênero, num grupo de 50 alunos de origem popular, estudantes da rede pública de ensino das cidades de Niterói e São Gonçalo no Estado do Rio de Janeiro, inscritos no programa de acesso ao ensino superior da Universidade Federal Fluminense.

RESULTADOS:

As palestras e oficinas realizadas estimularam a formação de uma rede de informação e colaboração entre os alunos envolvidos, tendo como temáticas principais a educação sexual e a prevenção das DST-Aids. Como meio de viabilização da rede produziu-se o site www.uff.br/jovensesexualidade e implantou-se um serviço de atendimento aos alunos no Programa Pré-Universitário Oficina do Saber/UFF, incluindo dados a respeito dos diferentes serviços de educação e saúde existente nas cidades de Niterói e São Gonçalo.

CONCLUSÃO:

Torna-se importante discutir as condições de enfrentamento (prevenção e tratamento) das doenças e seus desdobramentos com as camadas economicamente mais pobres da população, tendo em vista sua maior vulnerabilidade e fragilidade diante da situação sócio-emocional em que se encontram. Observa-se também que os laços de comprometimento e de solidariedade da equipe envolvida foram importantes para o envolvimento dos jovens com os objetivos do estudo.

Palavras-chave: Jovens, Sexualidade, Prevenção.