62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 4. Conservação da Natureza
AÇÕES AMBIENTAIS ADOTADAS PELA INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA DA ZONA DA MATA SUL DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Rafaela Dias de Melo 1
Claudia Ricardo de Oliveira 1
José Antônio Aleixo da Silva 2
Marília Regina Costa Castro Lyra 1
1. Curso de Gestão ambiental/IFPE
2. Departamento de Ciências Florestais/UFRPE
INTRODUÇÃO:

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, em área plantada, a qual é destinada principalmente para a produção de açúcar e etanol, gerando assim altas cifras para a economia nacional. No período de 2008/2009, a produção de cana-de-açúcar no Brasil foi de 569.062.629t em uma área correspondente a 7,29 milhões de hectares. Essa produção equivale ao faturamento de US$ 28,15 bilhões pelo setor Agroindustrial, ou seja, quase 2% do PIB do país (ÚNICA; NEVES e CONEJERO, 2010). O estado de Pernambuco foi responsável na safra 2008/2009 por processar 18.945.518t, o que corresponde a 29,3% da produção da região Norte-Nordeste brasileira. (ÚNICA/CPRH, 2010).As indústrias sucroalcooleiras, como qualquer atividade humana, geram impactos no meio natural, um dos principais são as queimadas,. A cana gera uma grande quantidade de resíduos que são utilizados pela própria indústria como subprodutos, como o bagaço, a palha, a torta de filtro e a vinhaça. Estes resíduos também tem importância ambiental pois, quando descartados de forma inadequada geram impactos ambientais. Na conjuntura atual do etanol brasileiro, utilizado como biocombustível, cada vez mais será exigido das empresas mudanças nas práticas ambientais visando a obtenção de certificação socioambiental para ampliar seus mercados. Baseado nisso esse estudo objetiva fazer uma avaliação das ações ambientais realizadas pelas usinas da Zona da Mata Sul de Pernambuco.

METODOLOGIA:

A área delimitada para estudo da pesquisa foi à Zona da Mata Sul, do estado de Pernambuco, Após a delimitação da área buscou-se verificar todas as usinas instaladas nos municípios desta região, verificando as ações de proteção sócio-ambientais por elas desenvolvidas. A zona da mata sul possui 12 usinas instaladas. Para a obtenção dos dados foram realizadas pesquisas no órgão ambiental estadual, como também na Associação dos fornecedores de cana do estado de Pernambuco e nas próprias usinas. Logo após a obtenção dos dados foram analisadas quais as ações de proteção ambiental adotadas pelas usinas que se consideram sustentáveis.



RESULTADOS:

A zona da mata sul de Pernambuco é composta por vinte quatro municípios, desses vinte quatro 50 % possuem usina de cana-de-açúcar no seu território. Dentre as dozes usinas encontradas predominaram as que afirmam realizar  ações sócio ambientais, destacando-se a Usina Cucaú que ganhou o prêmio MasterCana na categoria de Gestão e Preservação Ambiental no ano de 2007. Além da Usina Cucaú, as Usinas Pumaty, Trapiche e Usina União Indústria, foram premiadas em diferentes categorias. Algumas dessas indústrias desenvolvem trabalho de responsabilidade tanto social quanto ambiental, entre elas a Usina União e indústria S.A, assegura os direitos da criança oferecendo escola para mais de mil jovens. Um trabalho que deu o título de Empresa Amiga da Criança à Usina União. A Usina Salgado possui o Projeto Sala Verde que promove ações de educação ambiental, produz mudas para o reflorestamento de áreas de mata ciliar e também foi reconhecida com um prêmio nacional concedido pelo Ministério do Meio ambiente. Todas reutilizam os subprodutos do processo industrial que podem agredir o ecossistema, como o vinhoto, a torta de filtro e as águas residuais.

CONCLUSÃO:

Os resultados apontam para a adoção de ações com cunho mais social que ambiental.  Outro ponto a salientar é a questão das ações serem, em sua maioria, pontuais , não  configurando a    preparação para a implantação de um sistema de gestão ambiental. As ações são bem estruturadas e quase sempre reconhecidas por prêmios nacionais como boas práticas da indústria o que caracteriza o potencial da atividade em gerenciar sistemas de gestão ambiental. Estas ações precisam se configurar como o início da implantação de uma política ambiental para a organização.

Palavras-chave: Ações ambientais, Indústria sucroalcooleira, Sistema de Gestão Ambiental.