62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
AVALIAÇÃO DOS FATORES QUE INFLUENCIAM A QUALIDADE DA ÁGUA DO ECOSSISTEMA LACUSTRE DE PORANGABUSSU, FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, UTILIZANDO ANÁLISE ESTATISTICA MULTIVARIADA
Lyndervan Oliveira de Alcântara 1
Erilany Conceição Morais Barros 1
Marcio Roberto Pereira dos Santos 1
Raimundo Bemvindo Gomes 1
Maria Jacqueline do Nascimento Mendonça 1
Hugo Leonardo de Brito Buarque 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará / IFCE
INTRODUÇÃO:

Em virtude da dinâmica de crescimento desordenado, as cidades brasileiras vêm sofrendo um acelerado processo de modificação na paisagem urbana. Esse processo de ocupação desordenado associado ao descumprimento das legislações urbanísticas e ambientais e à falta de fiscalização tem contribuído para o desaparecimento e poluição das lagoas urbanas de Fortaleza/CE.

A Lagoa de Porangabussu se constitui num ecossistema lacustre urbano de Fortaleza, com cerca de 7 hectares de extensão superficial líquida, fazendo parte da Bacia do Rio Cocó. Sua área de preservação foi delimitada pelo Decreto Estadual Nº 25.276/98. Contudo, tal área não tem sido respeitada e as atividades antrópicas no seu entorno têm contribuído para a poluição desta lagoa.

Assim, devido à preocupação com essa problemática e, principalmente, em virtude da importância desse recurso hídrico para a cidade, é necessário que se desenvolvam fundamentos científicos sólidos de modo a garantir o monitoramento e o controle satisfatório desse ecossistema.

Por este motivo, o presente trabalho objetivou determinar as relações e a influência dos fatores determinantes na qualidade da água da lagoa de Porangabussu, utilizando métodos estatísticos multivariados (Análise de Componentes Principais - ACP e Análise de Agrupamento - AA).
METODOLOGIA:

Para a determinação dos parâmetros que exercem maior influência nas variações na qualidade da água da lagoa, dados de qualidade da água monitorados em três pontos de amostragem distintos (entrada do tributário principal, centro e sangradouro da lagoa), com coletas bimestrais realizadas entre agosto de 2006 e fevereiro de 2009, foram compilados e adequadamente formatados utilizando-se o programa computacional Microsoft Excel 2003. Desta forma, 25 parâmetros físico-químicos da água do corpo aquático foram compilados.

Então, empregou-se a ACP para reduzir as variáveis que influenciam na qualidade da água do lago. Nesta análise estatística, o teste de adequacidade de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO), a matriz anti-imagem e a variância total de três componentes principais foram utilizadas como critério de redução e seleção dos parâmetros mais relevantes. Os fatores comuns foram extraídos e rotacionados (método varimax), possibilitando uma melhor interpretação destes fatores.

Os parâmetros selecionados foram então utilizados na AA, baseada no método de Ward usando quadrado distância euclidiana e a norma do z-escores, possibilitando visualizar a semelhança entre os pontos de coleta. Todas as análises estatísticas multivariadas empregadas usaram o programa computacional "SPSS® 13.0 for Windows".
RESULTADOS:

A partir da metodologia proposta, dos 25 parâmetros originais somente 16 foram selecionados através da ACP (KMO=0,711), sugerindo que estes são os que exercem maior influência na variação do comportamento da lagoa. As variáveis selecionadas foram: temperatura, condutividade, cor verdadeira, turbidez, sólidos totais voláteis, sólidos suspensos voláteis, sólidos dissolvidos totais, alcalinidade, dureza, pH, oxigênio dissolvido, fósforo total, ortofosfato solúvel, sulfato, sulfeto e amônia total.

Ainda, verifica-se que a primeira componente principal associa fatores relacionados aos compostos dissolvidos, inclusive os resultantes da decomposição da matéria orgânica. A segunda componente também associa os fatores relacionados aos compostos dissolvidos, mas ressalta os resultantes da dissolução de minerais no meio. A terceira componente diz respeito aos fatores associados aos sólidos voláteis e aos nutrientes presentes no meio, particularmente os fosfatados e sulfurados.

Da AA com a média dos valores obtidos no período para os parâmetros selecionados foram identificados dois grupos (regiões) distintos de comportamentos no corpo hídrico: o primeiro inclui a região central, enquanto que o segundo inclui as regiões de entrada do tributário principal e do sangradouro da lagoa.
CONCLUSÃO:
Com o emprego da ACP foi possível reduzir o número de parâmetros determinantes no comportamento da qualidade da água do corpo lacustre estudado. Também foram identificados três componentes principais relacionados às características relevantes na variação do comportamento do corpo aquático. A partir da AA identificaram-se para os dados utilizados duas regiões distintas no manancial: uma no centro do corpo hídrico e outra incluindo a entrada do tributário principal e o sangradouro da lagoa. Os distintos comportamentos estão relacionados aos aportes de poluentes e à capacidade de autodepuração do ecossistema nestas regiões.
Instituição de Fomento: Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP; Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Palavras-chave: Fatores de Qualidade da Água, Análise de Componentes Principais, Análise de Agrupamentos.