62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 7. Oceanografia - 3. Oceanografia Geológica
MONITORAMENTO GEOLÓGICO E IMPACTO AMBIENTAL EM UMA ÁREA DE PERFURAÇÃO NA BACIA DE CAMPOS-RJ
Iran Carlos Stalliviere Corrêa 1
Elírio Ernestino Toldo Jr 2
Felipe Toledo 3
1. Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica-CECO-IG-UFRGS
2. Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica-CECO-IG-UFRGS
3. Instituto Oceanográfico-USP
INTRODUÇÃO:

A deposição de sedimentos sobre as margens continentais é o resultado de uma interação complexa entre os processos tectônicos, as oscilações do nível do mar (eustasia), as variações climáticas e os processos oceanográficos. Os taludes continentais são locais críticos entre os ambientes sedimentares costeiros e os de mar profundo, constituindo um registro do aporte sedimentar, da deposição, dos processos tectônicos e de suas interações. O interesse no estudo dos sedimentos de talude deve-se à descoberta de grandes campos petrolíferos, morfologicamente complexos. Este trabalho descreve a textura dos sedimentos que recobrem uma área do talude continental superior, localizada ao sul da Bacia de Campos, na região Sudeste do Brasil. Seu enfoque principal é a caracterização da variação dos sedimentos de fundo desta área em três épocas distintas: antes da perfuração 13,5 meses e 25 meses após a conclusão de dois poços (BO-22 e BO-23) localizados respectivamente a profundidades de -216m e -212m de coluna d'água.

METODOLOGIA:

O plano de amostragem dos Cruzeiros Oceanográficos foi desenvolvido com base em 54 estações, distribuídas na forma de uma malha concêntrica radial, sendo 06 amostras de sedimentos, coletadas em círculos a 50 e 100 m distantes do ponto de locação do poço BO-23, e outras 12 amostras coletadas em círculos a distâncias de 150, 300 e 500m. Adicionalmente, 06 amostras de referencia foram coletadas a uma distância de 2.500m do poço. A malha de amostragem utilizada para o segundo e terceiro Cruzeiros Oceanográficos (MS2 e MS3) foi estruturada em 74 estações e estas tiveram como ponto de referência o poço BO-22. O navio foi equipado com sistema de posicionamento global e software Hydropro. O posicionamento do box-corer no fundo marinho, foi efetuado através de um sistema de posicionamento hidroacústico (USBL). As amostras coletadas para fins geológicos foram analisadas granulometricamente a partir do peneiramento e pipetagem, segundo a classificação de Wentworth (1922). Partes das amostras coletadas foram utilizadas para a determinação dos argilo-minerais, através de difratometria de Raios-X. Com os dados granulométricos obtidos, foram obtidos os parâmetros estatísticos das amostras, segundo as fórmulas de Folk & Ward (1957).

RESULTADOS:

Os teores de cascalho apresentaram uma pequena variação. O valor máximo observado foi de 37,00%, variando a média de 2,90% a 3,89%. Os teores de areia não apresentam significativa variação textural, predominando o tamanho de areia fina a muito fina. Os teores de silte não mostram uma variação considerável nos três Cruzeiros, a não ser no ponto da estação 31, semelhantemente ao que ocorre na distribuição da porcentagem de areia. A variação dos teores máximos e mínimos de argila mostra que este componente apresenta uma variação significativa no Cruzeiro MS2 se comparada aos demais, apesar do valor médio se mantém constante. O teor máximo de argila observado no Cruzeiro MS3 é de 32,68%, enquanto que o valor mínimo é de 6,28%. A média de distribuição de carbono orgânico total situa-se entre 0,59% e 0,77%. Em geral observa-se um aumento no teor máximo de carbono orgânico total no Cruzeiro MS2, mantendo-se no Cruzeiro MS3. Quanto aos argilo-minerais, observa-se um aumento dos teores de esmectita e ilita do primeiro para o terceiro cruzeiro.

CONCLUSÃO:

A área proposta para o monitoramento ambiental nas adjacências dos poços (BO-22 e BO-23) apresenta uma morfologia de fundo suave e com leve declividade em direção ao talude. Os sedimentos se mostram tipicamente arenosos com a predominância de areia muito fina. A presença de cuttings não foi observada nas amostras coletadas na área adjacente aos poços BO-22 e BO-23, onde se presumia maior acúmulo. A variação observada nos percentuais de cascalho biodetrítico se deve à presença de nódulos e conchas calcárias. As variações dos teores de areia, nos três Cruzeiros, são pequenas. A variação dos teores de silte e de argila não é significativa. O teor de carbono orgânico total apresenta pequena variação entre os Cruzeiros, que pode estar relacionada à contribuição dos cuttings provenientes dos descartes dos poços. Em relação aos argilo-minerais, estes apresentam um aumento de esmectita e ilita, do Cruzeiro MS1 para o Cruzeiro MS3. O aumento de esmectita e ilita, também está relacionado com a contribuição dos cuttings provenientes dos descartes dos poços. As seis estações de referência não apresentam variação sedimentológica significativa quanto à textura dos sedimentos e à composição dos argilo-minerais. Em linhas gerais, conclui-se que, em termos sedimentológicos, a área estudada não sofreu nenhum impacto considerável com a contribuição dos cuttings provenientes das perfurações dos poços, tendo sido afetadas somente pequenas áreas de seu entorno.

Instituição de Fomento: Instituto Brasileiro do Petróleo-IBP; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq
Palavras-chave: Monitoramento geológico, Impacto ambiental, Sedimentologia.