62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 1. Biologia da Conservação
REGISTRO DE AVES ENDÊMICAS PARA O PARQUE ESTADUAL DA SERRA AZUL, BARRA DO GARÇAS, MT
Márcia Regina Banzoni de Souza 1
Márcia Cristina Pascotto 2
Lorena da Silva Castilho 1
Fabiana Mendonça Vieira 1
Keila Nunes da Purificação 1
1. ICBS, Campus Universitário do Araguaia, Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT
2. ICBS, CUA/UFMT
INTRODUÇÃO:
O Cerrado, dominado pela vegetação de savana, é o terceiro bioma mais rico em aves do Brasil, com 837 espécies, das quais 30 são endêmicas (Silva 1995; Marini e Garcia 2005; Pinheiro 2007). Espécies endêmicas são aquelas que apresentam ocorrência restrita, ou seja, são exclusivas a um determinado ambiente e ou tipo vegetacional específico. Elas representam uma pequena parcela da avifauna, mas merecem consideração mais aprofundada em prol da conservação ambiental (Straube, 2005). Assim, este trabalho teve por objetivo identificar as espécies de aves endêmicas de cerrado com ocorrência no Parque Estadual da Serra Azul.
METODOLOGIA:

O Estudo foi realizado no Parque Estadual da Serra Azul (PESA), município de Barra do Garças, região leste do Estado de Mato Grosso (S15°52' e W51°16'), com aproximadamente 11 mil hectares. O PESA pertence ao Bioma Cerrado e abriga uma grande diversidade de hábitats, entre eles áreas de cerrado sentido restrito (SR), mata de galeria (MG), cerrado misto (CM), cerrado rupestre (RU) e mata semidecidual (MS). As espécies foram identificadas através de observações diretas com o auxílio de binóculos (Nikon 8X25, 8X40, 12X50), de captura por redes de neblina (16 horas/rede) e por meio de suas vocalizações. Para o levantamento quantitativo, utilizou-se a metodologia do Transecto Linear, em que uma trilha foi percorrida em cada área a uma velocidade moderada, registrando-se as espécies e o número de indivíduos de cada espécie observados em cada amostragem. Foram feitos rodízios de visitas nas áreas no decorrer do mês, sendo realizada aproximadamente uma visita mensal a cada área. As amostragens se estendem desde o período de julho de 2007 a março de 2010, as quais se iniciaram ao alvorecer e tiveram duração de 3 horas cada. A nomenclatura das espécies de aves seguiu o CBRO (Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos).

RESULTADOS:

Foram registradas 198 espécies de aves para o PESA das 837 listadas para o Cerrado (Silva, 2005). Destas, quatro (13,3%) são endêmicas desse Bioma, a saber: Herpsilochmus longirostris (Thamnophilidae), Anthilophia galeata (Pipridae), Cyanocorax cristatellus (Corvidae) e Saltatricula atricollis (Cardinalidae). As espécies foram registradas sempre ocupando locais particulares, tais como matas de galeria e semidecídua, cerrados sentido restrito e rupestre ou campos abertos. Tanto H. longirostris como A. galeata são espécies típicas de ambientes florestais. No entanto, H. longirostris foi registrada tanto no interior de matas (MS e MG) como na borda de mata de galeria e A. galeata foi capturada em rede ornitológica apenas na mata de galeria. Já C. cristatellus e S. atricollis habitam preferencialmente áreas abertas, ambas sendo registradas tanto em áreas de cerrado rupestre e de sentido restrito, como também em áreas de vegetação mista (CM). Vale ressaltar que todas as espécies endêmicas registradas no PESA, até o momento, pertencem à ordem Passeriformes e nenhuma espécie endêmica de ordens não-Passeriformes ainda foi registrada.

CONCLUSÃO:

Espécies endêmicas do Cerrado são espécies exclusivas desse bioma. A ocorrência de quatro espécies endêmicas no PESA indica a importância do mesmo para a manutenção e conservação da avifauna, pois é um bioma extremamente ameaçado pelo desmatamento descontrolado. Portanto, as informações deste estudo demonstram a importância de proteção da área para a preservação destas e de outras espécies que são dependentes total ou parcialmente desse bioma.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Fundação de Amparo a Pesquisa de Mato Grosso - FAPEMAT.
Palavras-chave: Endemismo, Cerrado, Aves.