62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
SHOPPING CENTER COMO VARIÁVEL-CHAVE NO ESPAÇO: INSERÇÃO DO MIDWAY MALL NO BAIRRO TIROL
Priscila Lopes da Silva 1
Celso Donizete Locatel 2
1. Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / UFRN
2. Prof. Dr. Orientador - Depto. de Geografia - UFRN
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tratará da inserção do shopping Center Midway Mall na dinâmica da cidade de Natal, abordando as alterações que este causou na malha urbana do bairro Tirol. Sabe-se que um empreendimento comercial pode trazer diversas alterações na configuração espacial de determinado local, visto que a partir dele, por exemplo, alterações no tráfego e circulação de pessoas, valorização imobiliária e perfil socioeconômico da população residente em locais próximos, podem ser observadas. Na cidade de Natal o aparecimento de novos empreendimentos, sejam eles residenciais ou comerciais, sempre acarreta em um novo arranjo espacial, implicando em mudanças e decisões em diversos ramos que caracterizam não só a região circundante a esta área, mas sim a cidade em sua totalidade. O estudo do espaço urbano na Geografia vale-se de importantíssima análise, pois este meio tem sofrido mudanças cada vez mais rápidas e significativas, modificando todo o seu território em espaços de tempo cada vez menores, fazendo com que seus habitantes se adaptem às mudanças advindas com novas gestões políticas, ideologias propagadas pelas gestões e pela mídia, e no caso do estudo realizado, a instalação de novos equipamentos que servem a demanda de serviços e agem na infra estrutura da cidade.
METODOLOGIA:
Para obter dados relativos à configuração da paisagem, infra estrutura e do tráfego do local onde o shopping está localizado, anteriormente à sua instalação, foi necessário recorrer a fotografias concedidas pelo jornal local, e também através do Relatório de Impacto sobre o Trânsito Urbano (RITUR). Para analisar se houve alteração no perfil imobiliário do bairro após a instalação do shopping em 2005, anúncios de classificados de periódicos dos anos de 1980 a 2010 foram postos em comparação para tecer conclusões sobre o aumento normal ou acentuado dos preços de imóvel e aluguel, a partir da valorização da área com a instalação do shopping. Quanto ao perfil socioeconômico da população residente no Tirol, foram analisados os dados secundários fornecidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB). Para analisar as condições de serviços oferecidos a partir da implantação do empreendimento, foram identificados serviços antes não existentes na proximidade do shopping que agora se fazem presentes nesta região após sua instalação. Em relação aos transportes coletivos que circulam no local foi feita uma quantificação dos ônibus que passam no local (linhas e frotas), a partir das empresas de ônibus e/ou Prefeitura, antes da instalação do shopping e dos dias atuais.
RESULTADOS:
A partir da comparação entre fotografias da paisagem anterior e posterior à instalação do shopping se observou que todo o entorno da área foi modificado. Houve toda uma reestruturação tanto da avenida que dá o principal acesso ao shopping, quanto de equipamentos que dessem suporte ao funcionamento deste. Primeiramente, pode-se notar a instalação de uma passarela em frente à entrada principal do shopping, na Av. Bernardo Vieira. Tal passarela liga uma parada de ônibus à uma das entradas do shopping, onde comodamente o consumidor poderá ter acesso ao empreendimento, chegando até lá de maneira mais rápida e fácil. As duas laterais do shopping que tem maior circulação tiveram suas avenidas modificadas (Avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho), para facilitar o fluxo dos automóveis, sobretudo os ônibus coletivos, cujos itinerários passaram a circular mais na área, havendo inclusive a criação de uma parada de ônibus na entrada principal do shopping. O aporte energético também teve de ser reestruturado para dar suporte ao funcionamento do shopping. A quantidade de serviços e a variação no bairro foram potencializadas, trazendo inclusive lojas que não haviam sido instaladas na cidade.
CONCLUSÃO:
O meio tende cada vez mais a urbanizar-se, e essa urbanização pode ocorrer naturalmente, ou ser desencadeada por algum fator que acelere esse processo. E mesmo se dando naturalmente, existirão fatores que influenciarão em sua velocidade. O Tirol, por sua formação histórica representa pra Natal um bairro de confluência de interesses e investimentos, e foi um dos primeiros a se formarem na cidade. A urbanização pode ser vista como inevitável, até porque as avenidas que cruzam o referido bairro dão acesso a várias partes da cidade. Sendo assim, o fluxo de pessoas e veículos é permanente e crescente. Porém o que se discutiu neste trabalho, é que empreendimentos de grande porte, no caso o Shopping Midway Mall, se constituem como elementos que podem acelerar o processo de urbanização de uma dada localidade, pois confluem para a região serviços, transportes, pessoas e comércio, se refletindo nas vias de circulação, que caracteriza o local cada vez mais como urbanizado.
Instituição de Fomento: Instituição de fomento: Programa de Educação Tutorial - PET
Palavras-chave: Shopping Center, Arranjo Espacial Urbano, Bairro Tirol.