62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
ESTRATÉGIAS  ADOTADAS PELOS EDUCADORES  DE FÍSICA COM  ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Antônio Sergio da Silva Braga 1
Edésio Lobato de Souza Junior 1
Élida Viana de Souza 1
1. Universidade Federal do Amapá
INTRODUÇÃO:

Muitas pesquisas e muitos estudiosos mostram que, a origem de grande parte das dificuldades encontradas pelos alunos no processo de aprendizagem de ciências está relacionada com a existência de concepções prévias que dificultam a aprendizagem de novos conceitos científicos. Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, um novo modelo de prática docente passou a ser esperado tanto da escola quanto dos docentes. Este trabalho tem por objetivo principal verificar quais as estratégias no ensino de Física são utilizadas por professores do ensino fundamental na cidade de Macapá. Como estratégia serão considerados os materiais, métodos didáticos e práticas de ensino utilizados no ensino de ciências para alunos do ensino fundamental. Na realidade, buscamos verificar de maneira definitiva se os professores da disciplina estão adotando em sua prática docente conceitos construtivistas ou se continuam aplicando práticas ultrapassadas, baseadas no senso comum pedagógico.

METODOLOGIA:

Em busca do objetivo principal desta pesquisa, foram entrevistados 8 alunos do curso de Física da Universidade Federal do Amapá, que atuam como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no Colégio Amapaense, instituição educacional pertencente a rede estadual de ensino. Estes alunos responderam as seguintes questões:

- Os professores titulares da disciplina utilizam os livros adotados pela escola?

- Como são utilizados tópicos de outras disciplinas em sala de aula?

- A formação profissional dos professores permite que todos os conteúdos previstos sejam abordados em sala de aula?

- A parte experimental é trabalhada em sala de aula?

RESULTADOS:

Considerando que cada bolsista trabalha diretamente com um professor, a participação de apenas 8 bolsistas não representa a realidade local dos professores de ciências físicas no ensino fundamental, constatamos que:

- grande parte deles tem muito interesse pelo livro didático adotado, porém utilizam outros materiais em sala de aula;

- muitos afirmam que são raros os casos de  interdisciplinaridade entre a Física e outras disciplinas;

- todos responderam que são realizadas experiências práticas em aula, apesar das escolas não disporem de laboratórios adequados.

CONCLUSÃO:

Muitos alunos, quando tem o primeiro contato com a Física, a classificam como ciência de difícil compreensão, como coisa de cientista ou mesmo de "louco". A inserção da Física na grade curricular dos alunos das primeiras séries do ensino fundamental é uma tentativa de modificar a visão deste aluno em relação a disciplina e dessa forma, as estratégias adotadas pelo professor em sala de aula tem uma importância significativa. Nesse sentido, percebeu-se que, apesar de número reduzido de entrevistados, os professores buscam em ensinar a Física utilizando estratégias que destacam  para os alunos a  importância da disciplina e principalmente a relação da Física  com a realidade deles e com o mundo em que vivem.

Instituição de Fomento: Universidade Federal do Amapá
Palavras-chave: estratégia, prática pedagógica, ensino.